RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 29 de setembro de 2018

Segundo debate, na TV, reúne cinco candidatos a governador de PE; veja propostas

A informação vem do G1 PE -

Cinco candidatos ao governo do estado de Pernambuco participaram, na noite desta sexta-feira (28), de um debate na TV Clube, promovido pela emissora e pelo Portal OP9, no Recife. Mediado pelo jornalista Ciro Guimarães, o debate reuniu Armando Monteiro (PTB), Dani Portela (PSOL), Julio Lossio (Rede), Maurício Rands (Pros) e Paulo Câmara (PSB).

Durante o encontro, os postulantes apresentaram propostas e debateram temas como saúde, educação, transporte e segurança pública.

O debate foi dividido em quatro blocos:

1º bloco: candidatos responderam a perguntas de candidatos;

2º bloco: candidatos responderam a perguntas de candidatos;

3º bloco: candidatos responderam a perguntas de candidatos sobre temas sorteados;

4° bloco: candidatos fizeram considerações finais.
Veja trechos das respostas sobre temas sorteados e considerações finais dos candidatos:

Armando Monteiro
Saúde: "A saúde em Pernambuco vai muito mal. Vinte mil pernambucanos aguardam nas filas para fazer cirurgias, uma cirurgia de hérnia ou de catarata, por exemplo. Os hospitais regionais frequentemente entram em colapso. O de Caruaru, há 10 dias, parou de fazer cirurgias por conta da falta de medicamentos básicos. No Hospital Getúlio Vargas (no Recife), houve uma greve dos médicos residentes por falta de condições mínimas. A questão é o seguinte: não se faz boa saúde sem cuidar dos servidores dessa área. Por outro lado, há questões que precisam ser enfrentadas. Tem umas OSs (organizações sociais) na área de saúde de compadrio, de afilhados, e por essas OSs passam muito dinheiro. É preciso auditá-las, verificar se elas estão verdadeiramente cumprindo [o trabalho e] atendendo o interesse público. Há lugar para as OSs na matriz, mas em Pernambuco tem a OS preferida. Portanto, pelo zelo, pelo cuidado que devemos ter com aplicação dos recursos numa área tão sensível como essa, nós temos que enfrentar essa questão. Eu vou fazer o expresso saúde, [vou] agilizar marcação de consultas de exames e [vou fazer] um grande mutirão com os hospitais privados e filantrópicos para resolver essa questão."

Considerações finais: "Indiscutivelmente, Pernambuco vive um grave retrocesso na segurança, na saúde. Perdeu força no cenário nacional, é campeão de desemprego e virou um grande canteiro de obras paradas. Temos feito um debate de alto nível, mas, infelizmente, nas últimas semanas, fomos vítimas de um ataque sistemático, covarde, que [veio] apoiado em mensagens falsas. Finalmente, em boa hora, a Justiça Eleitoral de Pernambuco pode restabelecer [a questão] ou seja, suspendendo essa veiculação de material falso, e mais do que isso, impondo penalidades e assegurando o direito de resposta. Apesar disso, não nos afastaremos da nossa linha. Vou me dirigir especialmente a você. O atual governador teve a chance dele e o governo foi largamente desaprovado. Eu venho agora, com muita humildade, pedir uma chance a você. Tenho uma vida que eu ofereço, honrada e limpa, [com] uma experiência que pude acumular ao longo do tempo. Vamos juntos, porque nós precisamos mudar, porque se não mudarmos, fica tudo como está."

Dani Portela
Educação: "Sou professora alfabetizadora de adultos desde os 15 anos por entender que isso é uma forma de revolucionar a vida de alguém. Também sou advogada de sindicatos na área da educação, advoguei em mais de 40 municípios, então a educação é um tema que eu conheço. Falar em educação e falar numa parceria do estado com os municípios é falar no modelo de uma educação integral que alcança desde a creche até o ensino médio, uma educação que valorize em todas as etapas a pessoa e o desenvolvimento da pessoa. É falar também na escola sem partido e ser contrário a esse projeto que tenta calar a autonomia dos profissionais da educação. É falar, por exemplo, em cumprir a promessa de dobrar o salário dos professores, mas, quando a gente sabe que isso não é cumprido, a gente tem que partir do pressuposto de valorizar essa carreira, de pagar a correção do piso para todas as faixas da categoria, por isso, a gente tem dito: nenhuma escola pode valer menos, nenhum professor pode valer menos do que o outro. Não é justo que a gente veja uma escola na propaganda e essa não seja a escola que a gente leva o nosso filho."

