RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

BRASILEIROS CREEM MAIS NA DEMOCRACIA

Com informações do Inaldo Sampaio -

Pesquisa do Ibope divulgada anteontem constatou que o povo brasileiro está acreditando mais na democracia. Em 2013, apenas 26% dos entrevistados se declaravam “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com o regime democrático. Na pesquisa deste ano, esse percentual subiu para 39%.

Já a taxa dos que estão “pouco satisfeitos” baixou de 40% para 30% e a dos que se dizem “nada satisfeitos” caiu de 29% para 22%. O dado mais importante da pesquisa, entretanto, foi a constatação segundo a qual 46% dos entrevistados estão convencidos de que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo, ante 20% que têm simpatia por um governo autoritário. Com certo atraso, portanto, os brasileiros estão concluindo que o estadista britânico Winston Churchill tinha razão, 49 anos depois de sua morte, ao proferir essa frase histórica: “A democracia é a pior forma de governo, excetuando-se todas as outras que já foram testadas”.

A reforma política da OAB

A OAB pretende conseguir até fevereiro 1,5 milhão de assinaturas para apresentar ao Congresso o projeto de lei de iniciativa popular sugerindo entre outras coisas eleições proporcionais em dois turnos e o fim do financiamento empresarial para candidatos. Doações só seriam aceitas de pessoas físicas e, mesmo assim, até o limite de R$ 700,00 – desde que o total arrecadado não ultrapasse 40% dos gastos totais da campanha. Por ser polêmico, o projeto deverá ser rejeitado.

Verdade – A Comissão Nacional da Verdade vai entregar amanhã a Dilma Rousseff o relatório do que conseguiu apurar em dois anos de trabalho: casos de desaparecimento, tortura e morte de presos políticos durante o regime militar. A Comissão é a favor da responsabilização penal dos torturadores, contra o voto solitário do advogado pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho.

Festa – Mesmo sem participação da Empetur e da Fundarpe, o prefeito João Mendonça (PSD) decidiu realizar no próximo final de semana, em Belo Jardim, o tradicional “Jardim Cultural”.

Queda – Pelo fato de a eleição já ter passado, o total de políticos do governo e da oposição que subiram o Morro da Conceição sábado, domingo e ontem caiu bastante em relação a 2013.

Ciúme – O PSDB parece enciumado pelo fato de Dilma ter chamado para a sua equipe duas pessoas poderiam estar na lista de Aécio: Joaquim Levy (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura).

Silêncio – O ministro Luís Roberto Barroso (STF) já autorizou José Dirceu, Delúbio Soares e Valdemar Costa Neto a passarem o Natal com seus familiares, mas ainda não despachou pedido idêntico do ex-deputado Pedro Corrêa Neto (foto), ora cumprindo pena em Canhotinho (PE).

Líder – Se Dilma Rousseff fosse do ramo, não convidaria ninguém do PT para ser o líder do governo na Câmara Federal e sim o pernambucano Sílvio Costa, filiado ao PSC. Costa tem de sobra o que falta a 90% dos petistas: inteligência, verve e coragem para duelar com a oposição.

Fórum 1 – À exceção de Wellington Dias (PI), Jackson Barreto (SE) e Ricardo Coutinho (PB), todos os outros governadores do Nordeste que vão se reunir hoje em João Pessoa (PB) são marinheiros de 1ª viagem: Paulo Câmara (PE), Flávio Dino (MA), Camilo Santana (CE), Robinson Faria (RN), Renan Filho (AL) e Rui Costa (BA). A reunião começa às 9h no Centro de Convenções.

Fórum 2 – Por ser “cria política” de Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB) será um dos mais assediados pela imprensa paraibana. Mas haverá interesse pelas opiniões de Flávio Dino (1º governador eleito pelo PCdoB), Camilo Santana (revelado pelos irmãos Ferreira Gomes), Rui Costa (jovem líder do PT baiano), Renan Filho (por causa do pai) e Robinson Faria (que bateu Henrique Alves).

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More