Na última semana a cidade de Jataúba diplomou o prefeito eleito Antonio de Roque (PMDB), o vice-prefeito Lusimario Luis (PSDB) e a bancada de 11 vereadores (Sete governistas e quatro de oposição). Mas o destaque ficou por conta da bancada feminina que será composta por três vereadoras, duas ligadas ao grupo do prefeito eleito e uma da bancada de oposição.
Josilene Cordeiro (PMDB), irmã do prefeito eleito, conseguiu se reeleger com 689 votos e terá pela frente mais um mandato no legislativo de Jataúba. A vereadora chegou a ser cotada para disputar a prefeitura já que seu irmão estava com pendências na justiça.
Josilene terá também a missão de aconselhar a estreante Marília Luana (PSDB), eleita para o primeiro mandato com apenas 23 anos. Luana de Lusimario, como é conhecida por ser filha do vice-prefeito eleito, obteve 656 votos é um dos nomes mais novos na câmara.
Na bancada de oposição o toque feminino ficará por conta da estreante Ligia Vanessa (PR), agricultora de 25 anos que foi eleita para o seu primeiro mandato com 546 votos e será a única voz feminina na oposição.
De acordo com a psicóloga Verônica Valadares, que tem atuado em defesa dos direitos das mulheres, a eleição de uma bancada feminina em Jataúba é um avanço para a região, mas é necessário que essas novas parlamentares cumpram com o seu papel.
“É um avanço para a região, que mostra a mudança de mentalidade da população, mas espero que elas lutem pelos direitos das mulheres e não façam como muitas que esquecem essa bandeira’ afirmou a psicóloga.
O trio feminino de Jataúba estreia na câmara em 1º de janeiro e terá muito trabalho pela frente para defender os direitos das mulheres da Terra da Beterraba.
0 comentários:
Postar um comentário