Considerações finais: "Eu estou cansada desses mesmos palanques, com as velhas oligarquias de alianças incoerentes. Sou a única mulher aqui presente e, apesar de nós termos maioria da população, nós somos minoria nos espaços de poder. Hoje, teria uma outra candidatura aqui, a candidatura de Marília Arraes, que foi rifada em detrimento de uma aliança pela incoerência. Nós temos a força de quem quer mudar. O voto no PSOL e nas nossas candidaturas é um voto na luta, na resistência e no poder popular. Chamamos todas as mulheres para o ato no sábado, no Derby. Nós decidiremos as eleições 2018. E todos os homens que queiram nos acompanhar na luta pela democracia, mulheres de todos os palanques que estão aqui, com certeza estarão lá. Dizendo 'ele não', 'ele nunca.' É em nome dessa força das mulheres que eu venho como candidata. Em nome de Marielle Franco, uma rosa que colheram do nosso jardim. Uma candidatura de uma mulher negra, não apenas uma mulher, mas uma militante. Tiraram uma flor do nosso jardim, mas não vão deter a primavera inteira, e a primavera chegou."

Julio Lossio
Segurança: "Hoje, a polícia está desmoralizada, não por ela, mas porque houve um erro e um equívoco grande, por exemplo, dos salários. Os coronéis estão muito felizes. Cabos e Soldados, muito insatisfeitos. Nós precisamos fazer uma parceria também com as guardas municipais, para que os municípios entrem para o sistema de segurança e tirar o dinheiro de dentro da secretaria. Gente, hoje, em Pernambuco, a secretaria que cuida da segurança consome de 35% a 40% dos recursos. Não dá para dizer que não liga o ar-condicionado, não dá para dizer que está faltando combustível, se o dinheiro está concentrado dentro da secretaria. É preciso valorizar o policial, é preciso agir com mais firmeza. Agora, num estado onde nós temos 150 mil crianças matriculadas no primeiro ano, no segundo ano do ensino fundamental e só terminam no ensino médio 90 mil, são 60 mil jovens que saem do sistema todos os anos. Entre 15 e 25 anos, gente, são 600 mil jovens, a matéria-prima do crime. É preciso investir para manter a nossa criança na escola."

Considerações finais: "Me tiraram de todos os debates, o sistema não tem me permitido falar com você, talvez até me tirarão do próximo, porque eles não querem me ver. Vocês perceberam, aqui se brigou muito, aqui se discutiu muito. No guia eleitoral, ele só brigam. Eu só tenho 10 segundos e eu estou trazendo propostas. Minha gente, eu tive uma história de vida de sucesso na administração privada, que muitos aqui não tiveram. Ou não tiveram experiência ou não tiveram sucesso. Eu tive história na administração pública, porque eu deixei meu município com melhor Ideb entre 20 capitais, melhor do que o do Recife. Recife gasta R$ 10 mil por aluno, a cada ano, nós gastávamos R$ 4 mil, somos muito mais eficientes. Eu fiz o maior programa de creche da história do Brasil, com 10 mil crianças atendidas. Eu fiz o maior programa de habitação da história de Pernambuco, com 15 mil moradias. Eu quero ser governador para cuidar das crianças de zero a seis anos. Eu quero ser governador para proteger o nosso jovem da droga, do homicídio, com capacitação profissional concreta para abrir o primeiro negócio."

