A Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 fechou 2024 com 31.030 atendimentos registrados em Pernambuco. O número representa crescimento de 40,6% em relação a 2023, que teve 22.069 casos.
A Central é um dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país. As denúncias são recebidas por telefone e por Whatsapp, o (61) 9610.0180.
O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias na semana, inclusive feriados. A ligação para o número 180 é gratuita. Em casos de emergência, a orientação é que a vítima acione a Polícia Militar, por meio do telefone 190.
As mulheres negras são a maioria das vítimas que denunciaram em 2024 (52,8%). A faixa etária que mais buscou a Central é dos 40 e 44 anos, com 18.583 denúncias, mas outras faixas também chama atenção: de 35 a 39 anos (17.572 denúncias) e entre 30 a 34 anos (17.382 denúncias).
Quanto ao tipo de violência, das mais de 570 mil denúncios feitas ao serviço, o tipo é da violência psicológica (101.007 denúncias); seguida pela física (78.651); patrimonial (19.095); sexual (10.203), violência moral (9.180) e cárcere privado (3.027). De acordo com a metodologia utilizada pela Central, uma denúncia pode conter mais de um tipo de violação de direitos das mulheres.
Com relação ao agressor, os dados da Central mostram que a maioria tem relação íntima com a vítima: companheiros(as) atuais, com 17.915 denúncias, ou ex, com 17.083 denúncias.
Ministério
Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o aumento significativo no número de atendimentos realizados pela central reflete a maior confiança da população brasileira, em especial das mulheres, no Ligue 180, que vem recebendo uma série de melhorias desde 2023, com a reestruturação prevista na retomada do Programa Mulher Viver sem Violência (Decreto nº 11.431/2023).
"Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, tanto para a informação sobre direitos e serviços da rede, como para o correto tratamento e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, aumentando a confiança no canal. Além disso, temos intensificado as campanhas para ampliar a divulgação do Ligue 180, inclusive o atendimento no WhatsApp", explica a ministra.
A Foto é de: Reprodução
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