RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

MAIS SAÚDE

Como As Radiações Solares Afetam Os Olhos?

Somos realmente conscientes do quão importante é proteger os nossos olhos com os óculos de sol adequados? A sociedade conhece os efeitos tão prejudiciais que uma exposição prolongada ao sol pode ter sobre a nossa saúde ocular e cutânea, mas em diferentes ocasiões não toma medidas preventivas para evitar o seu mau em forma de diferentes condições ou, inclusive, o desenvolvimento de doenças em médio e longo prazo.

A luz do sol dá vida a todos e cada um dos seres que habitam este planeta, por isso não é prejudicial desfrutar do seu caloroso abraço e sua agradável exposição desde que sejam tomadas as medidas adequadas para proteger a nossa pele e nossos olhos. Neste último caso, os efeitos negativos das radiações ultravioletas do sol sobre os olhos podem degenerar-se em condições de médio e longo prazo, como a degeneração macular, catarata, conjuntivite actínicas ou outro tipo de patologias oftálmicas.

Sem dúvida, além de dar vida às plantas e animais que habitam o nosso planeta, a luz é um elemento fundamental para o funcionamento do nosso universo em um nível geral e de nossa vida cotidiana a nível mais particular, uma vez que é responsável por transportar a energia através do espaço.

As formas de luz que mais perigosas podem ser para os nossos olhos e nossa pele, são os chamados raios ultravioleta de longo alcance (UVA) e de curto alcance (UVB), dotados de um comprimento de onda muito mais reduzido do que a chamada luz visível (a que podemos contemplar com os nossos olhos), por isso passam completamente despercebidas, apesar dos perigos que podem chegar a se tornar para a nossa saúde ocular. Estes raios, ao contrário do chamado UVC, são capazes de penetrar a camada de ozônio que protege a Terra e chegar até onde nos encontramos.

Os peritos na matéria estipulam que uma das causas principais de doenças oculares vistas anteriormente como cataratas, degeneração macular ou câncer nas pálpebras, em casos extremos, devido a estes raios ultravioletas acima especificados. Também se considera a origem da perda de visão que afeta de forma generalizada a nível mundial pessoas com mais de 60 anos. Para tudo isso, devemos acrescentar que a radiação ultravioleta também pode enrugar e envelhecer sobremaneira a pele que se encontra em torno dos nossos olhos.

Os níveis de radiação UV são maiores nas áreas tropicais e próximas do Equador da Terra, embora haja certas regiões que também podem ser afetadas, devido à fina camada atual de ozônio. No que diz respeito ao momento do dia, os níveis de radiação também são maiores quando o sol se encontra no ponto mais elevado da superfície azul, em linhas gerais, em torno das 11:00 e 15:00 horas.

Da mesma forma, as características do terreno também podem influenciar nisso, assim, por exemplo, nas superfícies mais reflexivas como neve, água ou areia, os níveis de radiação podem se duplicar, para não mencionar a ingestão de determinados medicamentos, como as pílulas anticoncepcionais, ou certos diuréticos e tranquilizantes que aumentam a sensibilidade do corpo à radiação.

No momento de proteger os seus olhos contra os efeitos dos raios solares, temos que adquirir aqueles óculos com material de qualidade e resistente, como os modelos de óculos Ray Ban.

Normalmente, os filtros de óculos de sol são divididos em categorias entre 0 e 4. Assim, por exemplo, os óculos com filtros de categoria 2 são moderadamente coloridos e adequados para uma luminosidade solar média, mas não para dirigir à noite. No caso, por exemplo, de óculos com filtro de categoria 4, já falamos sobre lentes muito escuras preparadas para uma luminosidade solar extrema em áreas de alta montanha ou quando a praticamos esportes como o esqui. No mercado, podemos encontrar óculos de sol de estilo mais elegante e sofisticado como Persol, que te ajudarão a proteger os seus olhos contra os efeitos do sol.

Menos importante do que a categoria do filtro é a tonalidade cromática dos seus óculos de sol. Assim, por exemplo, temos o marrom que filtra as radiações azuis e aumenta a profundidade de campo e o contraste. Por sua vez, a laranja é a mais adequada para ocasiões de baixa luminosidade, como, por exemplo, quando está nublado ou predominam os bancos de nevoeiro ou verde que lhe permitirá perceber as cores sem maiores dificuldades.

Atenção Aos Pequenos!

No caso de crianças pequenas, não se esqueça de comprar óculos de sol com uma proteção UV superior a de seus pais. Lembre-se que os raios do sol têm um efeito cumulativo ao longo de nossas vidas sobre a pele e os olhos, portanto, todas as medidas de proteção que possamos proporcionar desde uma idade mais serão bem-vindas.

No momento de comprar os seus óculos de sol, procure que sejam envolventes para evitar que a luz solar se filtre através das laterais e evite a exposição solar nas horas centrais do dia.

Em qualquer caso, a partir de Saúde Dicas, recomendamos que para você evitar qualquer problema ocular, é conveniente se adiantar e realizar revisões periódicas com o médico especialista, pois não apenas a nossa exposição ao sol, mas também as horas que passamos em frente à tela do computador ou determinadas situações de trabalho podem ser o gatilho para uma determinada condição. A Sociedade Nacional Americana para a Prevenção da Cegueira estipula que 90% das lesões oculares poderiam ser evitadas.

E você? Também se preocupa com a saúde dos seus olhos?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More