RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CELPE DECLARA GUERRA ÀS LIGAÇÕES CLANDESTINAS

Com informações do DIARIO DE PE -

A Celpe declarou guerra às ligações clandestinas. O plano para coibir o furto de energia prevê investimentos de R$ 100 milhões este ano, destinados à instalação de redes inteligentes de distribuição de energia com o uso de novas tecnologias. As ações preveem a inspeção de cerca de 130 mil unidades consumidoras em várias localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), onde os furtos acontecem com maior frequência. Hoje as perdas de energia no sistema elétrico estimadas pela companhia totalizam 145 gigawatts/hora (GWh), o que equivale à capacidade de geração para suprir o consumo de uma cidade como Garanhuns, com 136 mil habitantes, durante o período de um ano. 

Foram mapeadas pela Celpe as áreas onde ocorrem as ligações clandestinas. Na localidade onde é identificada a prática de “macacos” está sendo instalada a fiação blindada. Neste novo sistema, os condutores de energia sem isolamento são envolvidos por uma placa de aço, dificultando o acesso pelos fraudadores. Outra medida que está sendo adotada é a elevação a oito metros da rede de baixa tensão em relação ao solo, para dificultar que pessoas não autorizadas subam nos postes.

Associado ao novo tipo de rede com proteção, a Celpe utiliza a nova tecnologia de medição, com o acompanhamento à distância do consumo do cliente . Se for identificado o furto, a distribuidora poderá agir imediatamente, desligando o fornecimento de energia e deslocando uma equipe de fiscalização para o local. “Se o medidor foi violado, soa um alarme e o sistema é imediatamente desligado”, diz Luis Jorge Lira Neto, superintendente de Recuperação de Crédito e Perdas da Celpe.

Ele explica que as ações de combate às ligações clandestinas têm como meta a regularização de 10 mil imóveis com o consumo clandestino de energia até dezembro deste ano. Está prevista a instalação de 134 quilômetros de novas redes isoladas e 40 mil medidores remotos. O executivo da Celpe lembra que o furto de energia envolve questões de segurança, porque as ligações clandestinas colocam em risco a população, que fica exposta aos acidentes. 

Questionado sobre a localização das fraudes, Lira Neto disse que as perdas e os furtos de energia acontecem em todas as áreas, mas existem alguns nichos de ligações clandestinas. “Com a crise econômica, se instensificam os casos de furtos, mas estamos monitorando e agindo para combater as perdas”, salienta. Atualmente, a perda comercial da distribuidora com o furto de energia é de 7%. Com o projeto piloto realizado no Alto do Céu, em Olinda, foi possível reduzir as perdas de energia e a inadimplência, porque o corte é realizado por controle remoto. 

Antes de entrar numa área para fazer a troca da rede elétrica, a equipe da Celpe faz uma visita à comunidade para explicar os riscos das ligações clandestinas e pedir a colaboração da população para denunciar a prática ilegal. É bom ficar atento porque o furto de energia é considerado crime pelo Código Penal brasileiro, cuja pena varia de dois a oito anos de prisão.

Foto: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More