RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho


A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a agência.

Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras. 

Portanto, as cores são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.

Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100 kWh. 

Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. 


Com Imagem de: Marcelo Camargo

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Jovens ocupados são a maioria, mas 6,2 milhões seguem como “nem-nem”


Um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que no primeiro trimestre de 2026, entre os 32,9 milhões de jovens entre 14 e 24 anos, a maioria (13,9 milhões) estava ocupada e outros 6,2 milhões estavam fora da escola e do trabalho, pertencendo ao grupo chamado de “nem-nem”. 

Os dados são do Diagnóstico da Juventude Brasileira, realizado pelo MTE, com o cruzamento de dados das bases do IBGE/PNAD Contínua, MTE/RAIS e eSocial.

Os números mostram que, apesar de existirem 13,9 milhões de jovens ocupados, mais da metade (52%) dos adolescentes que trabalham permanece menos de um ano no mesmo emprego. Aqueles que só estudam totalizam 12,8 milhões, os que só trabalham são 9,6 milhões e 4,3 milhões estudam e trabalham.

“A conclusão é a de que temos muita gente na escola, menos gente fora do mundo do trabalho ou da escola. Nosso primeiro esforço é trazer essas pessoas de volta para a escola. Eventualmente trabalhando, se precisar, para poder remunerar”, disse a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MT, Paula Montagner.

A participação dos jovens de 14 a 17 anos na força de trabalho é de 15,6% e é avaliada como uma boa notícia por significar que mais pessoas nessa faixa etária estão estudando. Já a dos jovens entre 18 e 24 anos ficou em 68,7% e ainda não recuperou o patamar pré-pandemia, havendo margem para reinserir quem saiu da força de trabalho.

Segundo a pesquisa, o jovem está mais escolarizado do que nunca e usa o diploma como porta de entrada. O desafio é transformar a credencial de escolaridade aliada à experiência em trabalho decente, qualificado e bem remunerado. 

Pelo menos 73% têm ao menos o ensino médio, 2,3 milhões frequentam o ensino superior e 944 mil já concluíram essa etapa do ensino.

“Nós temos um desafio grande porque a credencial mínima para o mercado de trabalho é o ensino médio. Cada vez mais isso é visível em todos os lugares do Brasil. Não só nas atividades urbanas, mas também nas rurais”, avalia a subsecretária. 

O desemprego entre os jovens caiu, mas há indicativos de que essa população ainda precisa de mais oportunidades. Segundo os dados, 25,1% dos adolescentes de 14 a 17 anos estavam desempregados no primeiro trimestre, enquanto entre os jovens de 18 a 24, a taxa era de 13,8% sem emprego, percentual maior do que o dobro da média nacional, que é de 5,8%.

“A taxa de desemprego jovem caiu pela metade desde o pico de 2021. Os números absolutos estão entre os menores da série: 2,7 milhões de jovens (18-24) e 586 mil adolescentes desempregados. Entrar no mercado segue mais difícil para quem começa, mas temos elementos importantes: muita gente ficando na escola ou trabalhando e estudando”, disse Paula.

A pesquisa mostra que a formalização dos empregos entre os jovens foi de 57,8%, com 8 milhões de vínculos formais entre jovens de 14 a 24 anos (RAIS 2025), dentro de quase 60 milhões de empregos formais no país. Mais da metade já tem carteira de trabalho: 57,8% dos jovens ocupados têm vínculo formal.

Existe um mito sendo formado de que jovem não quer ser celetista. Jovem não quer chefe resmungão, quer ter possibilidade de diálogo e alguma flexibilidade, principalmente quando ele tem prova, precisa resolver algum problema”, analisou.

As ocupações que mais empregam jovens de 14 a 24 anos são:
  • Balconistas e vendedores (1,24 milhões);
  • Escriturários gerais (1,07 milhões);
  • Auxiliar de construção de edifícios (394 mil);
  • Recepcionistas (391 mil);
  • Caixas e bilhetes (367 mil).
Segundo os dados, 59% dos jovens estão nas 20 maiores ocupações. Um em cada cinco atua em escrituração ou vendas em lojas.

“O emprego jovem se concentra em poucas funções de comércio e serviços, de baixa especialização e salário próximo ao mínimo. É a raiz da baixa permanência e da dificuldade de ascensão”.

