Pernambuco alcançou crescimento de 4,6%, superior à média nacional na produção industrial em 2024, que foi de 3,1%. No Nordeste, o estado ficou em terceiro lugar entre as maiores expansões no setor. Esse contexto de avanço foi influenciado pela indústria de alimentos e de bebidas, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avanço da produção industrial é reflexo das iniciativas do Governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o desenvolvimento de políticas para fomentar o setor e o investimentos em obras de infraestrutura viária e portuária. Os aportes somam R$ 5,1 bilhões, por meio do programa PE na Estrada.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, os números representam os esforços do governo estadual para impulsionar a economia. “Esse crescimento acima da média nacional é fruto de um trabalho consistente, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, para atrair investimentos e fortalecer a indústria local. Estamos trabalhando para cada vez mais oferecer um bom ambiente de negócios e investindo fortemente em obras de infraestrutura viária e portuária para ajudar em toda parte logística do escoamento da produção industrial. Setor industrial crescendo é geração de mais emprego e desenvolvimento para o nosso estado".
O setor industrial de Pernambuco abrange desde o Polo Automotivo até a indústria de alimentos e bebidas, que tem sido um dos principais fatores para esse desempenho positivo revelado pelo IBGE. Segundo Guilherme Cavalcanti, com a continuidade dessas políticas, Pernambuco deve seguir crescendo acima da média do país no setor industrial.
"Fizemos um trabalho de escuta e mapeamos toda cadeia produtiva com potenciais para o estado. Este ano, temos grandes expectativas para a vinda de nossas indústrias para Pernambuco", anunciou Cavalcanti.
A Foto é de: Tony Holanda/Adepe
0 comentários:
Postar um comentário