RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 17 de abril de 2024

SDS e Assistência Social se reúnem para tratar da política sobre drogas e combate à criminalidade em Pernambuco


Representantes das secretarias de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas e de Defesa Social (SDS) realizaram uma reunião nesta terça-feira (16) para debater os feitos do Programa Atitude. A iniciativa promove atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com grande exposição à violência e aos seus familiares.

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) e serviu para que a Secretaria de Assistência Social demonstrasse o impacto das intervenções das políticas sociais na redução das Mortes Violentas Intencionais (MVIs).

De acordo com o Governo do Estado, pelo menos 42% das Mortes Violentas Intencionais em Pernambuco têm ligação com as drogas, com 17% das vítimas sendo usuárias. A informação foi repassada na reunião pelo erente geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, Phillip César.

"São dados que refletem diretamente na segurança pública, uma vez que uma parte considerável dos crimes está relacionado com as drogas. A questão da segurança é multifatorial e envolve outras áreas e secretarias. Por isso, é muito importante estreitarmos essa parceria, inclusive com a troca de informações, para reduzirmos cada vez mais os índices de criminalidade no Estado", considerou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

Outros assuntos levados para o encontro foram os encaminhamentos e acolhimentos de pessoas que fazem uso de drogas identificadas em abordagens policiais.

"Quando garantimos o acolhimento das pessoas que fazem uso de drogas, a partir de novas perspectivas que são trabalhadas pelas equipes técnicas, conseguimos oferecer um novo horizonte, afastando esse grupo da criminalidade. Um trabalho de prevenção bem feito surte efeito considerável nos números de violência, sem dúvida. Estamos muito felizes com essa parceria, porque nosso propósito é um só. Nossa luta é contra o crime organizado, e não contra as pessoas, que na maioria das vezes são vítimas das desproteções sociais", pontuou o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yury Ribeirio, que esteve acompanhado de demais representantes da secretaria.

O programa Atitude oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso e atendimento psicossocial. Além disso, a iniciativa encaminha os usuários para o Sistema Único de Saúde (SUS), para o Sistema Único Socioassistencial (SUAS) e demais políticas setoriais
 
Pernambuco registra média de dez assassinatos por dia em março
 
Dados divulgados pela SDS apontaram que Pernambuco registrou uma média de dez assassinatos por dia em março deste ano. Neste período, foram contabilizadas 304 ocorrências de MVIs no Estado. 
 
Em fevereiro deste ano, foram contabilizadas 310 ocorrências. Com a soma dos três meses deste ano, o total de assassinatos foi de 989 casos de homicídios em Pernambuco. 
 
Além disso,  o balanço da SDS apontou que o interior do Estado foi o primeiro no ranking das regiões que mais registraram casos de homicídios em fevereiro.

Crédito da Imagem: Carlos Medeiros

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More