Um dos alertas é que o jovem tem acesso ao emprego, mas não permanece na ocupação. Entre os adolescentes de 14 a 17 anos, 52% ficam menos de um ano. Segundo Paula, isso ocorre porque eles estão experimentando, não entendem as ordens e, dependendo do lugar, ninguém explica o que ele quer saber, mas cobra como se ele soubesse.

Entre os jovens de 18 a 24 anos, 38,2% permanecem menos de um ano no emprego.

“Quando eu trago um jovem adolescente, eu deveria trabalhar com ele para sua formação. Precisa gastar tempo para explicar, supervisionar e ajudá-lo a compreender porque tem que ser feito de tal maneira”, avalia Paula. 


Com Imagem de: Paulo Pinto

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Forró e cultura na véspera de São João lotam o palhoção do povo em Xucuru


O festejo do São João é cara do nordeste, incontestavelmente, pois anualmente a comemoração ocorre em muitas localidades, inclusive o mês de junho todo, em algumas das cidades, como Caruaru e Campina Grande, PE e PB, respectivamente, além de Feira de Santana na BA.

Em Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste de PE, o evento já ocorre há mais de vinte anos, uma tradição que atravessa gerações, com valorização da cultura popular, dos talentos locais e regionais. A festa na localidade, esse ano teve início dia 06 e vai até dia 28, com diversas atrações no polo I, que é o palhoção do povo, que fica lotado, todas as noites, em homenagem ao saudoso motorista Zé de Dida.

A véspera de São João em Xucuru, foi bastante movimentada, mesmo com um pouco de chuva, e sendo um dia de semana, pois muita gente trabalha e acaba não vindo pra festa, mas o espaço ficou pequeno pra tantos forrozeiros, prestigiando as atrações, iniciando com a cultura e a tradição do coco de roda raiz do Sítio Palha, que envolve de crianças a idosos, contando com a participação especialíssima de Zefinha Bernardo do Mimoso, com toda sua animação, ela inclusive será homenageada na 57ª festa das Marocas de Belo Jardim, com apresentação na abertura da festa, dia 03 de julho, com a banda Virgulados no palco principal.

A noite de São João em Xucuru, ficou ainda mais bela com o forró e a sanfona de Givaldo de Alagoinha, com muito arrasta pé, no mais clima junino, e aquele forró das antigas, sen faltar o tradicional pé de serra, colocando a galera forrozeira pra dançar e se divertir.

Mesmo com um pouco de atraso, por motivos maiores, o forrozeiro belo-jardinense Joadson Sela de Aço completou a noite de São João de Xucuru, no palhoção do povo, com grande público, comemorando a festividade, cotando com a presença do policiamento do 15º BPM de Belo Jardim.

A festa junina 2026 de Xucuru, tem a organização da prefeitura de Belo Jardim, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e do Vereador Claudemir de Xucuru, junto com sua equipe, mantendo a tradição dos festejos juninos da localidade, cujo encerramento será domingo 28, véspera de São Pedro, com cultura popular e forró com Pereirinha do acordeon e o forrozão Chicote de Couro.









Matéria da Redação do Blog

Com Imagens de: Blog de Xucuru Imagens/Direitos reservados

terça-feira, 23 de junho de 2026

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento


O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.

A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.

Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:
  • saldo disponível em conta;
  • limite autorizado para transações;
  • possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.
Nova experiência
Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:
  • quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação;
  • quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.
O chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, Matheus Rauber, afirmou que a mudança pode abrir espaço para novas soluções financeiras.

“Bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra”, disse.

Controle do cliente
O compartilhamento dos dados não pode ser ativado automaticamente. O usuário precisa selecionar essa opção durante o processo de autorização.

“Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, afirmou Rauber.

O consentimento pode ser cancelado a qualquer momento. O consumidor pode interromper apenas a exibição de saldo e limite ou encerrar também a vinculação da conta para pagamentos.

Segurança digital
O Banco Central reforça que o open finance exige consentimento explícito, autenticação forte (em várias etapas) e participação apenas de instituições autorizadas.

“A possibilidade de visualização de saldos e limites disponíveis serve para melhorar a experiência do pagamento”, informou a autoridade monetária.

Segundo o BC, a nova etapa deve ajudar a diminuir transações recusadas por saldo insuficiente e estimular novos modelos de pagamentos digitais no país.

O Pix por aproximação continua em expansão como parte da estratégia do Banco Central para integrar pagamentos instantâneos, carteiras digitais e serviços financeiros dentro do open finance.


