RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

GRANDIOSIDADE DA PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM EMOCIONA PÚBLICO

Público registra em celulares as cenas
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Peça, em cartaz no Agreste de Pernambuco, atrai gente de todo o país. Espetáculo fica em cartaz até o dia 7 de abril, no distrito de Fazenda Nova.

Vale a pena encarar horas de viagem para assitir a uma peça teatral? Depende de qual, você responderia. Pois bem, neste sábado (31), muita gente pegou a estrada rumo a Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, para ver o maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Segundo a produção do evento, o público chegou a 12 mil pessoas. A 45ª temporada segue até o dia 7 de abril.

Assim que os portões da cidade-teatro, construída no distrito de Fazenda Nova, foram abertos, às 16h, o público começou a explorar o espaço. A chegada agora é pela Via dos Profetas, um novo caminho pavimentado, ladeado por legionários romanos e homens da Galiléia. O casal Lúcia e Jota Cavalcante vieram do Ceará para ver a encenação. “A gente viajou sexta de noite. Hoje de manhã, fomos à Feira de Caruaru e, depois, viemos para cá com uma expectativa grande, pois já ouvi falar muito daqui”, disse Lúcia.

Público chegando ao teatro ao ar livre
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Fazenda Nova fica cerca de 180 Km do Recife. Uma distância considerada pequena em comparação ao tamanho da vontade de conhecer a peça da paulista Telma Takesako. Quando morava no Japão, há aproximadamente 20 anos, viu uma matéria sobre a Paixão de Cristo em uma emissora local. Há dois anos e meio, ela mora em Candeias, na Região Metropolitana do Recife. “Só de entrar aqui eu fico arrepiada. Isso aqui é um sonho que eu estou realizando”, contou.

Os paraenses Washington Moreira, Gracimeire Rocha e Yanka Mesquita também deixaram o estado natal para viver em Pernambuco. Há dois anos, estão no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. “Lá em Belém, o maior ‘espetáculo’ religioso é o Círio [de Nazaré], mas é bem diferente. Já tinha ouvido falar daqui há algum tempo e queria muito conhecer. A cena que mais espero ver é a ressureição de Cristo”, falou.

José Barbosa interpreta Jesus
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Este ano, José Barbosa está no papel de Jesus. Há dez anos, o personagem não era interpretado por um ator pernambucano. O último foi Marcelo Valente. O principal elenco é formado ainda por Larissa Maciel (Maria), Caco Ciocler (Judas), Mouhammed Harfouch (Herodes), Ellen Rocche (Herodíades), Ricardo Neves (Pilatos ) e Wilma Gomes (Madalena). Minutos antes de entrar em cena, Wilma falou com o G1. “A expectativa é tensa, pois todo dia a gente tem que mostrar o mesmo espetáculo com o memso sentimento, a mesma verdade, mostrar para essas pessoas como o espetáculo é lindo”, comentou.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma montagem sobre os últimos momentos vividos por Jesus. A história é contata por 550 atores e figurantes em nove palcos, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo. A cidade cenográfica tenta recriar a Judéia dos tempos de Cristo, ocupando uma área de 100 mil metros quadrados. O idealizador do teatro foi Plínio Pacheco, que já na década de 60 realizava nas ruas de Fazenda Nova encenações do “Drama do Calvário”. Ele morreu em 2002.

Espetáculo é repleto de efeitos especiais
(Foto: Luna Markman/G1 PE)
Este ano, a dramaturgia contou com inovações no sistema de som e de luz, além da renovação geral do figurino, que conta com mais de 800 peças. Também foram incrementadas cenas com novos efeitos visuais, como a levitação dos demônios e a  queda de uma árvore durante a crucificação de Jesus Critos. “Estou gostando muito do espetáculo, sempre gosto. Mas, é claro, que a gente sempre quer mexer alguma coisa aqui, outra ali. A perfeição é uma utopia”, brincou Carlos Reis, que dirige a dramaturgia ao lado de Lúcio Lombardi.

Mas para as irmãs sergipanas Rita, Maria Lúcia e Raíssa Santos não houve defeitos. “Essa é a primeira vez que assisto e foi tudo lindo. Os cenários, os artistas, a multidão que valoriza o espetáculo”, pontuou Rita. Elas viajaram no esquema “bate e volta”. Saíram às 5h30 de Sergipe, pegaram nove horas de rodovia e voltaram ao fim do evento. O espetáculo durou cerca de três horas, com o público locomovendo-se a pé entre um palco e outro. Cansaço? “Que nada. Foi tudo muito emocionante. Vou querer vir mais vezes”, ratificou Maria Lúcia.

Como chegar
Quem sai do Recife de carro ou de ônibus tem duas opções: a BR-232 e a PE-90. Para quem vem de outros estados, há as BRs 316, 116, 304, 101, 235, 110 e 104. Os ingressos estão à venda no estande da Paixão de Cristo, localizado no 1° andar do Shopping Center Recife, próximo aos cinemas. Nas bilheterias da cidade-teatro e no escritório de Nova Jerusaláem, pelo telefone (81) 3732.1129, além da venda online. O preço varia de R$ 30 a 90, dependendo do dia. Os portões abrem ao público às 16h. O espetáculo começa às 18h e dura, aproximadamente, duas horas.

Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More