Nesta quarta-feira, 19 de março, é Dia de São José, pai adotivo de Jesus, segundo o calendário de comemorações da Igreja Católica. Especialmente neste ano em que o Nordeste vive a pior seca dos últimos 40 anos, com certeza será um dia em que os agricultores não vão tirar os olhos do céu, a espera de chuva. É que segunda a crendice popular, quando chove nesta data é sinal que teremos um bom inverno com mesa farta o ano inteiro.
Alguns municípios reverenciam o Santo e fazem festas com muita oração, a exemplo de Bezerros, Chã Grande e Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, onde o São José é o padroeiro municipal.
Em Caruaru, também no Agreste, a Paróquia São José, na Fafica, desenvolve programação há uma semana. Mesmo sem comprovação científica, é grande a fé que envolve o dia de são josé em todo o Nordeste. “Faz parte da religiosidade popular, onde as pessoas na zona rural cultuam muito o São José operário, trabalhador. As pessoas associam a São José essa festa da colheita”, comenta padre Janailton Alves.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), chuvas fortes não estão previstas para esta semana.
Informa o Liberdade.com.br
0 comentários:
Postar um comentário