Com Imagem de: Marcello Casal Jr

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Pernambuco tem 93 mil motos a mais que carros nas ruas


Pouco mais de um ano depois de a quantidade de motos ultrapassar o número de carros em Pernambuco, agora os veículos de duas rodas têm  excedente de 93 mil em relação aos veículos de passeio no estado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).

Atualmente, 1.660.364 veículos de duas rodas (motocicletas, motonetas e ciclomotores) são registrados no território pernambucano, em contraponto aos 1.567.307 veículos de passeio. A diferença exata é de 93.057.

De acordo com o Detran-PE, a frota de veículos de Pernambuco, ao todo, é de 3.920.928, o que significa dizer que a quantidade de motos equivale a 42,3% do total de veículos. O Diario de Pernambuco noticiou em primeira mão quando o número de motos superou os carros. O fato aconteceu em abril de 2025. À época, o Detran-PE afirmou preocupação com o cenário.

Novas motos

Ainda conforme o painel de estatísticas do Detran-PE, só neste ano, 49.770 novas motos foram registradas nos primeiros cinco meses deste ano no estado. A média mensal é de 9.554. Em 2025, foram registrados 39.833 novos veículos entre janeiro e maio, 7.937 a menos que este ano.

Recife é a cidade com maior quantidade de motos em Pernambuco, com 173.401. Petrolina tem o segundo maior número, com 71.491. Jaboatão dos Guararapes tem a terceira maior contabilização, com 68.088.

Olinda fica em quarto lugar com 45.369 motos, enquanto Paulista tem 71.491, ficando em quinto lugar.


Com Imagem de: Rafael Vieira/DP Foto

sábado, 20 de junho de 2026

Lula mantém 47% contra 43% de Flávio Bolsonaro, segundo Datafolha deste sábado (20)


O Instituto Datafolha divulgou, neste sábado (20), uma nova rodada da pesquisa eleitoral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantendo o percentual de 47% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL), que seguiu também com 43%. 

O levantamento do Datafolha se baseou em 2.004 entrevistas de pessoas a partir de 16 anos, realizadas entre a quarta-feira (17) e a sexta-feira (19). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Em maio

Na pesquisa anterior, no mês de maio, Lula estava na liderança das intenções de voto, no primeiro turno, com 40%, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vinha na segunda colocação com 31%.

Para o segundo turno, Lula tinha 47% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro, 43%.


Com Imagem de: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Evaristo Sá/AFP

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Mix Mateus muda de nome e passa a operar como Novo Atacarejo em Pernambuco e outros estados


O Grupo Mateus anunciou, nesta sexta-feira (19), que as unidades da bandeira Mix Mateus em Pernambuco, Paraíba e Alagoas passarão a operar sob a marca Novo Atacarejo. A mudança faz parte de um processo de unificação das operações do grupo nos três estados e tem como objetivo fortalecer a atuação da rede no Nordeste.

A alteração atingirá a maior parte das lojas atualmente identificadas como Mix Mateus. As exceções são as unidades localizadas no bairro do Altiplano, em João Pessoa (PB), e em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, que passarão a operar sob a bandeira Novo Mercatto, formato voltado para um público de maior poder aquisitivo e focado em compras de conveniência.

Em comunicado ao mercado, o Grupo Mateus informou que a medida busca simplificar a operação e ampliar ganhos de escala. Segundo a empresa, a unificação das bandeiras deve fortalecer o posicionamento competitivo da companhia na região e gerar maior eficiência operacional.

“A gestão das operações nos três estados permanece sob a liderança da equipe do Novo Atacarejo, sem interrupção das atividades comerciais”, destacou a empresa em nota.

A decisão reforça o protagonismo do Novo Atacarejo dentro da estratégia de expansão do Grupo Mateus no Nordeste. A rede pernambucana nasceu em 2019 a partir de uma parceria entre o Grupo Mateus, sediado no Maranhão, e empresários locais liderados por Daniel Costa. Desde então, a marca ganhou espaço rapidamente no mercado regional, ampliando sua presença em Pernambuco e avançando para estados vizinhos.

A processo de fusão dos negócios do Grupo Mateus com o Novo Atacarejo foi finalizado em 1º de julho de 2025. Com a conclusão da operação, o Grupo Mateus passou a deter 51% do capital votante e total do Novo Atacarejo, enquanto os antigos controladores da rede, NSA Participações e Empreendimentos e Ambapar, permaneceram com 49%.

