RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Caruaru espera receber 3,5 milhões de pessoas no São João


Com o título de Capital do Forró, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, distante 130 km do Recife, ultrapassou as barreiras e transformou o São João num festival musical que agrada todos os tipos de público. Este ano, com 72 dias de festa, a cidade vai ser cenário para mais de 1200 atrações que vão se apresentar para um público estimado em cerca de 3,5 milhões de pessoas em 27 polos de animação.

Festa de São João
No principal palco da festa, o Pátio do Forró – como é mais conhecido, mais de 60 atrações animam um público estimado em 80 mil pessoas por noite. Para começar, neste sábado (1º), o Pátio abre espaço para o baiano Carlinhos Brown junto ao Maestro Mozart e uma orquestra de pífanos. Além deles, Flávio José, Jorge de Altinho e o vaqueiro Mano Walter. Mais 11 polos são responsáveis por animar os forrozeiros com mais de 50 atrações para crianças, adultos, idosos e famílias. 

No entanto, nem só de forró vive o São João de Caruaru. Isso porque a festa se destaca pela diversidade musical – e cultural. A festa, porém, abre espaço para o jazz, coco, noite cristã e para religiões de matrizes africanas. Além disso, há espaço para sonoridades indígenas, samba, rock, teatro e dança. 

Gastronomia
Em Caruaru, a gastronomia é mais um atrativo. Além da culinária típica, cuja base é o milho e, a partir dele, diversas iguarias como canjica, pamonha e munguzá, o Festival Gastronômico Conheça Caruaru é um convite aos visitantes para conhecer pratos regionais oferecidos em 35 estabelecimentos do município. O festival, porém, será realizado entre 1º de junho e 31 de julho.

Economia
Com um investimento em torno de R$ 40 milhões e uma movimentação econômica estimada em R$ 650 milhões, os festejos de São João garantem não só alegria e atrações culturais, mas também renda e emprego. A estimativa é de que 15 mil postos de trabalho sejam gerados. “A cidade toda passa o ano na expectativa para esse momento. Muitas famílias que comercializam no São João vivem o ano todo dessa renda. É um momento muito importante para a economia de toda a região”, explica o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. 

Até 29 de junho, o São João de Caruaru vai ser palco para atrações como Roupa Nova, Joelma, Raça Negra, Luan Santana, Flávio José, Mano Walter, Blitz, Paulo Miklos, Henrique e Juliano, Ivete Sangalo e, pela primeira vez, uma atração internacional, o grupo Double You.  

Crédito da Imagem: Isac Nóbrega/PR

Caruaru e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, se destacam com geração de empregos no interior


Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as cidades de Caruaru e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, se destacaram no mês de abril com a geração de novos postos de trabalho pelo segundo mês consecutivo. Caruaru teve um saldo de positivo de 841 novas vagas e Garanhuns gerou 75 novos postos de trabalho.

Em Caruaru, os setores que mais tiveram destaques foram os de serviços e o comércio, com a criação de 533 e 208 postos, respectivamente. Em 2024, o município contabiliza 1.279 postos de empregos formais, ficando em terceiro lugar. Já Garanhuns ganha destaque por ser a segunda cidade com mais empregos gerados no ano, com 2.211 vagas, ficando atrás apenas de Recife, com 8.885 vagas.

Dentre dez maiores municípios do estado, Jaboatão aparece na quarta colocação com 991 vagas, Olinda está na quinta com 651 vagas abertas e Petrolina, sexta colocada, com 558. Apesar dos bons resultados das duas cidades do interior, o estado de Pernambuco fechou o mês de abril no negativo, com a perda de 1.103 postos de trabalho.

Crédito da Imagem: Divulgação

Festa religiosa de Corpus Christi reúne fiéis em várias cidades do Brasil


Os tapetes de Corpus Christi, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile, centro da cidade do Rio de Janeiro, são uma tradição que reúne fiéis de paróquias e movimentos religiosos de vários bairros da capital. Eles chegaram no fim da madrugada para começar a confecção e, por volta de 12h, estavam concluindo o trabalho em 50 tapetes com diversos motivos relacionados a temas religiosos da Igreja Católica. Em geral, eles são feitos com o uso de sal grosso, serragem, borra de café e colorantes.

União religiosa
Na sequência, um grupo do Instituto Religare, composto por representantes de 28 religiões, preparou um tapete para simbolizar a união. “Para que as pessoas vejam que a gente se respeita entre nós, aprendam um pouco sobre a história de cada um e, principalmente, se tenha paz entre as religiões. É muito necessário, não aqui só, mas no mundo inteiro”, defendeu Luzia Lacerda, presidente do Instituto, lembrando que é o quinto ano que o grupo participa da confecção de tapete para a procissão de Corpus Christi, na capital fluminense.

