RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 2 de setembro de 2014

VÁRIOS NOMES

Com informações da Redação -

O ano de 2014 é, esporadicamente, eleitoral, sendo para eleições gerais, quando, preferivelmente, milhões eleitores votarão para deputados estaduais e federais, além de senador, governador e presidente da república, possivelmente, nessa ordem. Os partidos políticos definiram seus candidatos até o final de junho, para os tais concorrerem às vagas estipuladas pela justiça.

Passadas as convenções, os candidatos estão liberados para fazer suas campanhas em busca dos votos na ânsia de se elegerem para uma das vagas disponíveis na disputa deste ano. Em Belo Jardim, é comum apresentar vários candidatos à disputa estadual e federal, chegando a indicar dois ou mais nomes para a concorrência, sendo representado por várias vezes por dois nomes na assembleia legislativa do estado, Cintra Galvão e João Mendonça, e um ou dois outros nomes na câmara federal, quando por uma vez, pai e filho, representaram o município em Brasília, José Mendonça e Mendonça Filho, e no momento, o próprio Mendonça Filho.

No pleito atual, quatro nomes do município estão concorrendo a uma vaga, sendo duas na esfera estadual e outras duas na federal, sendo o atual vice-prefeito, Cristiano Cabeludo, concorre pelo PSC, o ex-prefeito Cecílio Galvão disputa pelo PTB, ambos para estadual, e o também ex-prefeito Fábio Galvão vai para a esfera federal pelo PT, já o atual deputado federal Mendonça Filho concorre à reeleição, sendo que, a maioria faz parceria com candidatos da região metropolitana do Recife, Cristiano pede votos para Sílvio Costa, do seu partido, Cecílio vai com Jorge Côrte Real, ambos para deputado federal, já Fábio, barganha votos para Tereza Leitão do partido dos trabalhadores, e Mendonça do DEM, faz dobradinha com a deputada caruarense Raquel Lyra do PSB, filha do atual governador, João Lyra Neto. O Prefeito João Mendonça que está rompido com o vice Cristiano, apoia os candidatos Bruno Araújo PSDB, e Guilherme Uchôa PDT, para federal e estadual, respectivamente.

Tradicionalmente, as famílias políticas de Belo Jardim costumam buscar forças em união para tentar eleger o parente que está da disputa, mas este ano, essas famílias estão separadas politicamente, e cada um está de um lado, Os Galvão estão divididos, Cintra apóia o filho Cecílio, nome que fora dado a um dos seus irmãos, já falecido, mas não vota no sobrinho Fábio, que por sua vez não votará em Cecílio, enquanto que João Mendonça não vota no primo Mendonça, nem no seu vice-prefeito, federal e estadual, respectivamente. Cristiano conta o apoio da ex-primeira dama Joelma Gomes, não se sabe com quem  está o ex-prefeito Marco Coca-Cola.

Mendonça terá o reforço do ex-candidato a prefeito Dr. Maneco PTB, que provavelmente estará com outro nome diferente para estadual. O ex-vereador Zé Lopes, junto com seu filho, o vereador Rafael PT, vota em Mendonça, federal, e Washinton Cadete, estadual, e para governador é com Armando Monteiro PTB, o mesmo candidato de Cristiano, Cecílio e Fábio, já o de Mendonça e de João, o prefeito, é Paulo Câmara PSB, perfazendo assim uma salada na política belojardinense. Em Xucuru também haverá divisões no tocante a apoios, o vereador Claudemir Paulino PMDB, acompanha os candidatos de João Mendonça, enquanto o suplente Adilson Fotógrafo apóia Mendonça e Cadete, federal e estadual, e Armando para o governo, sendo que o cabo eleitoral e representante Galo Véi está com os candidatos de Cintra  Galvão, ex-prefeito e ex-deputado estadual. Mendonça ainda terá o apoio do suplente de vereador Mauro Dênis e um grupo de pessoas do distrito. Alem disso, ainda haverá que torça pela candidatura de Toinho do Pará PHS, estadual por Santa Cruz do Capibaribe.Correndo por fora, ainda tem o deputado Manoel Santos, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim.

Todavia, quem sempre foi eleitor histórico dos Galvão e dos Mendonças, como assim são chamados os dois mais antigos grupos políticos da terra do Bitury, poderá fazer o caminho inverso, fazendo lembrar o ditado popular, "Nunca devemos dizer, dessa água não beberei".

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More