Embora as lojas passem a ter nova identidade visual, a companhia afirma que não haverá mudanças nas atividades das unidades nem interrupções no atendimento ao público durante o processo de transição.


Com Imagem de: Divulgação/Grupo Mateus

quinta-feira, 18 de junho de 2026

São João: PRF intensifica ações nas estradas de Pernambuco


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (19) a Operação São João 2026 em Pernambuco. A ação segue até o próximo dia 24 e tem como principal objetivo reforçar a segurança nas rodovias federais durante um dos períodos de maior movimentação do ano no estado.

Com o aumento do fluxo de veículos em direção aos polos juninos, especialmente no Agreste e no Sertão, a fiscalização será intensificada em trechos considerados estratégicos. As BRs-232, 407 e 428 estão entre as rodovias que devem registrar maior circulação de motoristas durante os festejos.

Segundo a PRF, um dos focos da operação será o combate à embriaguez ao volante. O lançamento da ação coincide com os 18 anos da Lei Seca, legislação que estabelece tolerância zero para o consumo de álcool por condutores.

Dados divulgados pela corporação apontam que, entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 76.736 testes de alcoolemia em Pernambuco. As fiscalizações resultaram em 692 autuações e 51 prisões de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

No mesmo período, a PRF registrou 50 sinistros de trânsito relacionados à alcoolemia, com 56 pessoas feridas e seis mortes nas rodovias federais que cortam o estado. Os números representam aumento em relação ao mesmo intervalo de 2025, quando foram contabilizados 48 sinistros, 49 feridos e duas mortes.

Além da fiscalização contra a combinação de bebida e direção, as equipes também irão atuar no combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, transporte irregular de passageiros e outras condutas que elevam o risco de acidentes.

A PRF alerta que o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool pode receber multa de R$ 2.934,70, ter a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por 12 meses e acumular sete pontos no documento. Quando o índice registrado no bafômetro configura crime de trânsito, o condutor também é encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.


Com Imagem de: Divulgação/PRF

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Notificações de violência contra idosos crescem mais de 500% em Pernambuco em dez anos


As notificações de agressões contra idosos em Pernambuco aumentaram em 513,1% entre os anos de 2014 e 2024, segundo dados do Atlas da Violência. O percentual é superior ao crescimento nacional no mesmo período, que foi de 226,3%. Os dados são usados durante campanhas do Junho Violeta, que visa conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa.

Segundo o levantamento, Pernambuco registrou 351 notificações em 2014 e, em 2024, esse número chegou a 2.152 casos. O estado ocupa a oitava posição do país em números absolutos de notificações, atrás apenas de unidades federativas mais populosas, como São Paulo (7.328), Paraná (3.418), Rio de Janeiro (3.267) e Minas Gerais (2.674).

Quando analisada a taxa por 100 mil habitantes, indicador que permite comparações mais precisas entre estados com populações diferentes, Pernambuco registrou 151,4 notificações para cada 100 mil habitantes em 2024. O índice é 71% superior à média brasileira, que ficou em 88,4 casos por 100 mil habitantes.

Em 2024, Pernambuco apresentou a quinta maior taxa de notificações de violência interpessoal contra idosos entre as unidades da federação. Ficou atrás apenas de Mato Grosso do Sul (310,5), Tocantins (202,5), Paraná (172,1) e Espírito Santo (159,9).

Em 2014, a taxa estadual era de 33 notificações por 100 mil habitantes. Dez anos depois, chegou a 151,4, um crescimento de 358,8%. O aumento foi quase três vezes superior ao observado no Brasil, onde a taxa passou de 38,6 para 88,4 notificações por 100 mil habitantes no mesmo período, alta de 129%.

Mesmo em comparação com os últimos cinco anos, Pernambuco manteve tendência de crescimento. Entre 2019 e 2024, a taxa aumentou 37,6%, enquanto o número absoluto de notificações cresceu 47,7%.

Entre 2023 e 2024, o estado registrou nova alta, ainda que mais moderada, com os casos passando de 1.993 para 2.152, representando um aumento de 8%. A taxa por 100 mil habitantes subiu 4,2% no período.

Cenário nacional

Os dados do Atlas mostram que a violência não letal contra idosos vem crescendo em todo o país. O número de notificações passou de 9.223 em 2014 para 30.097 em 2024, crescimento de 226,3%.

A taxa nacional também mais que dobrou no período, saindo de 38,6 para 88,4 notificações por 100 mil habitantes.

