RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Escolas buscam soluções para regular o uso de celular pelos alunos


Caixas para guardar celulares e perda de pontos em avaliações são algumas das estratégias usadas para que estudantes não se distraiam nas salas de aula com os celulares pela Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza. A escola recebeu nesta quinta-feira (31) a visita dos ministros da Educação que participaram dos encontros do G20 nesta semana.

Apesar de alguns estados e municípios já restringirem o uso dos aparelhos nas escolas, o Brasil busca uma norma nacional para regular o uso de smartphones e outros aparelhos eletrônicos. 

Para a estudante Débora de Paula, do 1º ano do ensino médio da escola, a restrição é bem-vinda. “O celular para fins educativos pode ser muito bem utilizado, mas a gente tem que ter certos cuidados para que a gente não distorça um pouco o uso dele. Até porque a gente tem que estar atento ao que o professor está falando. A gente quer prestar atenção ao conteúdo que está sendo dado, que é aquilo que a gente vai usar para a nossa vida”.

Débora cursa na escola produção audiovisual. Ela conta que no curso a estratégia é tirar nota de quem usa o aparelho indevidamente. “Tem essa outra nota, que é a nota de perfil, que a gente começa com 10 pontos e, dependendo de alguns pontos a gente vai perdendo. Um deles é o uso indevido do celular. Então aqui a gente tem esse incentivo de não usar o celular durante a sala de aula, a não ser quando o professor está pedindo”.

Isso ajuda a própria estudante a controlar o uso também fora da escola. Na casa dela, ela instituiu até para os pais a regra de usar o celular só até as 22h.

A estudante Lua Clara também está no 1º ano de produção audiovisual e, da mesma forma, tenta controlar o uso do aparelho. “Justamente para não sugar a sua energia. Porque às vezes uma adolescente fala ‘nossa, eu estou tão cansado, com dor de cabeça’. Porque foi dormir às 2h da manhã e estava jogando um jogo. Então, é controlar, mas se adaptar também”, defende.

Já no curso profissional de eletromecânica, a estratégia é guardar os aparelhos dos estudantes, conta Allan Sousa, estudante do 2º ano do ensino médio.

“Eu uso o celular quando o professor permite, inclusive na minha sala de aula”, diz. “O nosso diretor de turma, ele conversou com os pais e eles aceitaram fazer uma caixinha onde a gente coloca os nossos celulares. E a gente só pega se o professor permitir, quando a gente for usar para poder fazer atividade mesmo”.

Ele também apoia a restrição do aparelho. “O celular é um dos principais motivos para distrair o aluno em sala de aula. Imagina, o aluno está tendo uma aula sobre alguma coisa, aí aparece uma notificação do celular que, às vezes, pode ser mais interessante do que a aula que ele está tendo em si”, diz o estudante.

O diretor da escola, Kamillo Silva, diz que a instituição busca um equilíbrio. “A ideia é usar as tecnologias com sabedoria”, diz. “Se há uma competição muito grande com a questão relacionada à atenção, que o celular seja diminuído. Se a gente pode utilizar como recurso para a resolução de problemas, como é o caso da educação profissional e do ensino médio, que ele seja mais liberado. Então, talvez o desafio seja encontrar esse equilíbrio. Para nós, para o ensino híbrido, é mais um espaço, é mais uma ferramenta para a resolução do problema, para a aprendizagem, para a devolutiva das atividades também”.

Tecnologia no mundo
O uso da tecnologia nas escolas é tema de debate nos encontros internacionais que ocorrem essa semana em Fortaleza. Foi discutido tanto nos encontros de educação do G20, que terminaram nessa quarta-feira (30), quanto na Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que começou nesta quinta-feira (31).

O relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, aponta que o uso da tecnologia é muito desigual entre os países. Em países de alta renda, oito em cada 10 adultos conseguem enviar um e-mail com um anexo, mas em países de renda média, como é o caso do Brasil, apenas 3 em cada 10 adultos são capazes de fazer isso. 

Segundo o diretor do relatório GEM, Manos Antoninis, uma das mensagens mais impactantes do relatório é a queda na aprendizagem dos estudantes em todo o mundo. De acordo com ele, essa queda começou a ser observada em 2010, antes mesmo da pandemia. Entre as razões para que isso ocorra, sobretudo em países de renda alta e média, como o Brasil, está o uso de tecnologia nas escolas.

“É irônico porque todos esses que vendem a tecnologia, prometem que a tecnologia melhora a aprendizagem. A realidade é que quando há um melhoramento é só para muito poucos. Para a maioria dos alunos há um efeito negativo”, disse.