Recorde
Em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, os fiéis mais uma vez fizeram o maior tapete do estado. Com dois quilômetros de extensão, já foi recorde na América Latina, lugar ocupado atualmente por Curitiba. “A gente vê muita alegria do povo que vem para preparar, organizar e deixar bem bonito aqui, celebrando Jesus Cristo”, comentou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, dom Geraldo de Paula em entrevista à Agência Brasil. A arquidiocese é composta de 14 cidades, entre elas, São Gonçalo e Cabo Frio.

Cristo Redentor
No Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, o arcebispo da Rio, dom Orani Tempesta, participou às 7h da manhã, da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, abrindo a Semana do Meio Ambiente. Aos pés da imagem do Cristo Redentor foi confeccionado um tapete sustentável, feito por jovens. Preparado com borra de café, serragem, casca de ovo e sal colorido, apresentou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), as Obras de Misericórdia, e uma imagem de Nossa Senhora, Rainha da Ecologia. No fim da celebração, os materiais foram levados para compostagem, processo de decomposição de materiais orgânicos que resulta em adubo.

No Rio, a programação da celebração religiosa tem ainda a encenação do espetáculo Auto do Corpo de Deus ao lado da Catedral Metropolitana de São Sebastião e a tradicional procissão de Corpus Christi.

São Paulo
A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi, em São Paulo, reuniu fiéis, religiosos, diáconos e padres em frente à Catedral da Sé, na Praça da Sé, na manhã desta quinta-feira. A missa campal foi celebrada pelo cardeal Odilo Pedro Scherer e concelebrada pelos bispos auxiliares de São Paulo.

Dom Odilo afirmou que aquele era um momento de grande unidade e de comunhão da Arquidiocese em torno de Jesus Cristo na eucaristia, e lembrou dos mais necessitados. “Agradeçamos no dia de hoje, de modo particular, por todos os benefícios recebidos, e a Jesus na Eucaristia; apresentemos as necessidades dos nossos irmãos, sobretudo dos que mais sofrem: os pobres, doentes e pessoas que têm dificuldades na vida”, manifestou o cardeal, em texto publicado no site da Arquidiocese.

Ainda no estado de São Paulo, a solenidade de Corpus Christi também é tradicional na cidade de Santana do Parnaíba.  Desde 1961 é celebrada com a confecção de 60 tapetes por onde passa a procissão. A produção do tapete começa antes da quinta-feira. Ele se estende por aproximadamente 850 metros de extensão, e são usados materiais como argila, casca de ovo, farinha de trigo, pipoca, pó de café, entre outros.

Brasília
Como tradicionalmente ocorre há 46 anos, a Esplanada dos Ministérios foi o local escolhido para a solenidade religiosa de Corpus Christi, em Brasília. Atendendo a um pedido do cardeal arcebispo da Capital Federal, dom Paulo Cezar Costa, para que que os fiéis levam alimentos não perecíveis, que serão encaminhados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Essa é uma maneira de sermos solidários com aqueles que estão necessitando da nossa ajuda”, disse o cardeal.

Conforme a arquidiocese, as atividades começaram por volta das 6h de hoje, com a montagem do tapete de 125 metros no gramado central. A montagem reuniu aproximadamente 600 pessoas integrantes de diversos movimentos, pastorais e serviços da arquidiocese.

A tradição dos tapetes
Dom Geraldo de Paula, da Arquidiocese de Niterói, contou que foram os portugueses que trouxeram a confecção dos tapetes para o Brasil como forma de evangelização. “Eles trouxeram essa tradição, esse costume de enfeitar as ruas neste dia da solenidade do Corpo de Deus. Esse momento que temos de montar os tapetes é muito interessante porque é um espaço para todos, desde crianças até idosos. Isso acaba atraindo mais pessoas porque veem ali como um lugar aberto onde as pessoas podem colocar a sua criatividade. É um espaço abençoado de com vivência”, disse.

Celebração
De acordo com a Arquidiocese do Rio, a solenidade ocorre sempre na quinta-feira após a festa religiosa da Santíssima Trindade e atende a uma recomendação do Código do Direito Canônico, no qual pede à comunidade diocesana para “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”. Segundo dom Orani Tempesta, nesse dia a Igreja celebra a presença de Cristo na eucaristia para lembrar a morte e ressurreição do Senhor.

“É uma maneira também de dizermos ao mundo que não estamos sozinhos, Cristo está conosco e queremos que a presença dele transforme as nossas vidas, a nossa sociedade para que cada vez mais sejamos mais justos, mais humanos e mais fraternos”, disse o cardeal em áudio encaminhado à Agência Brasil pela Arquidiocese.

