RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 15 de março de 2012

BANCOS ULTRAPASSAM TELEFONIA E LIDERAM RANKING DOS MAIS RECLAMADOS NO PROCON

Imagem: Reprodução
Comércio eletrônico e fabricantes de eletrodoméstico surgem logo em seguida

Os bancos superaram o setor de telefonia e passaram a liderar o ranking das empresas mais reclamadas pelo consumidor em 2011, informou a Fundação Procon de São Paulo nesta quinta-feira (15). Serviços relacionados a comércio eletrônico e fabricantes de eletrodomésticos surgem logo em seguida entre as companhias que mais geraram problemas.

De acordo com o levantamento, baseado em mais de 50 fornecedores que deixaram seus clientes insatisfeitos, Bradesco é o primeiro colocado na lista, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime e Itaú Unibanco. Fabricante de eletroeletrônicos, a LG ocupa a posição seguinte.  

As empresas de telecomunicações que, tradicionalmente, eram as mais reclamadas em edições anteriores, surgem a partir da quinta colocação. O setor ocupa três das dez primeiras posições: TIM (5ª), Telefônica (6ª) e Oi (7ª).

Setores

Em 2011 a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 28% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica,  saneamento básico, dentre outros), com 17%.

O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.

A relação da entidade é baseada apenas em “reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores”

Atendimentos

Ao logo de 2011, o total de atendimentos no Procon para consultas, orientações e queixas foi de 727.229 – alta de 15% em relação ao registrado em 2010. Deste total, apenas 33.401 (4,59%) foram reclamações fundamentadas.

Os atendimentos geraram 137.694 notificações a fornecedores. Nesta fase preliminar, 76% dos casos foram solucionados, afirma a entidade.

Outro lado

O R7 entrou em contato com as empresas mencionadas, mas, até a publicação desta reportagem, só havia recebido o posicionamento do Itaú Unibanco.

Em nota, a instituição financeira se  mostra decepcionada em ocupar as primeiras posições do ranking:

- Mesmo com a redução de 19% no volume de demandas, não estamos satisfeitos com nossa posição no ranking do Procon-SP. Continuaremos investindo esforços para aprimorar serviços e reduzir falhas, em velocidade maior que a expansão do setor bancário.

Informações: R7

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More