RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SAÚDE É BOM SABER!

Planos de Saúde X SUS


cartilha sobre o SUS. Mais especificamente, comparando o SUS e os planos de saúde, explicando porque funciona ou não. A cartilha foi publicada pela primeira vez em 2003 pelo Ministério da Saúde. Ainda não li tudo, e explico o porquê. Logo nas primeiras páginas há uma tabela com o títuloCompare a diferença entre os dois sistemas. E foi aí que acabei parando e vim escrever.
Não vou colar a tabela toda aqui porque é grande. Mas vou destacar alguns dos itens:


Tudo muito bonito na teoria, não é verdade? Infelizmente, não é o que se vê na prática. Na maioria das cidades, em hospitais e postos de saúde, a realidade é bem diferente.
Todos têm direito, mas quantos ficam sem atendimento? Quantas pessoas já morreram esperando por uma cirurgia, por um exame, por uma vaga para internação?
Os serviços são gratuitos, mas quem nunca soube de casos de médicos que cobravam pelo atendimento – e outro caso assim apareceu na tvrecentemente? Você pode dizer que o médico que cobrou é que é inescrupuloso e que o SUS não tem culpa disso. Em parte, está certo. Mas se alguém se dispõe a pagar, é pelo medo de ficar sem o tal atendimento gratuito.
O SUS dá atendimento integral para internação, parto, exames e procedimentos complexos. Quando há vaga. Quando há profissional. Quando há equipamento. Quando há sala para cirurgia. Sem contar a longa espera, às vezes de anos, por um desses atendimentos integrais.
Idosos não pagam mais caro pelo SUS. Doentes crônicos também não. Mas são discriminados sim. São discriminados quando perdem a vaga na UTI para alguém mais novo, alguém com “mais chance de melhorar”. Ah, não sabiam que isso acontecia? Acontece. De verdade. Nada é oficial, mas é muito frequente que os profissionais precisem escolher quem vai ficar na UTI, quem vai pra cirurgia primeiro, porque não há vaga, não há espaço pra todo mundo. E na hora de escolher, os critérios usados não são só gravidade do caso e ordem de chegada. A idade conta, o tipo de doença conta.
Por isso tudo pago um plano de saúde. É verdade, ele não cobre todos os procedimentos que eu possa precisar. É verdade que estou pagando mais com o passar do tempo. Mas é a segurança que tenho de que, se precisar de uma consulta com um especialista, posso conseguir até no mesmo dia. E não daqui a um ano. É a tranquilidade de que, precisando de uma cirurgia, vou fazer assim que precisar, e não quando tiver médico, quando tiver vaga, quando tiver o equipamento. Pago sim, e caro. E se precisar, vendo o carro, corto todos os gastos possíveis, mas não abro mão do plano de saúde se precisar economizar.
Eu não deveria fazer isso. Não deveria precisar fazer isso. Nem eu nem ninguém. Mas se o governo não faz de forma eficiente, eu mesma faço. Lamentando muito pelos que não podem pagar…
Você também quer ler a cartilha O SUS pode ser seu melhor plano de saúde? Clique aqui.
Com informações: RENATA PINHEIRO 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More