RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MAIS DE 27 MILHÕES DE ELEITORES DEIXARAM DE VOTAR NO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2014

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 27,7 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições. O número de eleitores que deixaram de votar foi o mais alto desde o pleito de 1998.

Somados aos 4,4 milhões que votaram em branco e aos 6,6 milhões que anularam os votos, um total de 38,7 milhões de eleitores não compareceram às urnas para escolher o presidente da República.

Esse número representa 29% dos 142,8 milhões de eleitores no país, quantidade superior à votação obtida pelo segundo colocado na disputa eleitoral pela Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), que recebeu 34,8 milhões de votos.

De acordo com a assessoria do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, o número de eleitores que preferiram não participar da disputa em 2014 superou as abstenções das últimas três eleições presidenciais.

O maior número de pessoas que não votaram em eleições em primeiro turno ocorreu em 1998 quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) buscava a reeleição.

Naquele ano, 21,5% dos eleitores não foram às urnas. Nas eleições seguintes, esse percentual passou a cair. Em 2002, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para o primeiro mandato, a abstenção foi de 17,7%.

Em 2006, quando Lula foi reeleito, o índice caiu para 16,7%. No entanto, em 2010, quando Dilma venceu, a abstenção voltou a crescer, chegando a 18,1%.

O Maranhão foi o estado com o maior índice de abstenção, com 23,6% dos eleitores deixando de comparecer às urnas.

O segundo Estado com a maior abstenção foi a Bahia, também na região Nordeste, onde 23,2% não votaram.

Na outra ponta do ranking, o Amapá foi o estado que registrou o menor nível de abstenção, com apenas 10,4% do eleitorado ausente.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More