RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Em Pernambuco, quase 14% das residências têm alto risco de arboviroses


Um boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mostra que os casos de dengue e chikungunya aumentaram em Pernambuco e que 13,9% das residências possuem alto risco de surto das doenças. 

No mesmo levantamento, mostra que a porcentagem de médio risco dos domicílios é de 54,9% e 31,5% considerado baixo.

Quanto aos casos confirmados no número da doença, o boletim mostra que o ano de 2024 segue uma tendência de alta. 

Entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 20 de janeiro de 2024, foram confirmados 35 casos de dengue. 

Já entre os dias 21 e 27 de janeiro foram confirmados 55 casos, ou seja, em uma semana o aumento foi de 20 registros - 57,5% a mais.

No entanto, nenhuma das pessoas diagnosticadas com a doença neste período morreram em decorrência das complicações. 

Apesar dos números de casos de dengue apresentarem aumento, Pernambuco ficou de fora do calendário de vacinação por não atender critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Nesta primeira etapa de imunização, que deve começar em fevereiro deste ano, serão beneficiados moradores de 521 municípios.

No Nordeste, apenas os estados da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba receberão os imunizantes. 

De acordo com nota divulgada pela SES-PE, Pernambuco não foi contemplado com o Plano de Vacinação contra a dengue.

Ainda segundo a administração estadual, o Ministério da Saúde alegou problemas com a "capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório".

Por isso, acrescentou o Governo do Estado, foi "necessário definir critérios para estratégia de vacinação em conjunto com as entidades representantes de estados e municípios".

Ainda de acordo com a SES-PE, para entrar nos critérios do Ministério da Saúde seria preciso atender a alguns pré-requisitos, como municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue.

Sintomas

Na dengue, os sintomas mais comuns são febre alta, dor no corpo, sendo ela, muscular ou articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de erupções na pele.

A chikungunya, além da febre intensa, causa dor, principalmente nas articulações. Podendo ocasionar ainda lesões na pele.

Já o zika vírus apresenta sintomas mais discretos como febre geralmente baixa, manchas no corpo e mal estar são alguns dos sintomas.

Governo do Estado lança Plano Estadual de Contingência das Arboviroses

Com o intuito de evitar o aumento do número de registros da dengue e zika, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) lançou, no dia 21 do mês de novembro de 2023, o Plano Estadual de Contingência das Arboviroses para 2024. 

O documento é constituído de um plano de ação, com trabalhos que serão desencadeados e intensificados para o enfrentamento dessas doenças nos municípios de Pernambuco.

Como evitar a proliferação

O Governo chama atenção para os cuidados que a população deve ter e ressalta que o período do verão contribui para o aumento de casos em todo o país.

É preciso se atentar nos dias de chuva, se há algum local/recipiente que contenha água parada; fazer o descarte do lixo de forma correta; tampar a caixa d’água; supervisionar os vasos de plantas; limpar as calhas; cobrir piscinas; limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação.

Crédito da Imagem: Ikamahã/PCR

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More