Em contrapartida, o levantamento aponta uma redução dos homicídios de idosos. Entre 2014 e 2024, o número de assassinatos de pessoas com mais de 60 anos caiu 13,3% no Brasil, enquanto a taxa de homicídios diminuiu 39,2%, reflexo também do crescimento acelerado da população idosa.

Em 2024, o país registrou 2.007 homicídios de idosos, com taxa de 5,9 mortes por 100 mil habitantes nessa faixa etária.

A campanha do Junho Violeta foi criada para conscientizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como agressões físicas, psicológicas, patrimoniais, negligência, abandono e violência institucional.

A mobilização é realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Atlas da Violência destaca que o enfrentamento da violência contra idosos exige ações articuladas entre saúde, assistência social, segurança pública e justiça.

Entre as medidas consideradas mais eficazes estão o fortalecimento da rede de proteção prevista no Estatuto da Pessoa Idosa, a ampliação dos canais de denúncia, programas de envelhecimento ativo e iniciativas de acompanhamento familiar e comunitário.


Com Imagem de: Freepik

terça-feira, 16 de junho de 2026

Comércio em Pernambuco cresce 9,4% no acumulado do ano e fica acima da média nacional


Pernambuco registrou a maior alta do comércio varejista ampliado do país nos quatro primeiros meses do ano. De janeiro a abril, o estado cresceu 9,4% no setor e ficou cinco vezes acima da média nacional (1,8%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (16). Entre os setores que impulsionam o resultado estão hipermercados e supermercados com alta acumulada de 56%.

O resultado no ano representa o fortalecimento da atividade econômica pernambucana no setor. Quando comparado abril de 2026 ao mesmo mês do ano passado, o comércio em Pernambuco cresceu 5,4%, chegando a alcançar a terceira maior alta do país.

Outros segmentos que também registraram alta no acumulado do ano foram os de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que cresceu 30,8% no ano. Também registraram alta os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (37,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (29,7%) e móveis (20,2%).

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto, o resultado reforça a confiança dos consumidores e investidores na economia do estado. “Pernambuco vive um momento de forte dinamismo econômico. Liderar o crescimento do comércio no Brasil mostra que as políticas de estímulo ao ambiente de negócios, geração de emprego e atração de investimentos estão produzindo resultados concretos”, destacou.

Pernambuco registrou ainda posição de destaque em relação ao cenário nacional no volume de vendas. Enquanto o Brasil registrou recuo de 0,7% no volume na passagem de março para abril, considerando o ajuste sazonal, o estado cresceu 0,3%, um dos melhores resultados do país.

Abertura de empresas

O estado também alcançou bons resultados na dinâmica de geração de empresas. Em abril, o estado registrou a abertura de 13.799 empresas, o quarto maior número da série histórica iniciada em 2010, além do saldo positivo de 6.067 novas empresas, resultado da diferença entre empresas abertas e fechadas.


Com Imagem de: Allan Torres/SDEC

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Shows de Rubieno Catanha e Elga Nunes, lotam o palhoção do povo na 2ª noite da festa junina 2026, em Xucuru


A segunda noite do São João de Xucuru, lotou as dependências do palhoção do povo, a casa dos festejos juninos da localidade, com grande quantidade de forrozeiros de toda uma região, em clima de muita alegria e diversão. vivenciando a festividade e prestigiando o forró e a cultura popular.

Mesmo sem a vitória esperada da seleção brasileira, na primeira partida na copa do mundo, que ficou no empate em 1x1, a segunda noite de atrações não deixou ninguém parado, a galera curtiu e dançou bastante com o coco de roda raiz do Sítio Palha, mais a participação de Zefinha Bernardo do Mimoso, com suas dançarinas"baianas" numa valorização da cultura popular da nossa gente.

Depois foi a vez do sanfoneiro Rubieno Catanha, que tem raízes familiares na localidade, atual vice-prefeito de Brejo da Madre de Deus, com muito forró no salão, trazendo o autêntico forró pé de serra e o tradicional e típico arrasta pé, no mais animado clima junino, colocando todo mundo pra dançar.

