Postagem do Blog -
Evento ocorrido a mais de vinte (20) anos em Xucuru, o tradicional São João da localidade, não pôde ocorrer por da pandemmiado coronavírus, afim de evitar aglomeração e, aassim, uma possível contaminação do vírus, já que todos os eventos esatão susspensos em todo o país, pelo mesmo motivo.
Portanto, em 2020 não está ocorrendo o são João de Xucuru, no palhoção do povo, instalado em praça pública, como sempre foi nessses últimos vintes anos, com raras exceções de não ter sido feito no referido espaço, que fica lotado, totalmente, com o público, dançando ao som das atrações locais, como a cultura popular do Coco de Roda Raiz od Sítio Palha, com participações de Zefinha Bernardo do Mimoso,, Joãozinho e Antônio do Sítio Lagoa, onde participa pessoass de todas as idades, num clima de muita diversão. Contando com o apoio da prefeitura de Belo Jardim, e nos últimos anos com a organização do Vereador Claudemir Paulino e equipe, mantendo a tradição.
Durante várias noites, a festança continua com atrações regionais e de renome, leia-se; Chicote de Couro, Givaldo de Alagoinha, Pegada Top, Babado de Sanharó, Lulinha Vaqueiro, EduardoMelo, entre outros, trazendo o verdadeiro forró para a moçada dançar com seus pares, comemorando a festa junina mais perto de casa e com segurança. Sendo que antes eram apenas dois dias de festa, sendo realizadas nas vésperas de São João, e São Pedro, respectivamente. Nos últiomos anos o evento cresceu e foi realizado em até cinco noites de festividade, contando com café da manhã e os, também, tradicionais arraiás da educação e da saúde, sem acontecimento destes, recentemente.
Em outra ocasião, e no ano que vem, a poppulação forrozeira vai poder vivenciar tudo de novo, com fé em Deus.
Fotografias: Arquivo do Blog
0 comentários:
Postar um comentário