A celebração começou em 11 de agosto de 1264 com o papa Urbano IV. Mas a origem do evento religioso é no ano de 1247, em Liège, na Bélgica. Conforme a arquidiocese de São Paulo, na época, “surgiu um movimento eucarístico com a finalidade de propagar a fé católica na presença real de Cristo nas espécies eucarísticas”.

“Naquela ocasião, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas da cidade. Anos depois, essa celebração se tornou nacional e, em 1313, o papa Clemente V a estabeleceu como uma festa de caráter mundial”, diz o texto publicado no site da arquidiocese.

Crédito da Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

quinta-feira, 30 de maio de 2024

PE tem aumento de 531,2% casos prováveis de dengue em relação a 2023


A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (29/05), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 21, que abrange os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 25/05/2024.

O novo levantamento aponta 25.974 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado.

“Observamos um aumento em comparação à última semana, ainda sim, Pernambuco segue em tendência de queda. Os números sobem por conta dos dados represados de semanas anteriores que só são notificados no sistema posteriormente e, agora, as Vigilâncias municipais estão conseguindo regularizar”, ressalta o diretor geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra.

Casos prováveis de dengue
O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 531,2% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, 4.126 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo 84 casos graves e 4 óbitos confirmados.

Mortes
De acordo com o monitoramento epidemiológico, 20 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 29 estão em investigação. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.

No boletim desta semana, os dados apontam que 57 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 71 localidades apresentam incidência média e 56 municípios aparecem com alta incidência de casos.

O Boletim 21 também mostra o cenário de notificações nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cinco regionais estão em alta incidência (I, V, VII, X e XII), e sete regionais de saúde encontram-se em média incidência (II, III, IV, VI,VIII, IX, XI).

OUTRAS ARBOVIROSES
O boletim 21 traz, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika. Foram notificados 3.922 casos prováveis de Chikungunya, com 548 casos confirmados. Já para Zika, foram notificados 266 casos, mas sem confirmação até o momento.

Crédito da Imagem: Andre Borges/Agência Brasília

Jovem é preso suspeito de produzir vídeos de pornografia com bebês


Um homem, de 19 anos, chamado Pedro Henrique Morais dos Santos Moura, foi preso na última terça-feira (28/5), em São Paulo, suspeito de armazenar e produzir conteúdos pedófilos. Nos vídeos, de acordo com a investigação, é possível perceber a participação do jovem em cenas com abusos contra bebês.

Em entrevista à TV Bandeirantes, a diretora do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, afirmou que o fato de o suspeito ter 1,93m de altura possibilitou que as autoridades identificassem Pedro como um dos participantes de alguns dos vídeos armazenados que explicitam a pedofilia.

Ainda de acordo a diretora, o homem fazia parte de uma quadrilha que se comunicava por meio de um aplicativo de relacionamento online. Por lá, o grupo distribuía o conteúdo criminoso.

Agentes da 4° Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia identificaram outros envolvidos e foram pedidas as prisões dos suspeitos.

Com o homem preso esta semana foram apreendidos um celular e um computador que armazenava vídeos e fotos com crianças em situação de pedofilia. Durante as investigações ficou comprovado que Pedro baixava os vídeos pela internet e os guardava.

Agora a polícia investiga como os envolvidos tinham acesso aos bebês. Ivalda Aleixo, à TV Bandeirantes, revelou que creches e maternidades são investigadas.

Crédito da Imagem: Reprodução/ TV Bandeirantes

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Ministério Público de PE marca audiência para discutir falta de medicamentos e superlotação em hospitais públicos


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) anunciou que no dia 11 de junho, a partir das 13h, haverá uma audiência pública para discutir a falta de medicamentos, insumos e materiais, superlotação nas unidades de saúde e às filas de espera para cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nos hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães.

O objetivo da audiência é retomar uma reunião que aconteceu no dia 4 de março. 

Nela, a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) garantiu que neste novo encontro, apresentará o desenho das redes junto ao perfil dos pacientes que serão atendidos em cada uma das unidades de saúde. 

A Secretaria também se comprometeu em mostrar um cronograma para início de obras e reformas dos hospitais, além de previsão de abertura de novos leitos de retaguarda nas especialidades de Neurologia, Cardiologia, Urologia, Vascular e Ortopedia.

A audiência será realizada no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), no bairro de Santo Antônio, no Recife. 

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do formulário já disponível em: https://forms.gle/a1coCgNusVxZS4op7 ou, presencialmente, no dia do evento.

Crédito da Imagem: Reprodução/Google Street View

Recife se torna a 6ª capital nacional com maior taxa de crianças alfabetizadas


A capital pernambucana é a sexta no país com as maiores taxas de alfabetização, ficando inclusive, acima da média nacional, que é de 56%.  Os números foram divulgados, nesta terça-feira (28), pela Prefeitura do Recife (PCR), destacando que a cidade superou o índice geral do Estado, que foi de 59%.

