RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Música trata pacientes no Hospital Público de Belo Jardim

Em Belo Jardim, o ditado popular que diz que “a música faz bem para o corpo e para a alma” é levado a sério. Isso porque, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Hospital Júlio Alves de Lira (HJAL) implantaram a musicoterapia como tratamento alternativo para os pacientes internados.             

O projeto faz parte de uma pesquisa idealizada pelo professor Davison Júnior e é executada por quatro acadêmicos do curso superior de Música do IFPE. Juntos, eles visitam a unidade de saúde três vezes por semana, a fim de amenizar os males físicos através de canções. 

As músicas tocadas pelo grupo em cada leito são escolhidas pelo próprio paciente, que passa por uma entrevista, na qual especifica quais composições gostaria de escutar. De acordo com Davison, a música tem efeitos fisiológicos, psicológicos e sociais comprovados. Ela pode trazer alegria ou contentamento para quem está enfrentando momentos difíceis, como um tratamento de saúde. 

Segundo o Diretor do HJAL, Maurílio Cavalcanti, a musicoterapia intensifica a humanização do atendimento. “Belo Jardim é Terra de Músicos e não poderia ser diferente. O resultado é muito bom, eu tenho até recebido ligações dos familiares empolgados com o projeto”, conta Maurílio. 

Para dona Helena Ana da Silva, de 56 anos, o ritmo trazido pelos jovens músicos deu um novo ânimo para sua terapia. “Eu estou sofrendo de depressão, mas esqueci de todos os problemas”, diz. 

Os estilos mais pedidos pelos doentes são sertanejo, brega, religioso e popular. Composições de Roberto Carlos e do Padre Marcelo Rossi encabeçam o repertório, mas também há Belchior, Paula Fernandes, Régis Danese, entre outros. “O hospital não deve só tratar do corpo, ele deve ser um lugar para reabilitação física e mental das pessoas”, conclui o Diretor.

Com informações: Blog de Roberto e Romero

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More