RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 20 de junho de 2014

SÃO JOÃO DE PERNAMBUCO TEM MAIS 300 APRESENTAÇÕES PROGRAMADAS PARA A CAPITAL E INTERIOR

Este ano, o São João de Pernambuco contará com mais de 300 apresentações e 95% dos artistas são do estado. A ideia é manter o sentido da alegria junina impedindo sua descaracterização. A festa ainda terá projetos especiais, como o São João da Casa da Cultura, da Casa da Rabeca e da Mata Norte, todos ligados ao Governo do Estado. 

A programação varia entre coco, mamelungo, ciranda, e, claro, forró. Algumas presenças garantidas são Novinho da Paraíba, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Flávio Leandro, Alcymar Monteiro, Gabriel Diniz, Jaiminho de Exu, Herbert Lucena, Maciel Salu, Beto Hortis, Daniel Bento, Terezinha do Acordeom, etc. "A grade do São João de Pernambuco é fruto de uma convocatória, na qual artistas de todo estado enviam suas propostas para avaliação e contratação, num diálogo que envolve também as prefeituras. Além desse modelo, que preza pela interiorização da tradição junina, também realizamos outros projetos que fortalecem ainda mais tradições que só Pernambuco oferece", diz o secretário de Cultura do estado, Marcelo Canuto. 

Na Casa da Cultura, bairro de Santo Antônio, o Centro do Recife, haverá trios e bandas autênticas do ritmo junino. A festa já começa nesta sexta-feira (20). As apresentações seguirão até a segunda-feira (23), das 11h às 14h30, no anfiteatro. A Casa da Cultura oferece uma enorme variedade de artesanato e funciona de segunda a sábado, das 9h à 19h, e domingos, das 9h às 14h.

Ainda na Região Metropolitana do Recife, a Casa da Rabeca, em Cidade Tabajara, Olinda, terá festa com entrada gratuita de sábado (21) à terça-feira (24). Alguns dos artistas que se apresentarão no espaço do Mestre Salustiano são Jaiminho de Exu, Herbert Lucena, Maciel Salu e Família Salustiano, Ivan Ferraz, Bia Marinho, Chico Bala, Beto Hortiz, Andre Macambira, Terezinha do Acordeom, Dinda Salu, entre outros. 

Quem quer fugir da cidade, ainda tem muitas opções. Originada da tentativa de reanimar a tradição dos bacamartes, a programação do Pipoco da Mata Norte chega a sua quarta edição. O roteiro reverencia outras festas, todas criadas por mestres populares locais. "Uma coisa que tem que cuidar senão acaba, assim como os trios de forró, a tradição da rabeca, da sanfona, a cantoria de viola, o coco de roda, as quadrilhas matutas, as cirandas e mamulengos. São festas tradicionais, realizadas pelos mestres, em suas próprias palhoças, ou terreiros", diz Manoeal Salustiano, curador do evento e filho do saudoso Mestre Salustiano. 

O Pipoco da Mata Norte passa pelas comunidades de Açude de Pedra e Comunidade Rural Camboa, ambas na cidade de Lagoa de Itaenga, organizadas pelo Mestre Nieto, pandeirista e um dos mais importantes agentes culturais da região. 

Em Glória do Goitá, a festa acontece no terreiro do Maracatu Carneiro da Serra e na Comunidade Jatobá, do mestre Biu Caboclo, outro importante artista da região, que domina as culturas do maracatu, do coco e da cantoria de viola. Em Carpina, o São João passa pelo terreiro do maracatu Leão Vencedor, do famoso Mestre Biá. Em Nova Goiana (Goiana), a festa será no terreiro do Leão da Fortaleza, do Mestre Peu. Além de apresentações de forró de sanfona, de rabeca, de grupos de coco e mamulengo, a programação inclui os grupos que originaram este projeto: os bacamarteiros. O São João do Pipoco tem conseguido organizar esses grupos. Atualmente, em Lagoa de Itaenga, por exemplo, eles já têm autorização do juiz para se apresentar.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More