RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 19 de novembro de 2011

APRESENTAÇÃO CULTURAL MARCOU HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM XUCURU

Foto: Internet
Uma parceria da Secretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo de Belo Jardim com a Escola Municipal Luiza Leopoldina Lopes, resultou na apresentação Cultural com índios da Tribo Fulni-ô da Cidade de Águas Belas. Um pequeno imprevisto atrasou a atração que iniciou suas apresentações por volta das 18:35 hs. 

Antes da apresentação o diretor de Turismo, Flávio Passos, explicou os reais motivos do atraso, em seguida o mesmo fez a abertura do evento convidando o mestre do grupo, por nome de Boró, que falou sobre a importância da Tribo Fulni-ô e dos Índios estarem participando da homenagem ao Dia da Consciência Negra. "Há muito tempo existiam os Kilombos ou os Kilombolas, que eram compostos por Índios e Negros, o Distrito de Xucuru é muito importante pelo nome que tem, pois significa Tribo Indígena", citou Boró, que ainda lembrou da semelhança entre os Índios e os Negros.

A Tribo Fulni-ô tem o Cacique João Ponte como líder do grupo FEARIÁ, obtendo (seis mil) 6.000 mil Índios, existentes na Cidade de Águas Belas, no Agreste Meridional de Pernambuco, e tem como principal idioma o YATEE, sendo a única Tribo a presevar este dialeto indígena. 

A apresentação seguiu com os índios dançando vários rítmos tribais, como o toré no idioma da aldeia, samba de côco, identificando o índio com o negro e, o cântico mostrando o valor das terras indígenas e o surgimento da Tribo Fulni-ô "Cariri, Carijó e Interior". O Côco Raiz  foi executado com a participação de várias crianças e adultos presentes sendo lembrado Côco de Roda dos Sítios Palha e Lagoa, destacando-se Dona Liquinha.

Com uma duração de aproximadamente 50 minutos, a belíssima apresentação, diga-se de passagem, foi encerrada com uma dança típica da Tribo Fulni-ô e os agradecimentos do Mestre Boró ressaltando que a ideia de violência de Índio não existe. O Diretor de Turismo Flávio Passos agradeceu a presença de todos e a parceria da Escola de Xucuru em nome dos Gestores, Vicente Ferreira e Verônica Ricardo e toda equipe com a Secretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo na pessoa da Secretária Andréia Mendonça. Sobre os aplausos de todos que lotaram a praça, os Índios Fulni-ô se despediram de Xucuru.

Parabéns a todos pela iniciativa da apresentação em homenagem ao Dia da Consciência Negra em nosso distrito.

Veja algumas Fotos:














Fotos gentilmente cedidas

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More