RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Doentes cadastrados na Farmácia de Pernambuco começam a receber medicamentos em casa


O governo explicou que a ideia surgiu a partir da implantação de um projeto-piloto durante a pandemia do novo coronavírus.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou que a Farmácia de Pernambuco desempenhou papel semelhante, com entregas na casa das pessoas durante o período mais crítico da pandemia, entre abril e junho. Ele afirmou que essa iniciativa foi usada como modelo para o programa.

Segundo o governador Paulo Câmara, esta será uma "etapa inicial", A ideia, informou o gestor, é ampliar esse programa, para que ele chegue a todas as pessoas que dependem do medicamento da farmácia.

De acordo com o estado, para receber o remédio em casa, o integrante do grupo prioritário será beneficiado com produtos especializados ou de alto custo. Para isso, precisará fazer um agendamento prévio.

Com isso, eles entrarão na lista de contemplados semanais. De segunda a sexta, 20 motoqueiros farão as entregas. Cada pessoa terá direito a uma quantidade suficiente para o tratamento de até dois meses. No entanto, isso vai depender se a farmácia dispõe do medicamento em questão indicado para cada paciente.

Entregas
Ainda de acordo com o governo, os motoqueiros receberam kits com equipamento de proteção individual (EPI), como máscaras e protetores faciais, além de álcool em gel para higienização das mãos.

O grupo também está participando de capacitação com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde. Os profissionais receberão as principais orientações sobre o uso adequado dos EPIs e de higiene, além de informes sobre o manuseio, transporte e entrega dos medicamentos.

Os motoqueiros seguirão da sede da Farmácia de Pernambuco para realizar, em média, 25 entregas diárias, totalizando 500, por mês. Para receber os medicamentos, os pacientes serão informados previamente, por ligação telefônica, efetuada pela equipe da farmácia.

A pessoa beneficiada saberá a data da chegada do entregador com pelo menos cinco dias de antecedência, evitando, assim, o deslocamento até a Farmácia de Pernambuco para retirar o produto.

Atualmente, a renovação do cadastro é feita a cada seis meses. Por causa da pandemia, todos os pacientes estarão ativos até março de 2021.

A Farmácia de Pernambuco, que possui unidade em todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) do estado, conta com 75 mil cadastrados. Ela oferta cerca de 250 tipos de medicamentos. Em 2014, eram 50 mil pessoas beneficiadas. Nesse período, houve um aumento de 50%, segundo o estado.

"As pessoas que fazem parte desses grupos previstos e estão sem cadastrado podem se inscrever na farmácia para receber os remédios. É preciso manter o contato sempre renovado, principalmente, o número do celular", afirmou o secretário André Longo.

Reprodução de Imagem: Governo de PE/Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More