RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ANÁLISE DAS ELEIÇÕES 2014 EM XUCURU, GRUPO DO VEREADOR CLAUDEMIR SAI FORTALECIDO

Com informações da Redação -

Analisando as eleições em Xucuru, distrito de Belo Jardim, tira-se a seguinte conclusão, o resultado para a presidente Dilma era mais que esperado, pelo qual o motivo todos são sabedores, que nem precisa relatar aqui. Para governador e senador surpreendeu as votações obtidas pelos candidatos que venceram no geral, o primeiro com mais de 1 milhão e 600 mil votos de frente, e o segundo venceu o adversário por mais de um milhão e duzentos mil votos de frente. Sendo que, em Xucuru só o senado venceu, pois o governador perdeu para o o derrotado no estado por 17 votos.

Já para deputado, o distrito apresentou surpresas, diferentes do que aconteceu no município todo, em ambos os casos houve diferença do resultado da cidade, o candidato a estadual apoiado pelo vereador Claudemir (foto), Guilherme Uchôa, venceu no distrito por 90 votos de frente sobre o principal concorrente, o ex-prefeito Cecílio Galvão, que teve uma expressiva votação em 2010 na localidade, reduzindo para pouco mais ou pouco menos da metade o seu quociente eleitoral na região, que foi muito forte no passado, por conta do sobrenome do pai do referido candidato, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Francisco Cintra Galvão. Portanto, aqui, Uchôa foi majoritário para estadual, mesmo concorrendo com vários nomes, inclusive, com a candidata apoiada por Mendonça Filho, que tinha três grupos o apoiando, cada um com um estadual diferente, além de outros nomes, como Manoel Santos, apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Mesmo não tendo o apoio do prefeito e seu primo João Mendonça, a vitória de Mendonça Filho, no município em geral era esperada, pois, historicamente, ele sempre teve seu reduto eleitoral ao lado do pai, José Mendonça (in memoriam), e fez uma campanha muito estruturada para mostrar a "força" que ainda detém o sobrenome na cidade. Em Xucuru, com o apoio de Claudemir, Bruno Araújo venceu Mendonça por 26 votos, sendo que o grupo Mendonça sempre foi votado no distrito e apoiado pelo vereador e por seus adversários, a família do ex-vereador Dinis Soares, mas desde 2013, o atual representante de Xucuru no poder legislativo de Belo Jardim se aliou ao atual prefeito, que está rompido, politicamente, com o citado deputado, por este motivo, o vereador e seus correligionários acompanharam os candidatos do grupo de João.  Por outro lado, o grupo que é o principal opositor do atual governo municipal, obteve 429 votos para o federal Jorge Côrte Real, quase 100 a menos do estadual, não casando totalmente os votos com Cecílio. Para o senado, Fernando Bezerra, eleito, teve uma frente de 23 votos sobre João Paulo, segundo colocado, também no estado. O resultado de governador surpreendeu, pois, Paulo Câmara, vencedor do pleito saiu derrotado por 17 votos para o perdedor Armando Monteiro, dando entender o fato do voto casado, já que a Presidente Dilma teve uma votação esmagadora sobre a segunda colocada Marina Silva. 

Sendo assim, no geral, mesmo com um alto índice de abstenção, votos brancos e nulos, fora o resultado de presidente, mais do que esperado, e a pequena diferença para governador, o vereador Claudemir e o grupo do prefeito João Mendonça saíram na frente em Xucuru, mesmo com uma disputa entre vários nomes que concorreram e não conseguiram êxito, pois o grupo elegeu os quatro primeiros da chapa apoiada por eles. Os apoiadores de Mendonça também se saíram bem, pois conseguiram uma boa votação para ele, já o suplente de vereador Adilson Fotógrafo arranjou apenas 180 votos para o seu estadual, o Dr. Washington Cadete que não se elegeu por São Bento do Una, tendo tido o reforço do ex-vereador Zé Lopes e de seu filho, o vereador Rafael Lopes, em Belo Jardim.

Que os eleitos façam algo por nossa região. Em 2016 será a vez da eleição municipal, onde novos nomes locais e municipais poderão surgir em busca dos votos dos xucuruenses da sede e da zona rural.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More