RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Apac prevê chuva 'entre normal e acima da média' em Pernambuco em fevereiro, março e abril; entenda motivo


Em fevereiro, março e abril de 2023, Pernambuco tem previsão de chuvas com índice entre o considerado normal e acima da média em todas as regiões (veja vídeo acima). A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

O meteorologista Thiago do Vale disse ao g1, nesta segunda-feira (30), que o regime pluviométrico terá influência da combinação do aquecimento do Oceano Atlântico com o fenômeno La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico.

Ainda segundo Thiago do Vale, a média histórica é feita a partir de uma compilação de dados de 30 anos para um determinado período. Assim, Pernambuco tem as seguintes médias de chuvas, de acordo com as regiões do estado.

A expectativa para o próximo trimestre foi divulgada durante um encontro sobre análise e previsão climática para o Nordeste.

Coordenado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o evento reuniu representantes de centros estaduais de meteorologia da região, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

O período analisado corresponde a uma tradicional época de chuva no Sertão. Os meteorologistas apontam que pode haver “grande variabilidade temporal e espacial” com precipitações com intensidade forte acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Tragédia
O litoral pernambucano também está sujeito a chuvas intensas, de acordo com a Apac, que afirmou que é importante fazer o "acompanhamento das previsões diárias e dos avisos meteorológicos”.

Isso significa que o estado deve se preparar para os acumulados de chuva. Em 2022, Pernambuco vivenciou uma tragédia com 132 mortos, deslizamentos e inundações (veja vídeo acima).

Além disso, houve milhares de desabrigados e um rastro de destruição. Especialistas afirmaram que foi o maior desastre já registrado em Pernambuco no século 21.

Fotografia: Reprodução/WhatsApp

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More