A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (16), que o Estado teve um aumento de 360,1% nos casos prováveis de dengue, se comparado com o mesmo período de 2023.
A informação consta no Boletim Epidemiológico das Arboviroses nº 41, que traz os dados das semanas epidemiológicas de 31 de dezembro de 2023 a 12 de outubro deste ano.
Até o dia 12 de outubro, 11.307 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo que 189 são considerados graves.
Ainda conforme o monitoramento epidemiológico, 48 mortes foram descartadas para arboviroses e outras 30 seguem em investigação.
A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito.
Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.
Incidência
No boletim desta semana, os dados apontam 53 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue, 68 localidades apresentam incidência média e 64 municípios aparecem com alta incidência de casos.
Outras arboviroses
O boletim também consta de 4.764 casos prováveis de Chikungunya, com 1.470 casos confirmados.
Já para Zika foram notificados 264 casos prováveis, mas sem nenhuma confirmação até o momento.
A principal maneira para combater estas doenças é a prevenção, eliminando todos os possíveis criadouros de mosquitos ao redor de casa. Isso inclui vasos de plantas, pneus, garrafas vazias, caixas d'água mal vedadas e qualquer recipiente que possa acumular água parada.
A Foto é de: Neuzeee/Pixabay
0 comentários:
Postar um comentário