No ano passado, o Recife alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

Segundo a gestão municipal, em apenas dois anos, a capital pernambucana saltou 15 posições no ranking de crianças alfabetizadas, segundo os resultados divulgados pelo MEC, em que o Recife saiu do 21º lugar, em 2021, para a 6ª colocação, em 2023.

De acordo com a prefeitura, isso significa que mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública municipal estão alfabetizadas até os sete anos de idade. 

Os dados foram extraídos pelo Ministério da Educação (MEC), e foram apresentados em evento, nesta terça-feira, em Brasília, fazendo parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal.

"Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal. E agora já estamos colhendo os resultados concretos de um trabalho contínuo, feito com muito compromisso público e amor por todos os nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais dessa área. A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível", destacou o prefeito João Campos, durante solenidade no Palácio do Planalto. 

Sobre o programa Primeiras Letras 

Segundo a gestão municipal, com investimentos na ordem de R$ 20 milhões até 2024, o Programa Primeiras Letras é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.

"Com muita alegria, nós celebramos esse momento histórico para a educação do Recife, com esse grande avanço nos nossos resultados de alfabetização e no crescimento da quantidade de crianças alfabetizadas na cidade do Recife. Queria aproveitar para fazer um grande agradecimento a todas as nossas escolas, a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, enfim, a todos que fazem a educação do Recife por essa conquista, que é uma conquista da nossa educação, mas, acima de tudo, uma conquista das nossas crianças do Recife. E a nossa educação vai seguir avançando", ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

Segundo a prefeitura, o programa Primeira Letras é a maior ação de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife e surgiu para garantir a alfabetização dos estudantes, até os sete anos de idade, e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem destes estudantes. 

Ainda segundo a gestão municipal,  neste mês de maio, a prefeitura ultrapassou a meta de dobrar o número de vagas em creches, chegando a mais de 13,5 mil vagas na rede, um aumento de 110,49% em relação à meta inicial. 

“O que foi feito, até então, em 40 anos na cidade, a atual gestão fez em 4. Construir uma rede de Educação Integral não inclui apenas a educação formal, mas também cuidados essenciais, garantindo o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças. Para chegar nesse resultado, houve cerca de 200 obras ocorrendo de forma simultânea na Secretaria de Educação. Também foram contratados, em um único ato, mais de 1 mil professores para compor a rede, o maior ato da história do Recife”, ressaltou a prefeitura por meio de nota. 

 
Sobre o programa Criança Alfabetizada 

O objetivo principal do programa Criança Alfabetizada é garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano. 

O incentivo conta com um investimento de mais de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos. De acordo com os dados divulgados durante o evento, o índice de alfabetização dos estudantes de escolas públicas brasileiras passou de 36% para 56%, desde 2021, alcançando o número referente ao ano de 2019 (55%).

“Estamos propondo que até o ano de 2030 nós alcancemos o índice de 80% de todas as crianças brasileiras alfabetizadas na idade correta, o que é nobre. Porém, o objetivo final é chegar a 100%. Vamos acompanhar todos os estados e municípios para orientar e discutir as formas de melhorar as coisas que não estão funcionando e também divulgar os pontos positivos para que sirvam de exemplo para o país”, afirmou o presidente Lula durante discurso no evento desta terça-feira (28), em Brasília.  

Além dele, o ministro da Educação, Camilo Santana, discursou durante o evento, em que o titular do MEC destacou que o Governo Federal vem investindo recursos na educação básica no país. 

“Nós sabemos que, em sua maioria, a grande responsabilidade da educação básica fica nas mãos dos municípios e, independente de questões partidárias, políticas e ideológicas, todo o Brasil precisa se unir para trabalhar em conjunto em prol da alfabetização das nossas crianças. Nós observamos avanços importantes e ressalto que o Ministério da Educação nunca olhou tanto para a educação básica - essa realmente é uma prioridade do governo do Presidente Lula. Quero repetir que só podemos construir melhorias para as crianças brasileiras se todos os estados e municípios se unirem”, explicou o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Divulgação/PCR

terça-feira, 28 de maio de 2024

Programa Brasil Digital vai aumentar alcance da TV com mais definição


Os canais de TV digital aberta e gratuita terão o alcance ampliado para cidades onde o serviço ainda não é ofertado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ou pela Câmara dos Deputados. O Programa Brasil Digital, criado nesta terça-feira (28), possibilitará parcerias para a aquisição e implantação de estações de transmissão que terão infraestrutura otimizada e compartilhada.

