RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 23 de março de 2012

MAIS DE 600 MIL APOSENTADOS E PENSIONISTAS PODEM TER AUMENTO DE BENEFÍCIO

Imagem: Internet
Mais de 600 mil segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão ter aumento no benefício por conta de um erro de cálculo do órgão. 

O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical entraram na Justiça com uma ação civil pública exigindo que o INSS revise automaticamente todas as aposentadorias por invalidez, auxílio-doença e pensões por morte concedidas a partir de 29 de novembro de 1999.

Naquela data, entrou em vigor a lei nº 9.876/99, que determinava que a concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e das pensões por morte deveria ser calculada considerando apenas 80% dos maiores salários de contribuição. Porém, o cálculo foi feito com base em 100% dos maiores salários, o que reduziu os benefícios dos segurados. 

O INSS reconheceu o erro de cálculo em abril de 2010, quando editou uma circular orientando as agências a realizarem a revisão dos benefícios. Porém, a revisão só é realizada se o beneficiado prejudicado fizer um pedido formal. A ação do MPF tem como objetivo obrigar o órgão a fazer a revisão automática, em um prazo máximo de 90 dias.

O R7 procurou o INSS para comentar o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Informações: R7

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More