RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CONTA DA COMPESA SOFRERÁ REAJUSTE DE QUASE 9% A PARTIR DE MARÇO

Se não já bastasse a terrível seca que insiste em não cessar, prejudicando o abastecimento de água encanada em vários municípios de Pernambuco, a COMPESA, empresa responsável pela distribuição do precioso líquido em quase todo o estado, informa através da ARPE - Agência de Regulação de Pernambuco nesta sexta (31) que a partir do dia 20 de março próximo, as contas dos usuários da empresa terão um aumento de 8,57% nas suas tarifas, a ARPE anunciou o reajuste depois de reunião na manhã desta sexta-feira do comitê de regulação econômico-financeira, sendo que a COMPESA solicitava um acréscimo de 15, 44%.

A agência ainda designou até o final do ano de 2017 para que a Companhia Pernambucana de Saneamento aumente de 82% para 90% o esquema de distribuição de água no estado. Ela tem que dobrar a atenção aos esgotos de 18,7%, atualmente para 38%. A Arpe também solicitou que a empresa aumente a qualidade da água que oferece à população, que passe de 92% para 94% e que diminua o tempo para atendimento feitos pelo 0800, que ela oferece aos consumidores. Normalmente, o atendimento prestado é feito em até 72 horas e para vazamentos de esgotos, o índice não passa do 12%, a meta estabelicida pela Agência é de 70%. Cumpra-se.

“Essas metas vão compor um fator que vai interferir nos reajustes anuais. Se a Compesa atingir um cumprimento de menos de 90% das metas, a Arpe aplica um redutor de 0,5% no reajuste que vai acontecer entre 2019 e 2022: se for de 6%, por exemplo, vai ficar 5,5%”, explica o diretor de regulação econômico-financeira da agência, Hélio Lopes.

A Companhia tem uma garantia de direito de adicional de 0,5% para o próximo reajuste, se caso consiga ultrapassar as metas estipuladas pela Agência Reguladora, que definiu que os reajustes devem ser balizados apenas pelos índices de inflação, em 2019, quando acontecerá próxima revisão tarifária.

Hélio Lopes ainda citou que, o grande volume de investimentos realizados pela Compesa, como no Sistema Pirapama e na Adutora do Oeste, foi o que mais contribuiu para o valor de 8,75% no reajuste. A companhia aumentou a base de ativos em mais de 100%, passando de R$ 1,2 bilhão no valor contábil registrado em novembro de 2009 para R$ 2,6 bilhões. “O nosso objetivo não é punir a concessionária, mas melhorar o serviço oferecido”, conclui o diretor da Arpe.

Com informações do G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More