Iniciado em novembro de 2023 na forma de um projeto-piloto, o programa avançou com a publicação de portaria do Ministério das Comunicações, no Diário Oficial da União, que estabelece as regras para que os contratos de colaboração sejam firmados, e as estações cheguem a 250 municípios onde há pouca oferta de programação. Poderão participar órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta federal, estadual, distrital ou municipal, inclusive empresas públicas, sociedades de economia mista, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Em cada local, apenas uma instituição parceira será selecionada por meio de edital de chamamento público. Os candidatos deverão oferecer o espaço físico para receber a estação, com energia elétrica, conectividade à internet e segurança, além de permitir o compartilhamento do uso, nesse caso, com despesas de manutenção e funcionamento rateadas. Também será necessário firmar acordo com a EBC ou com a Câmara dos Deputados para integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ou a Rede Legislativa.

Infraestruturas já existentes que tenham capacidade ociosa também poderão ser compartilhadas para a ampliação dos canais de televisão digital. Um edital especifico para essa finalidade também será lançado, com a previsão de um estudo de viabilidade técnica para a inclusão de canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital nas localidades com oferta de capacidade ociosa, que será realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Crédito da Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Festa dos motoristas realizada sábado dia 25, mantém tradição em Xucuru em homenagem a São Cristóvão

Matéria Produzida pela Redação do Blog -

Uma tradição de muitos anos, uma promessa, em demonstração de fé, assim é a noite dos motoristas em Xucuru, distrito de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco, realizada no último sábado do mês de maio, anualmente, na localidade, em homenagem a São Cristóvão, padroeiro da categoria, santo esse, que tem seu dia lembrado em julho, mas é vivenciado em maio, nessa localidade, organizado pelo motorista Mauro Dênis, junto com outros amigos da comunidade.

No corrente ano de 2024, a festividade ocorreu neste sábado passado dia 25, com a celebração da santa missa a partir das 19 horas, com o Padre Jailson José, em frente ao salão paroquial da Área Pastoral São Manoel da Paciência, com presenças de vários motorista e motociclistas de Xucuru, e de sítios vizinhos, com a bênção das chaves dos veículos e de seus condutores.

Em seguida, ocorreu a tradicional procissão motorizada, com carros e motocicletas, levando as imagens de São Cristóvão e de Nossa Senhora, em cima de carros, percorrendo as principais vias de Xucuru e Rua da Palha, sendo acompanhada por diversos automóveis e motos, além de várias pessoas, que seguem nos carros para acompanhar a procissão. 


Para completar o evento, ocorreu shows em praça pública com Renan Cruz e Andreza Almeida, como muito forró e piseiro, pra moçada forrozeira se divertir, contando com o apoio da Prefeitura de Belo Jardim e da Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Empreendedorismo.

Crédito das Imagens: Área Pastoral São Manoel

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e lucros da construção civil


O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para aumentar, em 6%, as vendas de unidades residenciais no primeiro trimestre de 2024. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o total de imóveis vendidos passou de 76.794 unidades para 81.376 neste ano. Já o percentual de residências do MCMV no total comercializado passou passou de 33,7% em 2023, para 38,59%.

Nos últimos 12 meses foram vendidas 331.311 unidades, número 3,9% maior que nos 12 meses anteriores, quando foram comercializadas 318.973 unidades. Os dados são da pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais do 1º Trimestre de 2024, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O estudo abrange 220 cidades, incluindo as 27 capitais e as principais regiões metropolitanas do país.

Sinal positivo
“Se em unidades vendidas, nós estamos com 6% a mais, em valores estamos com 12,5% a mais nos últimos 12 meses. Trata-se de um bom sinal para o restante do ano, pois os demais trimestres costumam concentrar mais vendas”, disse o economista Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP) Celso Petrucci ao anunciar os números.

No primeiro trimestre deste ano, foram comercializadas 31.407 unidades do programa MCMV – quase 6 mil unidades a mais do que o resultado (25.882 unidades) observado no primeiro trimestre de 2023.

Petrucci explica que, também na comparação com 2023, o mercado tem respondido positivamente aos “avanços promovidos no MCMV”, apresentando “grande diferença” de resultados em relação ao que vinha acontecendo no primeiro semestre de 2023. Os lançamentos do MCMV cresceram 24,7% (de 21.207 para 26.439 unidades) e as vendas cresceram 21,3%, na mesma base de comparação.

“O aumento das vendas, de fato, foi impulsionado pelo MCMV. Isso mostra que o programa vem respondendo bem desde os avanços de julho de 2023”, disse o economista ao lembrar que essa situação veio após “um período de desencadeamento” do programa, observado antes de 2022.

