RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 7 de abril de 2012

CHUVA MATA 5 E DEIXA MAIS DE 300 DESALOJADOS NO RIO DE JANEIRO; EM 3 HORAS CHOVEU O ESPERADO PARA ABRIL

Rua Roberto Rosa, em Teresópolis,
ficou alagada nesta sexta
Ao menos 15 pessoas ficaram feridas em Teresópolis, na região serrana

A chuva forte que caiu sobre Teresópolis durante três horas na noite da última sexta-feira (6) foi equivalente ao esperado para todo o mês de abril. Cinco pessoas morreram na cidade da região serrana do Rio e cerca de 350 ficaram desalojadas. Segundo o coronel Roberto Silva, secretário de Defesa Civil, choveu aproximadamente 300 milímetros, quando o esperado era apenas cinco milímetros.

- A gente não esperava essa chuva toda. Estava previsto chover bem pouco e, de repente, veio essa água toda, a previsão máxima de chuva para o mês. Para hoje, temos uma previsão de chuva moderada e estamos monitorando a situação na cidade. Agora de manhã, não há mais áreas alagadas. A água já baixou, mas a cidade está muito suja.

O secretário disse ainda que, na manhã deste sábado (7), será feita a avaliação nas áreas onde houve deslizamento, bem como nas casas que ficam nessas regiões, para verificar se há risco para os moradores.

De acordo com a Defesa Civil municipal, cerca de 350 pessoas estão desalojadas. Elas são levadas para os locais onde há sirenes de alerta, como escolas e associações de moradores. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas, mas o número pode chegar a 17, segundo o coronel Silva.

Os bombeiros receberam informações de que um homem que estava em um Fiat Uno desapareceu durante a chuva. O coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, informa que o homem e o carro foram encontrados.

Mulher é a quinta vítima fatal

Uma mulher que estava soterrada se junta a um casal, um homem e uma adolescente de 14 anos que morreram após mais de quatro horas de chuva. A quinta vítima encontrada por volta das 3h deste sábado estava sob os escombros de uma casa no bairro de Santa Cecília, informou o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões. O filho da vítima, uma criança de cinco anos, foi resgatado com vida.

Das outras vítimas, o homem morreu em um desabamento na comunidade Pimentel, enquanto o casal foi encontrado no bairro Bom Retiro e a adolescente na Quinta Lebrão. A jovem foi atingida por muro que desabou por causa do temporal. As informações iniciais eram que se tratava de um menino.

A chuva desta sexta-feira durou mais de quatro horas e superou a meta esperada para todo o mês de abril na região serrana. Por volta das 23h desta sexta parou de chover e, segundo a Defesa Civil, não há previsão de que chova nas próximas horas. O centro de Teresópolis foi uma das áreas mais atingidas e vários comerciantes passaram toda a madrugada limpando suas lojas e avaliando o tamanho dos prejuízos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, casas desabaram nos bairros de Santa Cecília e Barroso. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, o sistema de sirenes, que alerta para o risco de deslizamentos e enchentes, foi acionado nos bairros de Perpétuo e Rosário, o que teria diminuído o impacto do temporal e salvado vidas, comentou o prefeito da cidade, Arlei Rosa.

- O sistema de sirenes foi fundamental, as comunidades se mobilizaram e deixaram as suas casas, evitando uma tragédia ainda maior.

Ainda segundo a Defesa Civil, o condomínio Canoas sofreu alagamento em toda a sua extensão. Bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento e cães da corporação participam dos trabalhos. Oito pontos de deslizamentos foram identificados em Teresópolis até as 21h desta sexta, número que se mantinha na madrugada deste sábado. Os moradores estão sendo orientados a seguir para os pontos de apoio distribuídos na cidade.

A serra Rio-Teresópolis chegou a ser totalmente fechada nos dois sentidos por medida preventiva. A pista foi liberada por volta de 23h30, três horas após o fechamento.

Sérgio Simões informou que os trabalhos continuam neste sábado. Helicópteros deverão ser utilizados para avaliar a extensão dos danos na região serrana. A distribuição de cestas básicas e o trabalho de limpeza da cidade também devem começar nas próximas horas.

Susto e medo em Nova Friburgo

A cidade de Nova Friburgo, também na região serrana, também sofreu com a forte chuva desta sexta. O transbordamento do rio Bengalas, no centro da cidade, assustou a população, mas não deixou desalojados. Tão logo a chuva cessou o nível das águas voltou ao normal.

A RJ-142, que liga os distritos de Mury e Lumiar, foi parcialmente interditada em razão de um deslizamento e queda de uma árvore.

A região serrana do Rio sofreu com as chuvas em janeiro de 2011, quando cerca de 900 pessoas morreram e outras centenas ficaram desabrigadas.

Informações: R7

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More