Para completar a segunda noite de shows e atrações da festa junina 2026, em Xucuru, no palhoção do povo, a casa do forró, teve todo o charme da cantora caruaruense Elga Nunes, que encantou o público com aquele forró romântico das antigas, além de sucessos do arrocha e o melhor do brega romântico, com distribuição de alguns copos personalizados no clima da copa 2026, para as mulheres presentes na festa. A polícia militar do 15º BPM de Belo Jardim, esteve presente, para as pessoas se divertirem tranquilas, pois participa gente de todas as idades.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo da prefeitura de Belo Jardim, um dos colaboradores, junto à secretaria, da festa junina 2026 de Xucuru. que ainda conta com a organização da prefeitura de Belo Jardim, prefeito Gilvandro Estrela, com o apoio total do vereador Claudemir Paulino, representante e líder de Xucuru.






Matéria da Redação do Blog

Com Imagens de: Blog de Xucuru Imagens

sábado, 13 de junho de 2026

Ministério da Saúde libera R$ 47,4 milhões para obras e equipamentos do SUS em Pernambuco


O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a liberação de R$ 47,4 milhões para investimentos na rede pública de saúde em Pernambuco. Os recursos serão destinados à construção de novas unidades de saúde, aquisição de equipamentos hospitalares e ressarcimento de obras concluídas por municípios do estado.

Do total, R$ 27,3 milhões serão aplicados no início de dez obras previstas no Novo PAC Saúde. Os investimentos incluem a construção de oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos municípios de Camaragibe, Escada, Frei Miguelinho, Pedra, São Caetano, Timbaúba, Vitória de Santo Antão e Recife, além de um Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Garanhuns, e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em João Alfredo.

Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco passa a contar com 203 obras da área da saúde que já receberam ordem de serviço desde o lançamento do Novo PAC. Uma Unidade Básica de Saúde foi inaugurada nesta sexta-feira em Abreu e Lima.

O estado também receberá dez conjuntos de equipamentos voltados à realização de procedimentos especializados. Serão sete kits para cirurgias gerais destinados aos municípios de Afogados da Ingazeira, Moreno, Olinda, Petrolina e Recife, além de três conjuntos para cirurgias oftalmológicas em Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. O investimento previsto é de R$ 15,3 milhões.

Além disso, Recife será contemplado com um tomógrafo, equipamento avaliado em R$ 2,1 milhões.

Outra parte dos recursos será destinada ao ressarcimento de despesas realizadas por municípios que concluíram obras no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Saúde. Pernambuco terá 11 empreendimentos contemplados, localizados nos municípios de Calçado, Feira Nova, Ouricuri, Palmares, Sertânia, Canhotinho, Cumaru, Limoeiro e Terezinha. As obras incluem Unidades Básicas de Saúde e Academias da Saúde que já estão em funcionamento.

Em todo o país, o Ministério da Saúde informou a liberação de R$ 577,2 milhões para obras e ações de infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão destinados a 393 empreendimentos, entre novas construções e ressarcimento de obras concluídas.


Com Imagem do: Ministério da Saúde

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Produção de automóveis acumula 7,1% de aumento em relação a 2025


A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os dados de produção e vendas para o mês de maio. Foram fabricados 253,5 mil veículos e emplacados 274,7 mil. O único segmento que não apresentou alta foi o de caminhões e ônibus, para o qual há expectativa de aumento de vendas com os subsídios do programa Move Brasil 2.

Segundo a entidade, o índice representa alta de 15,2% quando comparado com o mês de maio de 2025 e foi o melhor resultado para um mês desde 2019. Com 1,1 milhão de unidades produzidas, se registrou também uma alta de 7,1% sobre os cinco primeiros meses de 2025. 

"A força desse ritmo produtivo vem da alta nas vendas de automóveis (+21,5%), o que inclui o bom desempenho dos carros de entrada com o programa Carro Sustentável. Comerciais leves, como picapes, vans e furgões, também vêm crescendo (+7,7%), enquanto os caminhões (-15,1%) e os ônibus (-16,3%) ainda estão em queda", indicou a análise do setor.

O aumento dos preços globais de combustíveis tem se apresentado como um fator econômico preocupante, pois aumentam os custos de produção e acumulam na ponta da cadeia, nos consumidores, pressionando a inflação e o ritmo da queda de juros por parte do Banco Central, avaliou a Anfavea.

Vendas tiveram ritmo semelhante
O mês de maio teve a melhor média diária de vendas desde dezembro de 2014, com 13,7 mil autoveículos (soma de leves e pesados) vendidos por dia. Os emplacamentos totais em maio foram de 274,7 mil unidades, 21,7% a mais do que o vendido em maio do ano passado. O acumulado das vendas também superou o marco simbólico de 1 milhão de unidades um mês antes de 2025, com 1.148,2 mil unidades, crescimento acumulado de 16,4%.