Até então, a participação do MCMV era de quase 50% no mercado dessas 220 cidades. “Chegou a cair para 31% no segundo trimestre do ano passado, mas as mudanças feitas em julho de 2023 deram resultado, e já vemos uma tendência de estar muito mais próximo de 50% das unidades em lançamento. Estamos voltando aos patamares que tínhamos antes do programa se mostrar desenquadrado e, vamos dizer, atrasado em relação às curvas de subsídio e aos limites operacionais”, acrescentou.

Em julho do ano passado, o governo mudou as regras do programa, aumentando o subsídio para aquisição de imóveis e reduzindo a taxa de juros para famílias de baixa renda, nas faixas 1 e 2 do programa.

O presidente da CBIC, Renato Correia, disse ter recebido muitos retornos positivos de prefeitos e parlamentares, no sentido de ampliar a abrangência ao programa. “Nas conversas que tive com eles, tenho observado acenos no sentido de fortalecer o movimento habitacional do país. É um setor muito importante para várias coisas. Hoje nós estamos com 2,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada na construção civil”, argumentou.

Crédito da Imagem: Divulgação

Famílias pernambucanas participam da 12ª Caminhada de Apoio à Adoção


Para celebrar o Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio, mais de 150 famílias participaram da 12ª Caminhada de Apoio à Adoção, realizada na manhã deste domingo, em Boa Viagem. A ação foi promovida pela Associação Pernambucana dos Grupos de Adoção (Apega), com apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Durante o percurso, que vai da pracinha de Boa Viagem até as imediações do Edifício Acaiaca, as famílias vão levar faixas com mensagens que lembram o direito de toda criança e adolescente à uma família, que “Adoção é amor e não caridade” e “Amor não vem de sangue. Ele nasce do afeto”.  

Segundo o TJPE, todos os anos, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção apoia a iniciativa no intuito de promover a conscientização da sociedade sobre a causa.

As caminhadas de apoio à adoção realizadas em várias cidades do Brasil, destacam a relevância e a necessidade de todas as crianças e adolescentes institucionalizados terem assegurado o direito à convivência familiar e comunitária, que é garantido em Lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição Federal.

O TJPE orienta que as pessoas que decidirem adotar, devem acessar o endereço eletrônico (cnj.jus.br/sna) para fazer um pré-cadastramento. Na sequência é preciso entrar em contato com a Vara da região e se informar sobre os documentos necessários e a capacitação que precisa ser cumprida para protocolar um requerimento para adoção.

Crédito da Imagem: Reprodução/Instagram

sábado, 25 de maio de 2024

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra Covid- 19


Com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde lançou uma nova etapa do Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo é vacinar ao menos 70 milhões de pessoas. 

Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses, representando a primeira remessa da aquisição da vacina Covid-19 atualizada com a variante XBB.1.5, as quais estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto a operadora logística. Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 09 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente. 

O quantitativo de doses da aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas. As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional. 

Vacina XBB 1.5 

O perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5. 

As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população. 

As vacinas COVID-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução. 

Confira o esquema vacinal que foi recomendado o a partir de 1º de janeiro de 2024: 
  • Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação.
  • Dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas.
  • Vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose.
  • A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos.
  • O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença. 
Crédito da Imagem: Myke Sena/MS

Governo autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz


O governo federal autorizou, através de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa sexta-feira (24), a compra de até um milhão de toneladas de arroz estrangeiro com a finalidade de garantir o abastecimento em todo o país, que pode ser afetado pelo fenômeno climático que atinge o Rio Grande do Sul. O estado é responsável pela produção de 70% do arroz consumido no país.

Ao todo, foram liberados R$ 7,2 bilhões para a compra de arroz com o preço tabelado em R$ 4 por quilo. A finalidade é garantir que o cereal chegue diretamente ao consumidor final, assegurando o abastecimento alimentar em todo o território nacional.

A compra autoriza o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a fazer a aquisição.

Venda ao consumidor
O estoque será destinado à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados e hipermercados, além de estabelecimentos comerciais com ampla rede de pontos de venda nas regiões metropolitanas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comemorou a importância da iniciativa. “Esta medida provisória é um passo crucial para garantir a segurança alimentar de todo o povo brasileiro”, avaliou.

O governo gaúcho, entretanto, afirma que a safra de arroz do estado é suficiente para a demanda do país. Segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a safra 2023/2024 de arroz do Rio Grande do Sul deve ficar em torno de 7,1 milhões toneladas, mesmo com as perdas pelas inundações que o Estado sofreu em maio. O número é bem próximo ao registrado na safra anterior, de 7,2 milhões de toneladas. 

“Mesmo considerando as perdas, temos uma safra praticamente idêntica à anterior, o que nos leva a calcular que não haverá desabastecimento de arroz”, argumentou o presidente do Irga, Rodrigo Machado.