Maurício Rands
Mobilidade: "Em primeiro lugar [vou] mudar o modelo de gestão [para que tenha] capacidade de contrair operações financeiras usando os ativos, os bens que o estado tem. Por exemplo, a Copergás é um ativo, o estado de Pernambuco tem 51% das ações da Copergás, e pode dar em garantia para contrair operações de financiamento seja no Banco Mundial seja no Banco Interamericano de Desenvolvimento, ou no setor financeiro de um modo geral, para fazer grandes investimentos para todos os modais. Eu estou começando com uma proposta que é estruturadora para o desenvolvimento, que é a ferrovia que eu vou construir, se tiver a honra de governar Pernambuco, [que vai de] Goiana até o porto de Suape, para transportar passageiros e necessidades todas do Litoral Norte, e para dar escoamento à produção do polo automotivo, do polo cervejeiro, do polo vidreiro, do polo farmacoquímico e no transporte coletivo de massas. Vou fazer grandes investimentos para que a gente complete as estações do BRT, seja o Norte e Sul, seja o Leste e Oeste; para que nós possamos ter VLT, por exemplo, na Avenida Norte; para que nós possamos expandir as linhas do metrô."

Considerações finais: "Não terceirize a sua decisão, não permita que o Ibope ou outro órgão influencie o seu voto. Nós temos aí duas grandes coligações riquíssimas, com candidaturas às vezes até contraditórias entre si, seja nos partidos, seja nos disputantes ao Senado, e essas campanhas riquíssimas, depois, têm custo para o estado. Nós estamos fazendo, inaugurando, uma nova forma de fazer política, com coligações mais programáticas, como a nossa, com campanhas mais simples, campanhas percorrendo os campos, percorrendo os sindicatos, percorrendo as comunidades, dialogando e utilizando os meios digitais, utilizando espaços como esse que a TV Clube, gentilmente, nos proporciona para dialogar com o povo e ver que Pernambuco está insatisfeito. Eu quero ser governador para fazer de Pernambuco um grande canteiro de obras, para trazer desenvolvimento e sobretudo emprego à nossa gente. Eu quero ser governador para que o estado tenha um olhar diferente, que olhe cada pernambucana e cada pernambucano, não para asfixiar no contributo, com burocracia, com descaso, com as práticas do loteamento dos cargos, da velha política."

Paulo Câmara
Habitação: "Já entregamos mais de 11 mil [unidades habitacionais] ao longo desses três anos e nove meses do nosso governo e pretendemos entregar, até o final do ano, mais 3 mil novas moradias. Estamos aguardando a liberação da nossa operação de crédito para a gente poder mais fazer mais 5 mil. Agora, cerca de 20 mil novas unidades habitacionais ainda é pouco diante do déficit habitacional do nosso estado e, por isso, que a gente tem que ter metas mais ousadas para os próximos quatro anos, fazer muita obra em virtude da possibilidade que nós vamos ter, já que Pernambuco já está crescendo o dobro do Brasil, de ter acesso ao crédito, de fazer as parcerias com o governo federal e de buscar, efetivamente, construir pelo menos mais 20 novas mil unidades habitacionais. Isso é um compromisso que a gente vai em frente, porque a gente sabe que não podemos deixar, de maneira nenhuma, de atender as pessoas. Agora, uma grande ação que nosso governo fez e que vai continuar fazendo, também, foi a questão da escritura. Nós entregamos cerca de 40 mil escrituras e pessoas que faziam décadas que já tinham a sua habilitação, mas que não tinha o documento registrado no cartório."

Considerações finais: "Tem dois lados, o lado do povo, ao qual eu pertenço, o lado de Lula, o lado de Miguel Arraes, de Eduardo Campos, e o outro lado o outro lado que tá lá, a turma do Temer, que votou a favor da Reforma Trabalhista, que votou a favor de tirar os direitos dos trabalhadores, que queria vender o Rio São Francisco. Então, eu peço seu apoio para a gente continuar fazer Pernambuco andar para frente. Um Pernambuco que possa continuar melhorar a vida do povo. Vamos fazer as obras que essa crise não deixou. A gente vai fazer um grande pacto pelo emprego, para restabelecer os empregos que essa crise tirou, porque nós estamos prontos. Preparamos Pernambuco, atravessamos essa crise e equilibramos as contas. Estamos colocando os serviços para funcionar e temos muito o que fazer. Nós vamos criar o 13º do Bolsa Família, vamos criar o ProUni, para garantir acesso dos nossos jovens nas universidades, nas faculdades. Vamos também criar o crédito popular, para dar acesso a crédito rápido e barato às pessoas que querem montar o seu pequeno negócio."

Imagem: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More