RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Anatel proíbe anúncio na internet de celulares não homologados


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu, nesta sexta-feira (21), anúncios publicitários em sites de compra e venda de celulares não homologados no Brasil. O despacho decisório, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que as plataformas de comércio eletrônico têm até 15 dias para se adequar às normas. Na lista que consta no documento, a Amazon e o Mercado Livre estão classificadas como “não conforme”.

De acordo com o despacho decisório, os anúncios devem informar, obrigatoriamente, o número do código de homologação do telefone celular, “de maneira a possibilitar a sua visualização ostensiva pelo consumidor”. A agência afirma que o código de homologação que aparecer no anúncio deve ser igual ao de sua base de dados. A determinação alerta que as empresas devem “retirar todos os anúncios de telefones celulares que não tenham passado pelo procedimento de validação”.

As empresas deverão, portanto, se ater às novas regras para anunciar e comercializar aparelhos. Conforme uma lista que consta no material da Anatel, a Amazon comercializa 51,52% de celulares não homologados. Logo após está o Mercado Livre, com 42,86% dos dispositivos à venda sem homologação oficial da agência. Já a Casas Bahia é considerada “parcialmente conforme” por ter apenas 7,79% de seus produtos não homologados.

As empresas com o selo de conformidade da Anatel são a Shopee, Carrefour e Magazine Luiza. As duas primeiras, no entanto, assinaram um plano de conformidade para se adequar às normas.

Não homologação de celulares pode acarretar multa milionária
A medida extrema da Anatel foi determinar que o não cumprimento das normas dentro do prazo de 15 dias pode acarretar multas diárias às empresas de no mínimo R$ 200 mil. O valor começa a ser cobrado por dez dias corridos. No entanto, com a permanência do não cumprimento, a multa aumenta em mais R$ 1 milhão por dia. Se seguir por mais dias sem acatar às normas, a empresa poderá ter um adicional diário de R$ 6 milhões.

Entretanto, se mesmo com todas as multas a empresa não obedecer às regras, a Anatel determinará o “bloqueio do domínio da plataforma até a regularização dos anúncios”.

Crédito da Imagem: Rachel Andrade/Arquivo/LeiaJá

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More