Crédito da Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Brasil chega a 3 mil mortes causadas pela dengue em 2024


O Brasil quebrou mais um recorde negativo em relação à dengue. Nesta sexta-feira (24/5), o Ministério da Saúde registrou 3 mil mortes confirmadas pela doença no Brasil em 2024; proporcionalmente, são 150 falecimentos por semana. Ainda há 2,6 mil óbitos em investigação, ou seja, que podem ter sido causados pela infecção.

No mesmo período de 20 semanas do ano passado, o Brasil registrou 867 mortes. Em 2024, nenhum intervalo de sete dias teve menos casos de dengue na comparação com o ano anterior – que, até então, era o recordista em quantidade de infecções.

A quantidade de mortes por dengue em 2024 já se aproxima do número apurado nos últimos três anos recordistas de casos somados. Em 2023, foram 1.179 mortes; em 2022, 1.053; e em 2015, 986 óbitos.

Entre os estados, São Paulo concentra o maior número de mortes (805), seguido por Minas Gerais (519), Paraná (367) e Distrito Federal (365). A capital federal, proporcionalmente, tem o maior índice de casos do país. Nenhum estado do Norte ou do Nordeste teve mais de 10 óbitos confirmados neste ano.

Embora o pico de infecções tenha diminuído desde o fim de abril, a quantidade de casos permanece muito elevada. O Ministério da Saúde já trabalha com a previsão de um novo surto de dengue em novembro. No fim do ano, a população de mosquitos Aedes aegypti deve voltar a encontrar condições climáticas favoráveis para se reproduzir pelo país, especialmente na Região Norte.

Crédito da Imagem: Reprodução

Festa dos motoristas anima o último final de semana de maio, em Xucuru de Belo Jardim

Matéria Produzida pela Redação do Blog -

Comemoração e tradição numa festa em homenagem aos motoristas e motociclistas de Xucuru e da região, em alusão a São Cristóvão, o padroeiro dos condutores, evento este vivenciado no último sábado do mês de maio, anualmente, em Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste do estado de Pernambuco.

Em mais uma edição, a tradicional noite dos motoristas ocorre neste sábado dia 25 de maio de 2024, dentro da programação mariana deste mês, dedicado inteirinho à Nossa Senhora, com a celebração da santa missa, com o Padre Jailson José, no salão paroquial, a partir das 19h, com presença dos motoristas e dos motociclistas, onde ao final, ocorre a bênção das chaves, e depois é realizada a esperada procissão motorizada, com carros e motos circulando com as imagens de Nossa Senhora e de São Cristóvão, pelas principais ruas e vias de Xucuru e Rua da Palha.

Para completar a noite dos motoristas, acontece um grande show em praça pública, com atrações muito esperada pela galera. Trata-se do Renan Cruz e da Andreza Almeida, se apresentarão pela primeira vez na localidade, com a organização de Mauro Dênis, o idealizador da festa dos motoristas, principalmente, da parte religiosa. A festividade está contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e da Prefeitura de Belo Jardim. Venha festejar!

Crédito da Imagem: Arquivo do Blog

Prefeito e vice de Água Preta PE, têm mandatos cassados pelo TSE e ficam inelegíveis


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito do município de Água Preta Noé Magalhães (PSB) e do vice-prefeito Neto Cavalcanti (PSB) nesta quinta-feira (23), por práticas de abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições de 2020. A chapa está inelegível por oito anos.

O afastamento foi decidido por unanimidade pela Corte. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi acionado para que tomem as medidas cabíveis para a realização de uma nova eleição para os cargos.

O recurso no TSE foi apresentado pelo ex-candidato ao pleito, Antônio Marcos de Melo Fragoso Lima (PROS), após o pedido inicial de cassação ter sido rejeitado pelo TRE-PE por falta de “provas robustas” sobre os delitos eleitorais apontados.

Crédito da Imagem: Reprodução

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Secretaria de Saúde confirma os dois primeiros casos de Febre do Oropouche em Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que foram confirmados os dois primeiros casos de Febre do Oropouche em Pernambuco. A virose, que é comum na região Norte e já foi notificada em diversos estados do país, é transmitida por mosquitos e provoca sintomas semelhantes aos da dengue, como dores intensas de cabeça e musculares, além de febre (saiba mais abaixo).

A informação foi divulgada na quarta-feira (22) pelo governo do estado. De acordo com a SES, os pacientes que apresentaram resultado positivo para a doença são um homem de 35 anos e uma mulher, de 45, que moram em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul pernambucana. Eles já se recuperaram da doença, segundo a secretaria.

Para chegar ao diagnóstico, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) analisou amostras coletadas de 10% do total de pessoas que estavam com sintomas de arboviroses e testaram negativo para infecções como dengue, zika e chikungunya. Os kits de testagem foram distribuídos pelo Ministério da Saúde.

