RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 27 de março de 2013

REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A SECA EM XUCURU

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (27) uma importante reunião de mobilização para o combate à seca na região do distrito de Xucuru, com presença e participação de importantes setores da comunidade, além de representantes religiosos, políticos, escolas, comerciantes, associações e sindicais. Foram convidados o Padre Nilson, o conselho paroquial da comunidade, escolas, igrejas, Compesa, Prefeitura Municipal e secretários, estudantes e outras entidades. A manifestação aconteceu no salão paroquial da comunidade, que tem servido a todos, desde a sua fundação em 2011.

O evento foi bastante proveitoso, deixando claro que uma atitude será tomada em tempo hábil para diminuir os sofrimentos da seca na nossa região, a Compesa foi representada pelo funcionário local Joel Martins e pelo representante da empresa em Belo Jardim, ainda se fez presente o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Araújo, o Vereador Tenente e Galo Véi, Maciel ex-candidato a conselheiro tutelar, a igreja católica e o conselho paroquial esteve representado pelo Padre Nilson, o Vereador Claudemir foi representado por Senúlsia, pois o mesmo estava no Recife em busca de apoio para a construção de uma nova barragem para a localidade, outras pessoas da comunidade usaram da palavra para citar as dificuldades enfrentadas com a triste realidade da seca.

O Secretário de Agricultura do município André Rocha afirmou que estará enviando mais carro-pipa para que o abastecimento melhore consideravelmente, pois depois que a água deixou de ser coletada no poço do vereador Luciano de Jenipapo, passando a ser buscada na Compesa de Belo Jardim, diminuindo assim a quantidade de viagens por dia, pois fica mais distante. Foi acordado com o agricultor Valfride que possui um poço para que ele possa colaborar com o abastecimento, que já foi feito de lá anteriormente. A interrupção do enchimento dos carros-pipa no poço de Luciano, é que segundo ele, a prefeitura deve pelo R$ 10 mil a ele, mas Senúlsia enfatizou que o valor não é esse. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais disse que enviou documento para o deputado estadual Manoel Santos, solicitando dele ações para ajudar no abastecimento de Xucuru e de outras áreas rurais de Belo Jardim, o apelo também será feito ao Secretário estadual de agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, nome também citado por André Rocha, que espera que uma nova barragem seja construída em Xucuru, através da palavra do Vereador Claudemir Paulino.

Várias pessoas falaram e pediram esforço das autoridades para que através das máquinas do exército da 10ª Companhia de Engenharia e Combate termine a limpeza da barragem para que assim ela possa armazenar uma maior quantidade de água quando chegarem as chuvas, dádiva divina. Representando a Associação Novo Horizonte, Erivaldo Lima mostrou fotos atuais das barragens de Xucuru, sendo a antiga e anova que quando tem manda água para a primeira que manda envia para a estação de tratamento local. Erivaldo comentou as fotos e disse que a situação é cada vez mais difícil. Aop final da reunião, uma comissão de sete pessoas foi formada para fiscalizar as ações para um melhor abastecimento e os cuidados para a construção da nova barragem e a limpeza da atual. Foi algo muito proveitoso e que as ações aconteçam. Os membros da comissão: Adalaciel Simplício, Alex Martins, Antonio Manoel, Erivaldo, Fernando Bezerra, Joel Martins e Rud César.

Fotos do evento:
























Informa a Redação.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More