Os fabricantes apontaram a alta das vendas dos veículos eletrificados (elétricos, híbridos e híbridos plug-in) como uma parcela relevante desse resultado positivo. A participação do segmento passou de 10,6% em junho de 2025 para 19,5% em maio. Foi o mês com maior venda de elétricos puros, chegando a 21 mil unidades, enquanto a soma dos híbridos vendidos foi 30,7 mil. 

Exportações em queda, importações em alta
As vendas para o exterior em 2026 têm tido queda expressiva, principalmente para os parceiros da América do Sul. O principal parceiro continua sendo a Argentina, que comprou 89,6 mil unidades, recuo de 33,3%. Os mexicanos compraram 31,6 mil unidades, recuo de 0,5% e os colombianos 17,7 mil, aumento de 14,5%. As vendas também caíram para o Chile (-19,6%) e para o Uruguai (-34,5%), parceiros que compraram menos de 10 mil veículos cada.

O principal fornecedor de veículos para o mercado brasileiro em 2026 passou a ser a China, de quem importamos 108,4 mil unidades entre janeiro e maio, alta de 86,6%. Os modelos argentinos recuaram, 16,8%, com um total 71,3 mil. As vendas de importados em maio foram de 55 mil unidades, totalizando 223 mil nos cinco primeiros meses, elevação de 17,4%, mais que o dobro da venda de nacionais. 


Com Imagem de: Reuters/Washington/Proibida Reprodução

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Conab: produção de grãos pode chegar a 358,6 milhões de toneladas


A produção brasileira de grãos tem previsão de chegar a 358,6 milhões de toneladas na safra 2025/26. Caso o resultado se confirme, o Brasil baterá novo recorde, com uma alta de 1,8% na comparação com a safra anterior. O percentual corresponde a um aumento de 6,4 milhões de toneladas, ante ao ciclo 2024/25.

A previsão consta do 9º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26, divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a entidade, ele se deve ao aumento na área cultivada, estimada em 83,5 milhões de hectares, aliado às condições climáticas favoráveis.

Com isso, a produtividade média nacional deverá ficar em 4.295 quilos por hectare.

Soja e milho
“Dentre as culturas cultivadas, a soja se destaca por apresentar incremento de 8,8 milhões de toneladas em relação ao volume obtido na safra anterior. Com a colheita praticamente finalizada, a produção no ciclo 2025/26 está estimada em 180,3 milhões de toneladas”, detalhou a Companhia.

O resultado, acrescenta, reflete o crescimento da área destinada para a oleaginosa, aliado ao bom pacote tecnológico e condições climáticas favoráveis na atual safra.

Já o milho cultivado na 2ª safra tem uma estimativa de produção total de 140,5 milhões de toneladas, somando as três safras.

A colheita da primeira safra abrange 87,7% da área, devendo ter como resultado um total de 29,3 milhões de toneladas a serem colhidas – aumento de 17,7% em relação ao mesmo período da temporada 2024/25.

“Além da maior área destinada ao grão no atual ciclo, a produtividade também apresenta incremento de 7,6%, estimada em 7.110 quilos por hectare, estabelecendo um novo recorde na série histórica da Companhia na primeira safra do grão”, informou a Conab.

A colheita da segunda safra ainda está em sua fase inicial. A expectativa é que chegue a um total de 107,9 milhões de toneladas produzidas. Quanto à terceira safra, em fase de plantio prestes a ser encerrada, é esperada uma colheita de 3,3 milhões de toneladas.

Algodão
De acordo com o levantamento, a produção de pluma de algodão (segunda safra) deve ficar em cerca de 4 milhões de toneladas. Se confirmada, a projeção representa uma queda de 2,5% na comparação com a safra de 2024/25. Segundo a Conab, o resultado se deve à diminuição da área semeada.

“No caso do sorgo, que registra a quinta maior produção entre os grãos analisados pela Companhia, a colheita está estimada em 7,62 milhões de toneladas, incremento de 1,5 milhão de toneladas quando comparado com o volume obtido na safra passada, representando uma alta de 24,9%”, acrescentou.

Arroz e feijão
Com a colheita praticamente finalizada, o arroz deve registrar uma produção de 11,1 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 13,2% na comparação com o volume obtido na safra anterior.

“A queda é reflexo de uma menor área destinada para a cultura diante das condições mercadológicas do cereal”, justificou a Conab.