A SES informou que vai enviar, nesta quinta-feira (23), equipes de Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde a Rio Formoso para dar continuidade à investigação dos casos e adotar medidas de controle de mosquitos.

A secretaria disse ainda que, para evitar a doença, recomenda que a população siga as seguintes ações de prevenção:
  • Evitar áreas onde há muitos mosquitos;
  • Usar roupas que cubram a maior parte do corpo;
  • Aplicar repelente nas partes mais expostas da pele;
  • Manter a casa e o entorno limpos.
  • A secretaria informou também que, em geral, as pessoas infectadas não apresentam gravidade no quadro e que, após o atendimento ambulatorial, o indicativo é ficar em isolamento durante o período de sintomas e observar se há alguma alteração na sintomatologia.
O que é a Febre do Oropouche
  • Causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense, a Febre do Oropouche é uma arbovirose — termo usado para se referir a doenças transmitidas por mosquitos;
  • O vírus é mantido no sangue desses insetos depois que eles picam uma pessoa ou outro animal infectado, que acaba sendo o vetor da doença;
  • Os sintomas são semelhantes aos da dengue e da chikungunya, como dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, náusea e diarreia, além de febre;
  • A doença é endêmica em áreas florestais no Norte do país, mas, no início do ano, o número de casos começou a crescer naquela região;
  • Em fevereiro, foi registrado o primeiro caso da doença no Rio de Janeiro, num homem de 42 anos que tinha voltado de uma viagem ao Amazonas;
  • Segundo especialistas, a infecção tem dois ciclos de transmissão;
  • No ciclo silvestre, a doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis (conhecido como maruim), enquanto no ciclo urbano, o transmissor é o mosquito Culex quinquefasciatus, chamado de muriçoca ou pernilongo.
Crédito da Imagem: Gato Júnior, da Rede Amazônica

Divulgadas as atrações do São João 2024 em Xucuru, no palhoção do povo

Matéria Produzida pela Redação do Blog -

Com uma tradição de vários anos, cerca de mais de duas décadas, o São João de Xucuru, ocorre no Palhoção do povo, durante quatro noites, trazendo atrações culturais locais e regionais, animando o público forrozeiro, que lota as dependências do espaço, destinado às atrações do evento festivo junino.

Nesse ano de 2024, a festa junina comemora a 24ª edição, com abertura prevista para o dia 08 de junho, se estendendo até ao dia 28 do corrente mês, para a galera forrozar, e dançar à vontade, ao som de muito forró e coco de roda, com
Tendo como homenageados o artista local Nenen dos Reclados e o Radialista e locutor Jota Isaias que, há vários anos, apresenta o evento, entre outros. Confira abaixo as atrações, todas no palhoção do povo:

Abertura Sábado 08 de junho

Coco de Roda do Sítio Palha e Zefinha Bernardo do Mimoso
Lulinha Vaqueiro
Felipe Estilizado

Sábado 15 de junho

Coco de Roda do Sítio Palha e Zefinha Bernardo do Mimoso
Babado de Sanharó
Eduardo Melo

Domingo 23 de junho

Coco de Roda do Sítio Palha e Zefinha Bernardo do Mimoso
Jucirlânio Araújo
Givaldo de Alagoinha e os Bons do Forró

Sexta 28 de Junho Encerramento

Coco de Roda do Sítio Palha e Zefinha Bernardo do Mimoso
Cleiton dos Teclados
Leo Ramos
Forrozão Chicote de Couro

Realização: Toinho de Menininha

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e Prefeitura de Belo Jardim

Crédito da Imagem: Divulgação

Novos temporais devem atingir o RS com ventos de até 100 km/h


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo aviso que preocupa o Rio Grande do Sul, que já atravessa uma tragédia climática e humana desde o início do mês. Segundo o órgão, novas tempestades devem atingir o estado entre esta quarta-feira (22/5) e a manhã de quinta (23/5).

Além de chuvas entre 30 e 60 mm por hora, o instituto prevê que o estado ainda pode ser atingido por ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.

No alerta, o Inmet ainda avalia que os novos temporais podem provocar corte de energia elétrica, queda de árvores e causar ainda mais inundações no estado.

As possíveis chuvas foram classificadas como perigosas e podem afetar o sudoeste, centro e o sudeste do Rio Grande do Sul, além da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Tragédia
Desde o início deste mês, a maior parte do estado da Região Sul está sendo castigada pelas chuvas. A enchente provocou estragos e mortes em diversos municípios gaúchos. Mesmo muitos dias depois do início dos problemas, a água não baixou completamente.

Crédito da Imagem: Marinha do Brasil

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More