RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Pela primeira vez, detentos de Pernambuco terão fardamentos


Os detentos do sistema prisional de Pernambuco terão fardamentos  pela primeira vez. As peças são confeccionadas pelos próprios presos nas unidades prisionais. A ação faz parte do programa estadual Juntos pela Segurança, que consiste em criar unidades fabris que absorvam a mão de obra prisional e, consequentemente, contribuam para a redução da criminalidade no Estado.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) é a pasta responsável por implementar a iniciativa. Os primeiros detentos a receber o fardamento são os do Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), no Complexo do Curado, com previsão de funcionamento para o final de outubro de 2024.

Ao todo, 1.500 peças de bermudas e camisas estão sendo confeccionadas por 24 PPLs do Presídio de Santa Cruz do Capibaribe (PSCC) e da Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), ambos no Agreste pernambucano. Todos os detentos têm direito à remição de pena de um dia a menos a cada três trabalhados e a 75% do salário mínimo, 25% corresponde ao pecúlio. 

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, visitou presídios que são referências na instalação de fábricas em diversas modalidades de trabalho. 

“Conhecemos as melhores experiências em trabalho prisional do país e estamos dando início a mudanças significativas nessa área em nosso Estado. Vamos aumentar o número de empresas dentro das unidades prisionais, aumentar o número de detentos trabalhando e levar a todo o Estado o impacto positivo dessas fábricas e dessa mão de obra extremamente qualificada”, antecipou Paes.

De acordo com a gestão estadual, há uma licitação para comprar tecidos para produção dos fardamentos e a estimativa é fabricar 280 mil peças por ano ano para os 25 estabelecimentos penais.

Além de Santa Cruz e de Buíque, a SEAP abrirá uma fábrica no ramo de malharia na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste, cuja obra e instalação de equipamentos estão em andamento. Até junho de 2025, todas as PPLs dos regimes fechado e semiaberto estarão uniformizados.  

Até o final da gestão estadual, a previsão é criar 15 novas unidades fabris, sendo seis de grande porte e nove de pequeno porte. Entre os ramos estão malharia e artefatos de concreto. Atualmente, existem 12 unidades fabris no estado e 3.800 detentos trabalhando em todo o sistema.


A Foto é de: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More