RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SECRETARIADO DE FEUDOS

Com informações do Blog do Magno Martins -

Com a convocação de quatro deputados federais para o Secretariado, o governador eleito Paulo Câmara resolveu de fato um problema político na sua coligação, mas a dose excessiva com certeza, se não bem administrada, pode provocar um problemão mais na frente: a criação de feudos eleitorais dentro do governo.

É como se fosse mais ou menos um governo paralelo, na medida em que esses parlamentares, de olho na reeleição em 2018 ou na eleição de aliados daqui a dois anos, terão instrumentos poderosos para canalizar em seu favor, gerando uma concorrência desleal na aliança.

Há quem possa alegar que existem algumas pastas técnicas, como a de Planejamento, entregue a Danilo Cabral, mas este está acima da sua secretaria, devendo ser um dos coordenadores do Governo. Paulo queria contemplar apenas dois suplentes, mas acabou puxando demais a corda.

Sua equipe, entretanto, traz algumas surpresas boas, como Fernando Dueire, ligado ao senador Jarbas Vasconcelos, que volta para uma área que já conduziu com êxito – infraestrutura. Dueire complementa a cota do PMDB, que já tem o vice-governador Raul Henry, um dos auxiliares mais prestigiados por Câmara.

Nos bastidores, o que se diz é que Câmara delegou a Henry a tarefa de negociar com os partidos a composição do secretariado. Há uma expectativa de que o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, vá para o Ministério das Cidades.

Daí a razão da entrega da pasta ao PSD. Danilo alimentava expectativas em voltar a comandar Cidades e chegou a travar, nos bastidores, um duelo surdo com o deputado federal eleito Felipe Carreras, escolhido para Turismo.

Carreras já fez um bom trabalho na área na gestão de Geraldo Júlio, de onde se projetou, aliás, para disputar as eleições proporcionais. Para a Educação, uma das áreas mais complexas, o governador fez uma opção técnica, recorrendo ao atual secretário de Planejamento, Fred Amâncio.

Uma das áreas mais cobiçadas também pelos políticos, a Secretaria de Agricultura, deixa de ter uma gerência técnica, atualmente com Aldo Santo, com forte inserção nos movimentos sociais, sendo entregue a um político, o deputado estadual eleito Nilton Mota.

MINISTÉRIO – Pernambuco pode arrebatar mais um Ministério, desta feita o do Desenvolvimento Agrário, que ficaria sob o controle do PT. Não reeleito, o deputado Pedro Eugênio consta na listra tríplice que já teria chegado às mãos de Dilma como sugestão. Ele disputa com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e a ex-presidente da CEF, Maria Fernanda Coelho, que também é pernambucana.

Rifados em casa –  Rodrigo Novaes, na foto, (PSD), e Alberto Feitosa (PR) foram os primeiros nomes escolhidos para a equipe de Paulo Câmara. Novaes não contou com o respaldo do seu partido e Feitosa não conseguiu vencer as resistências da ala republicana liderada pelo deputado federal Anderson Ferreira, vencido por Sebastião Oliveira.

Novo comando – A Codeam – Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – renovou sua diretoria. Eleito por unanimidade, o novo presidente é o prefeito de Inajá, Leonardo Martins. Ele disse que já pediu um encontro com o governador eleito Paulo Câmara para alertar sobre os problemas que estão reduzindo o potencial da bacia leiteira da região.

Boa escolha – Para a Controladoria-Geral, Câmara foi buscar um velho amigo no TCE: Rui Bezerra. Outra equação difícil, mas resolvida sem estresse foi na Procuraria Geral, que será ocupada pelo procurador Roberto Pimentel. A volta de Thiago Norões ao cargo sequer foi cogitada depois do seu afastamento pelo governador João Lyra.

Na 1ª Secretaria – Fora do Secretariado e da Presidência da Assembleia, o deputado Aluízio Lessa (PSB) deve ser indicado pelo partido para a primeira-secretaria da mesa diretora da Alpe, cargo ocupado hoje por João Fernando Coutinho, eleito deputado federal. A eleição está marcada para início de fevereiro.

CURTAS

DEFESA – De Rui Falcão, presidente do PT, ao defender a presidente da Petrobras, Graça Foster: 'Não há nenhuma acusação' envolvendo a presidente da estatal. Ela e a direção da Petrobras têm tomado todas as medidas para investigar o que ocorreu lá e as denúncias”.

SENADO – Com amplo apoio da Casa, o presidente Renan Calheiros decidiu uma das primeiras medidas após ser reeleito. Ele vai deixar livre a nomeação da chefia de gabinete dos senadores. Hoje o cargo é exclusivo da alta burocracia do Senado.

Perguntar não ofende: O Secretariado de Câmara vai agradar a gregos e troianos?

'Os bens do rico são a sua cidade forte, a pobreza dos pobres a sua ruína'. (Provérbios 10-15)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More