RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 28 de janeiro de 2012

ATÉ QUANDO? RECIFE TEM NOVO PROTESTO CONTRA REAJUSTE DE PASSAGENS

Protesto reuniu cerca de 400 pessoas no Centro
do Recife. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Mais um protesto contra o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife ocorreu nesta sexta-feira (27). A reivindicação é feita principalmente por estudantes, que se reuniram em frente ao Ginásio Pernambucano, colégio público localizado na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.

A passeata começou por volta das 15h e reuniu cerca de 400 pessoas, segundo a Polícia Militar. Novamente, elas seguiram pela Avenida Conde da Boa Vista, onde fecharam as duas faixas da via. Na Agamenon Magalhães, ficaram por quase 40 minutos parados no cruzamento com a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, na altura do Derby, parando o trânsito e dividindo opiniões.

Técnica óptica teve que descer do ônibus para não
atrasar compromisso. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
"Eu acho válido o protesto, pois a passagem tá cara, mas não acredito que as coisas vão mudar", disse a auxiliar administrativa Joseane Santos. A técnica óptica Érika Leitão teve que descer do ônibus para tentar chegar ao banco antes do fim do expediente. "Não adianta nada esse barulho, foi só alguns centavos a mais. Eles não vão voltar atrás", comentou.

Esta foi a quarta mobilização desde que o Governo aprovou o reajuste das tarifas em 6,5%, há uma semana. Segundo o comitê formado por estudantes e trabalhadores contra o aumento do preço das passagens, a intenção do protesto é entregar para o Governo do Estado um protocolo sobre as reivindicações.

“As reivindicações não são só de estudantes, mas também de trabalhadores e sociedade civil. Essa discussão é muito mais ampla. Partiremos para fazer diálogo com o povo na rua”, afirmou André Justino, integrante da comissão de comunicação do Comitê Contra o Aumento das Passagens, criado há cerca de um mês.

Segundo Patrick Ramos, membro do Comitê, as passeatas nas ruas vão continuar. "Nós vamos continuar lutando pela revogação do aumento e congelamento do preço da passagem por quatro anos, além de uma melhoria significativa no serviço de transporte urbano. Também queremos que o governador [Eduardo Campos] se retrate sobre a violência empregada pela polícia na repressão inicial dos protestos", falou.

O ator foi pacífico, sem ocorrências policiais, segundo a Polícia Militar. A mobilização foi acompanhada por homens da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhão de Choque e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Um novo protesto está previsto para acontecer na próximas quarta-feira (1º), às 9h.

Reajuste
Protesto é pela revogação do aumento das
passagens de ônibus. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
Na última sexta-feira (20) foi aprovado o índice de reajuste de 6,5% para as passagens de ônibus no Grande Recife. O aumento passou a valer desde domingo (22). Naquele dia, policiais do Batalhão de Choque entraram em confronto com os estudantes que faziam o protesto contra o aumento. Alguns jovens saíram feridos e outros foram detidos e encaminhados para a delegacia. Na segunda-feira (23), a cena se repetiu.

No dia seguinte, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social se reuniu com representantes da manifestação e se comprometeu a investigar os casos de agressão. Advogados dos estudantes que formam o Comitê Contra o Aumento das Passagens de Ônibus vão reunir documentos para entrar com uma representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre a atuação da Polícia Militar nos protestos dos dias 20 e 23 de janeiro.


Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More