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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PÁSCOA SERÁ ENTRE 3% E 9% MAIS CARA EM 2012

Chocolate terá preço reajustado, mas fabricação vai gerar 20 mil empregos

A Páscoa 2012 vai ficar mais cara para o brasileiro. O reajuste no preço dos ovos e dos chocolates em geral será de 3% a 9% entre as empresas fabricantes no Brasil, que lançam novidades para vender mais e conquistar mais uma parcela de mercado apesar do acréscimo no preço que chega ao consumidor. São 90 novos produtos, com soluções atrativas para incluir a tão ascendente Classe C em um mercado no qual o consumidor está cada vez mais exigente.

Os gestores das empresas fabricantes asseguram que a transformação dos pontos de venda começa a partir da Quarta-feira de Cinzas, já que os grandes supermercados, maiores distribuidores do varejo, tiram o foco do Carnaval e investem nas estruturas com disposição de ovos de todos os tipos. Doze empresas reúnem contratações que chegam a 20 mil trabalhos temporários, entre fábrica e promotores de vendas. As informações foram divulgadas ontem, durante o Salão de Páscoa 2012, cuja organização é da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Ca­cau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Segundo o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto, a data este ano foi muito positiva. Sempre que a Páscoa fica mais longe do início do ano, quando os gastos são demandados para a compra de material escolar, é vantajoso para a indústria e para o varejo. “Estamos produzindo 380 mil toneladas em 2012, criando mais de 20 mil empregos temporários para a ocasião e com empresas esperando crescer 10% frente a 2011”, pontuou.

As marcas que apresentaram novidades no Salão foram Arcor, Barry Callebaut, Cacau Show, Garoto, Grupo CRM (Brasil Cacau e Kopenhagen) Harald, Hersheys/Panduratta, Kraft, Munik, Nestlé, Top Cau e Village. A Garoto, por exemplo, que divulgou reajuste mais tímido que a maioria (3%), acredita que os lançamentos atingem maior parcela de público, crescendo vendas e compensando a cadeia. “Estamos renovando nosso portfólio em 2012 e buscando o conceito de Páscoa acessível, principalmente para o Nordeste, onde somos líderes de mercado”, garantiu. “Lançamos o Serenata de Amor e o Batom 12, que os números mostram que 30% de tudo que é produzido destas marcas vai para o Nordeste, por R$ 9,90 cada”, disse o gerente de Marketing da Garoto, André Barros, citando a produção total da Garoto de 20 milhões de ovos, sendo cinco milhões para o Nordeste.

Já a Kraft Foods, detentora da marca Lacta, divulgou reajuste entre 8,5% e 9% no preço de seus produtos. De acordo com a gerente de Marketing, Mariana Perota, trata-se do repasse da inflação somado a gastos com mão de obra. “A Páscoa 2012 conta com 18 meses de planejamento. São 100 anos de Lacta e vamos produzir 27 milhões de ovos, dois milhões a mais que 2011, incluindo 13 lançamentos da marca”, disse.

Informações: FOLHA PE

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