RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Em 12 anos, Hospital Pelópidas Silveira soma mais de 140 mil atendimentos em Pernambuco


O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), localizado às margens da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, completa, nesta sexta-feira (08), 12 anos de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. 

Desde a inauguração, em 8 de dezembro de 2011, a unidade de saúde registrou 143,3 mil atendimentos de urgência e emergência; 258,1 mil consultas ambulatoriais; 23 mil cirurgias - entre procedimentos cirúrgicos e de hemodinâmica intervencionista; e mais de 87,5 mil internações. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD/HPS), que atende pacientes egressos do hospital, realizou 6,7 mil atendimentos, incluindo médicos e não-médicos, com a participação da assistência social, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e enfermagem.    

Neste ano, até 30 de novembro, o HPS realizou 29,2 mil atendimentos de urgência e emergência, 24,4 mil consultas ambulatoriais e mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos. Além disso, mais de 10,6 mil pacientes foram internados no serviço, referência em cardiologia, neurologia e neurocirurgia.

"Sabemos que o Hospital Pelópidas Silveira está consolidado na rede pública de saúde como uma das unidades mais especializadas da Rede de Pernambuco. Ao longo de 2023, a unidade participou de iniciativas importantes como o Projeto Lean nas Emergências, alcançando indicadores satisfatórios e garantindo uma série de otimizações no serviço de alta complexidade. Atualmente, o HPS participa de quatro estudos de intervenção clínica promovidos pelo Proadi-SUS", disse a diretora geral do HPS, Adelaide Caldas.

Segundo a gestão, executando metodologias focadas na melhoria dos processos internos e utilizando ferramentas importantes para a otimização do tempo de permanência de pacientes, tanto no serviço de emergência quanto nas enfermarias, o tempo médio de passagem dos pacientes que dão entrada na emergência e precisam ficar internados na unidade, registrou queda de 48%, possibilitando uma maior rotatividade no giro de leitos da emergência. 

Outro tempo também foi reduzido: o 'boarding', ou seja, o tempo entre a decisão médica de internar o paciente e a chegada na enfermaria, na UTI ou até a alta hospitalar, que teve uma diminuição de 62%. Já o tempo médio de permanência dos pacientes internados nas enfermarias, mensurado em dias, também registrou queda de 30%. Este indicador representa a agilidade na gestão de altas das especialidades médicas.
 
Tratamento de AVC

Outro marco foi a redução no tempo para início de tratamento em casos suspeitos de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVEi). A unidade registrou uma redução de 36% no tempo para a realização da tomografia inicial - primeiro passo para confirmar o diagnóstico. Por consequência, diminuiu em 11% o tempo médio total para o início do tratamento, ou seja, para a administração da medicação trombolítica.

Novos espaços

Ao longo de 2023, o HPS inaugurou três espaços importantes na unidade hospitalar. Com o propósito de oferecer mais uma opção de atividades ao ar livre, a unidade inaugurou o Circuito Ativo, espaço que contém um jardim sensorial. O espaço físico, localizado no térreo, visa prestar assistência a pessoas que precisam de reabilitação e necessitam fazer fisioterapia hospitalar, durante os longos períodos de internação.  

A unidade também inaugurou a Sala de Alta Hospitalar, voltada para o acolhimento de pacientes que já estão de alta médica, mas que precisam aguardar, ainda no hospital, a chegada de familiares, parentes ou o transporte de volta para casa. A sala está instalada no térreo do hospital, no mesmo pavimento da emergência, e funciona das 7h às 19h, ao lado do Serviço Social.

Outro ganho foi a Sala de Reunião Clínica para a Residência Médica. O espaço é utilizado semanalmente para promover discussão de casos clínicos atendidos na instituição hospitalar. O novo ambiente, localizado no 4º andar, foi fundamental para o aprimoramento dos diagnósticos e para proporcionar a atualização dos preceptores, médicos assistentes e residentes em Neurologia. 

A unidade também inaugurou diversos pontos do seu Espaço de Convivência, que estão instalados na área externa da unidade e que podem ser frequentados por profissionais e visitantes. Os espaços foram idealizados para ser um ambiente de descanso, relaxamento e integração. Bancos feitos de toras de madeiras servem de apoio para quem quer respirar um ar puro e apreciar a natureza.

Crédito da Imagem: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More