RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

GOVERNADORES ELEITOS NO NORDESTE LANÇAM CARTA CONJUNTA

Com informações do PE247 -

Os sete novos governadores eleitos no Nordeste, incluindo o pernambucano Paulo Câmara (PSB) e os dois reeleitos, Ricardo Coutinho (PSB-PB) e Jackson Barreto (PMDB-SE), lançam, às 16h desta terça-feira (9), uma carta em conjunto com as demandas da região. O documento será elaborado durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, que acontece no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.

O encontro, que ocorre há 13 anos, tem como objetivo discutir uma pauta única para o Nordeste e as perspectivas para os próximos quatro anos. A presença da presidente Dilma Rousseff (PT) é esperada pelos governadores, que buscam demandas junto ao governo federal para a região.

A expectativa é que a presidente estreite os laços com todos os governadores do Nordeste, uma vez que a região foi onde a petista obteve o maior percentual de votos neste eleição - 71,69% contra 28,31% do senador Aécio Neves (PSDB), uma diferença de 12,2 milhões de votos. Em Pernambuco, Dilma disparou, com 70,20%, contra 29,80% do tucano. Em nível nacional, a petista alcançou 51,64% dos votos, e Aécio, 48,36%.

Outro aspecto a ser considerado é que pela primeira vez o número de eleitores do Nordeste ultrapassou o do Sudeste. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2002, quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou José Serra (PSDB) no segundo turno, 25% dos votos no petista vieram do Nordeste.

Em 2006 e 2010, 33% dos votos em candidatos petistas vieram do Nordeste. Na eleição deste ano, 37% dos eleitores de Dilma (20,2 milhões) vivem na região, o maior percentual que um candidato petista já conquistou. Já a participação dos votos do Sudeste no eleitorado de candidatos petistas caiu de 47% em 2002 para 36% em 2014.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More