RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CALENDÁRIO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO INCLUI VACINA dTpa PARA GESTANTES

Com informações do NE10 -

A vacina dTpa, contra difteria, tétano e coqueluche, passa a fazer parte do Calendário Nacional de Imunização a partir desta segunda-feira (3). A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da Rede Municipal, dentre elas as Upinhas 24h, Upinhas Dia, policlínicas e maternidades. A expectativa da Secretaria de Saúde da capital é vacinar 22 mil gestantes e profissionais de saúde.

Grávidas devem tomar a vacina entre a 27ª e 36ª semana de gestação. A dTpa produz anticorpos que são passados para o feto pela placenta da mãe, diminuindo, assim, a incidência das doenças em recém-nascidos. Porém, mesmo que a mãe tenha tomado a vacina, as doses devem ser reforçadas no 2º, 4º e 6º mês da criança, para os anticorpos se consolidarem.

De acordo com Elizabeth Azouvel, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, a coqueluche é uma doença grave nos primeiros meses de vida. "As consequências dessa doença podem levar à morte ou deixar sequelas, como problemas cardíacos no bebê", afirma. Profissionais de saúde que atendem recém-nascidos nas maternidades e UTIs neonatais também precisam ser vacinados.

Caso a gestante já tenha tomado a dTpa, ela só precisa tomar o reforço. Se nunca tiver tomado a vacina, a grávida deve tomar duas doses de dT e uma de dTpa, com intervalo de 30 dias entre cada vacina, sendo a última de dTpa. Não existe contra-indicação. Ainda segundo Azouvel, reações são muito raras, sendo comum apenas a dor temporária no local.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More