Projeção de queda também na produção de feijão. A Conab estima um total de 3 milhões de toneladas a serem colhidas ao final das três safras do grão – volume que representa uma “ligeira queda de 0,5% em relação ao resultado obtido na temporada passada”.

Segundo a Conab, o abastecimento do mercado interno está garantido, mesmo com a expectativa de menor produção para os dois alimentos.

Trigo
Já a área destinada à produção de trigo deve apresentar queda na produção, uma vez que a área destinada ao plantio será menor do que a da safra anterior. Atualmente, esta cultura abrange apenas 45,3% do total de área prevista.

As expectativas são de que, ao final do ciclo, sejam produzidas cerca de 6,3 milhões de toneladas do cereal.


Com Imagem de: CNA/WENDERSON ARAUJO/TRILUX

quarta-feira, 10 de junho de 2026

MPPE investiga denúncia de falta de EPIs e assédio moral contra gari da Prefeitura de Sanharó


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para apurar denúncias de assédio moral, perseguição e irregularidades nas condições de trabalho envolvendo um gari da Prefeitura de Sanharó, no Agreste do Estado. De acordo com a notícia de fato que ensejou o procedimento, o servidor teria sofrido lesões dermatológicas após ser obrigado a trabalhar sem Equipamentos de Proteção de Individual (EPI’s).

O inquérito foi instaurado no dia 29 de maio, pela Promotoria de Justiça do município. Segundo a portaria de abertura do processo, o servidor denunciou suposta perseguição e assédio moral por parte de seu chefe imediato.

Entre as situações relatadas estariam a imposição de carga horária considerada abusiva, trabalho em feriados sem a devida contraprestação legal, encaminhamento para frentes de serviço distantes sem oferta de transporte e ameaças à integridade física do trabalho. Ele relatou ter ouvido do chefe que “se não pode demitir, então vai machucar”.

Segundo o MPPE, um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), emitido no dia 8 de março deste ano por clínica especializada em medicina do trabalho, confirmou que o servidor sofreu acidente laboral prévio em junho de 2025 por ausência de EPIs. A perícia também registrou a presença de “processo descamativo/cicatricial em punhos” decorrente de contato com material contaminado.

A perícia ainda aponta, segundo o MPPE, que o servidor, apesar de apto, possui “gravíssimo” histórico clínico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC) transitório e uso regular de medicação psicotrópica controlada (Clonazepam). O médico responsável pelo exame chegou a recomendar acompanhamento especializado urgente nas áreas de dermatologia e cardiologia.

Ao instaurar o inquérito civil, o MPPE requisitou que a Secretaria de Obras de Sanharó, onde o gari está lotado, comprove, em até dez dias, o fornecimento de equipamentos de proteção ao funcionário, incluindo luvas impermeáveis, fardamento com proteção contra radiação solar e botas adequadas. O órgão também solicitou o remanejamento das atividades do servidor para rotas que não exijam esforço cardiovascular excessivo com exposição ao sol sem transporte, além do agendamento prioritário de consultas com dermatologista e cardiologista.

O trabalhador também será notificado para prestar depoimento junto à promotoria municipal, podendo indicar até duas testemunhas para colaborar com as investigações de assédio. Por fim, o MPPE requisitou a folha de ponto integral do servidor referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2026, para conferir os descontos efetuados por faltas e a jornada efetivamente cumprida.

Chefia não foi afastada

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a Prefeitura de Sanharó disse, por meio de nota, “que a situação decorre de denúncia de caráter pessoal e não institucional”. A gestão ressaltou que o procedimento ainda está em fase de inquérito, “estando os fatos sob análise das autoridades competentes, motivo pelo qual a Administração acompanha a apuração e aguarda sua conclusão”.

A prefeitura confirmou que, por hora, tanto o gari quanto seu chefe seguem exercendo suas atividades normalmente. Segundo a gestão, a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários aos servidores da limpeza urbana é realizada de forma regular.

“As situações mencionadas na denúncia referem-se a orientações administrativas relacionadas ao funcionamento regular do serviço público, incluindo cumprimento de horário, observância das determinações da chefia, utilização adequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), guarda de ferramentas de trabalho e execução das atividades conforme a rotina estabelecida pelo setor. Essas orientações fazem parte das atribuições normais de gestão e fiscalização dos serviços públicos e estão inseridas no exercício legítimo do poder hierárquico da Administração”, completa o posicionamento da gestão municipal.


Com Imagem de: Reprodução/Google Street View

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More