RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Novas restrições em Pernambuco miram os não-vacinados


Na manhã desta terça-feira (11), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, e o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, reuniram a imprensa no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado, para detalhar as novas restrições que visam conter o avanço da Covid-19 e da Influenza em Pernambuco. Devido ao aumento de casos e solicitações de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Gabinete de Enfrentamento à Covid definiu novas medidas de segurança para a população pernambucana. 

O novo decreto, que entra em vigência na próxima sexta (14), determina que para ter acesso a bares, restaurantes, cinemas, museus e teatros - lugares onde recorrentemente é feita a retirada da máscara -, será necessário apresentar comprovação de vacinação. Os eventos terão público máximo reduzido para três mil pessoas e, além do passaporte vacinal, será preciso apresentar teste negativo de Covid-19. As medidas são válidas até 31 de janeiro. 

A comprovação de vacinação será de duas doses ou dose única para pessoas até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos. Nos eventos, além do passaporte vacinal será exigida a apresentação de teste negativo de Covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR. O número máximo de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço ou três mil pessoas em locais abertos e de mil pessoas, em locais fechados. 

O secretário André Longo falou sobre a aceleração de ocorrência das doenças respiratórias no Estado nessas duas primeiras semanas de 2022, o que alavancou os indicadores epidemiológicos. Segundo ele, o aumento é atribuído ao surto de Influenza H3N2. "Só com os esforços do governo do estado não seremos capazes de proteger a população, precisamos da cooperação de todos. É por isso que o comitê de enfrentamento decidiu adotar a partir da próxima sexta pelos próximos 14 dias novas medidas no sentido de rever nosso plano de convivência", frisou. 

Longo afirmou, ainda, que as novas medidas visam atingir as mais de 500 mil pessoas no estado que ainda não se vacinaram e que corroboram para a circulação do vírus, sobretudo da nova variante Ômicron que, segundo o secretário, pode causar quadros graves em não-vacinados. "Essas medidas também têm o objetivo de estimular a vacinação dessas pessoas vulneráveis. Essas pessoas não podem estar circulando nesses ambientes onde há um maior potencial de contaminação". 

Reforçando a fala de André Longo, o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, disse que as regras valem também para eventos abertos e jogos de futebol, bem como eventos sociais como casamentos e festas de formatura. "Em todos os eventos acima de 300 pessoas é necessário a apresentação do teste negativo".  Sobre lugares como praias, parques e feiras públicas, a regra é que o uso da máscara e o distanciamento social sejam cumpridos. 

Por fim, André Longo reforçou que, caso as novas medidas não sejam suficientes, novas restrições ainda mais rígidas serão adotadas. Ele ainda frisou o apelo pela vacinação dos vulneráveis. "A pandemia chega a 2022 sem ter acabado e os próximos dias podem ser muito graves se nós não mudarmos de atitude. O governo não é onipresente e não podemos ser fiscais de cada cidadão, cada cidadão tem que fazer minimamente sua parte", disse.

A Imagem é da: Internet

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More