RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

EM PE, 183 MUNICÍPIOS NÃO ALCANÇAM NÍVEL DESEJADO DE TRANSPARÊNCIA

Com informações do G1 PE -

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, nesta terça-feira (1º), o Índice de Transparência dos Municípios, um levantamento que elabora um diagnóstico da gestão pública das prefeituras pernambucanas. De acordo os dados, Recife é o único município do estado com o nível de transparência considerado desejado. Dos 184 municípios estudados, 134 foram classificados com níveis insuficientes, críticos ou inexistentes de transparência. Os outros 49 municípios têm nível considerado moderado.

Segundo o TCE-PE, 60,12% da população é prejudicada pelos municípios que atingiram os três piores níveis. Por exemplo, Pombos e Gameleira, ambos na Zona da Mata Sul, Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte, Itacuruba, no Sertão, e Jataúba, no Agreste, não possuem portais de transparência.

Ainda segundo o estudo do TCE-PE, 72,83% dos municípios não estão adequados aos requisitos legais da transparência, seja porque ainda não dispõem de um portal ou porque as informações disponibilizadas não viabilizam um controle social satisfatório.

O índice avaliou as despesas, licitações, contratos e lei de acesso à informação dos portais. Para o cálculo, foi definida uma pontuação para cada critério avaliado, conforme sua importância.

A disponibilização de informações em meio eletrônico de acesso público é uma obrigação prevista em lei. É obrigação de todos os órgãos públicos, de todas as esferas, permitir o acesso do cidadão a informações sobre receitas, despesas, pagamentos, licitações, entre outras.

O levantamento foi realizado entre os meses de abril e novembro de 2015.

Fotos: TCE-PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More