RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Pernambuco confirma primeiro caso de superfungo de 2025


Pernambuco registrou o primeiro caso de de superfungo em 2025. A paciente infectada é uma mulher de 51 anos que está internada no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta terça-feira (18).

A mulher apresentou obstrução intestinal e tem histórico de tratamento quimioterápico. Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) desde o último dia 31 de janeiro. 

Com o diagnóstico positivo para Candida auris, a direção da unidade e a Central Estadual de Regulação de Leitos suspenderam a ocorrência de novas admissões na UTI onde a paciente está internada. O objetivo é monitorar os pacientes que já estavam no setor,

A paciente não apresenta sintomas relacionados à presença da Candida, e no momento segue recebendo tratamento da equipe multidisciplinar para restabelecimento da condição clínica. 

A Secretaria de Saúde informou que outros 20 pacientes serão monitorados e  seguirão o protocolo de testagem para a doença. 

“A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), junto a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Otávio de Freitas, já iniciou as ações voltadas para prevenção e controle de possíveis novas colonizações por Candida no serviço de saúde”, informou a pasta.

A Secretaria pontua que entre outras medidas adotadas nas unidades de saúde onde ocorrem casos como este estão a higiene das mãos, uso apropriado de equipamento de proteção e outras precauções e a limpeza e desinfecção do ambiente de atendimento do paciente e de equipamentos reutilizáveis com produtos recomendados.

Ainda sob condução da Apevisa, visitas no setor de internação deverão ser evitadas, porém em casos de extrema necessidade, a partir da avaliação da equipe assistencial, os familiares dos pacientes deverão ser orientados quanto à importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Outros casos

Em junho de 2024, foi identificado um caso do fungo Candida Auris no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, também no Recife.

Em fevereiro do mesmo ano, outras três pacientes, de 77, 75 e 44 anos de idade, foram infectadas pelo super-fungo. O caso aconteceu no hospital Otávio de Freitas e na época, a Secretaria de Saúde informou que as mulheres “vieram a óbito por complicações relacionadas a outras doenças de base, e não por Candida auris”.

O fungo é capaz de causar infecção na corrente sanguínea, fazendo com que novas infecções no paciente sejam fatais, principalmente se eles forem  imunocomprometidos ou possuírem comorbidades.
 
Sobre o superfungo

O Candida auris é um tipo de fungo oportunista capaz de causar doença em pessoas que estão com a  imunidade mais comprometida e estão internadas no hospital por muito tempo. O superfungo, como é conhecido, possui resistência a diversos antifúngicos, sendo difícil de eliminar.

Pacientes infectados com este fungo podem desenvolver febre alta, tontura, vômitos, calafrios, fadiga e aumento da frequência cardíaca.

A transmissão desses organismos ocorre principalmente em hospitais através do  contato direto com uma pessoa infectada. Superfícies contaminadas também podem transmitir o fungo.


A Foto é de: Ricardo Fernandes/Arquivo DP

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More