RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 14 de abril de 2015

NÚMERO DE ESCOLAS AFETADAS PELA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PE, AUMENTA

Com informações da Folha PE -

Conforme levantamento da Secretaria de Educação de Pernambuco, divulgado na tarde desta se terça-feira (14), 21% (220) das escolas tiveram as aulas paralisadas totalmente neste segundo dia de greve dos professores da rede estadual. O número é ligeiramente menor que o da última segunda (13), quando 22% das unidades foram totalmente afetadas. Já a paralisação parcial, que foi de 23%, no primeiro dia, chegou a 31% (319), nesta terça. O quantitativo de escolas que mantiveram as atividades normalmente caiu de 55% para 48% (506).

Na última segunda-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) contestou os números e afirmou que a adesão foi de 70%. A classe trabalhadora decidiu cruzar os braços por ser contrária ao reajuste salarial de 13,01% enviado pelo Executivo e aprovado pela Assembleia Legislativa, já que o aumento do piso beneficia apenas os profissionais da base da carreira, o que equivale a 10% da categoria.

Pedido de ilegalidade
Diante deste cenário, a Procuradoria-Geral do Estado protocolou no fim da tarde desta terça-feira, junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o pedido de ilegalidade da greve dos docentes da rede estadual. O pedido será analisado pelo desembargador Jovaldo Nunes, que deve divulgar uma decisão nesta quarta-feira (15).

A gestão estadual publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14), através da qual determina "a apuração da frequência dos servidores que não comparecerem” às unidades de trabalho e alerta que haverá desconto das faltas na remuneração. Outra medida da portaria explica que “os servidores lotados nas escolas de referência que aderirem à paralisação poderão ser removidos para posterior localização em outra unidade de trabalho, sendo aberto processo para a substituição destes”, e que “os servidores contratados temporariamente que aderirem à paralisação poderão ter os seus contratos de trabalho rescindidos”.

O dia de paralisação
Na Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, no Bairro do Recife, as 11 turmas estavam cheias de alunos nesta terça. Dos 18 professores, apenas seis aderiram à greve na unidade. Por outro lado, no Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, a paralisação teve adesão de mais de 90%. Segundo o Sintepe, mesmo com as medidas da administração estadual para impactar o movimento, a mobilização deve continuar por tempo indeterminado.

No Diário Oficial do Estado desta terça, foi publicada uma portaria que determinou, entre outros pontos, descontos no salário dos professores que não mantiverem a frequência nos postos de trabalho. Servidores contratados temporariamente que aderirem à paralisação também estarão sujeitos a terem os contratos rescindidos.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More