Regras nacionais
Nesta quarta-feira (30), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 104/2015, que proíbe o uso de celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis nas salas de aula de escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas.O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça. 

Pelo PL, o celular pode ser usado apenas para atividades pedagógicas, ou seja, orientadas pelos professores, nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano e no ensino médio. Já nos anos anteriores, na educação infantil e nos anos iniciais do fundamental, do 1º ao 5º ano, o uso fica proibido. O texto, no entanto, permite ainda o uso do aparelho para fins de acessibilidade, inclusão e condições médicas.


A Foto é de: Arquivo EBC

MPPE deflagra operação que mira grupo de empresários suspeito de sonegar mais de R$ 40 milhões no Sertão


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deflagrou, nesta quarta-feira (30), uma operação de combate à sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Sertão. A ação, coordenada junto às polícias Civil e Militar, tem como alvo empresários do setor gesseiro da região. O grupo é suspeito causar um prejuízo de, pelo menos, R$ 40 milhões aos cofres públicos. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o valor pode ser maior.

Em Pernambuco, as equipes cumprem 19 mandados de busca e apreensão, entre os municípios de Ipubi, Trindade e Petrolina. Há também buscas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. As investigações identificaram indícios de movimentação de produtos incompatível com a declaração de atividade econômico, o que levantou suspeitas do crime de sonegação.

A Operação Sertão Branco tem o apoio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA) e da Sefaz, além dos Grupos de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) de Minas Gerais e de São Paulo.

O Núcleo Integrado de Combate à Sonegação Fiscal do Gaeco aponta que o grupo de empresários tinha como prática principal a sonegação de impostos e o uso de “laranjas” para proteção dos beneficiários do esquema. A decisão da Comarca de Ipubi autorizou a realização de buscas, o sequestro de bens e o afastamento do sigilo de dados em dispositivos eletrônicos.


A Foto é de: Reprodução

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Pernambuco cria 17.851 postos de trabalho em setembro


Em setembro deste ano, Pernambuco registrou o saldo positivo de 17.851 novos postos de trabalho. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quarta-feira (30).

Puxado pelo setor da Indústria, responsável por criar 6.786 empregos formais, o estado ficou em terceiro lugar no Brasil, entre os estados que mais geraram emprego, atrás de São Paulo (57.067) e Rio de Janeiro (19.740). 

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, Pernambuco registrou 61.699 novos postos formais de emprego.

Diante dos dados, o Governo do estado ressaltou que desde janeiro de 2023, mais de 113 mil empregos foram criados no Estado. 
 
Setores

Os cinco grandes setores do estado tiveram saldo de empregos positivo no mês de setembro. O resultado foi puxado principalmente pelo setor da indústria (6.786), seguido por Serviços (4.823), Agropecuária (3.415), Comércio (1.528) e Construção (1.300). O setor da Indústria teve seus resultados influenciados pela indústria de transformação, mais especificamente pelas atividades relacionadas à fabricação de produtos alimentícios, que gerou 4.167 novos empregos.

Gênero
  
No recorte por gênero no estado, os homens lideraram o cenário ocupando 12.824 vagas. Já as mulheres representaram 5.027 postos. Na capital, a situação também se repete, sendo 1.804 vagas foram ocupadas por homens e 1.426 pelas mulheres. 
 
Recife

Já a capital, cumprindo o seu papel como líder na geração de emprego no estado, foi responsável por quase 20% das contratações no estado, com a criação de 3.230 novos postos com carteira assinada em setembro. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a cidade criou 20.356 novos empregos. 

O saldo de 3.230 empregos do mês de setembro é resultado de 18.886 admissões e 15.656 desligamentos. O resultado foi puxado pelo setor de serviços, que contabilizou um saldo positivo de 2.143 postos, seguido pelo Comércio, responsável pela criação de 393 postos de trabalho. Já a indústria contribuiu com 384 novos empregos, seguida pelos setores de  Construção Civil (302) e Agropecuária (8).


Foto é de: Marcello Casal/Agência Brasil

Shows de Geraldinho Lins e Pra Valer Estilizado animaram a festa de São Manoel da Paciência 2024, em Xucuru


Uma tradição de vários anos, a festa de São Manoel da Paciência, também conhecida como a festa de outubro, podendo ser realizada em novembro. por algum motivo, sendo historicamente um evento regional de Xucuru, no município de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, sempre apresentando atrações de nome e renome em praça pública, quando até certo tempo essas atrações eram em clubes, com entrada paga, mesmo assim, os locais ficavam lotados.

O tempo passou, com ele veio a vez dos shows em praça pública, com o apoio de representantes locais, e incentivo do governo municipal e mais recente do governo estadual, deputados e entidades governamentais, trazendo atrações até nacionais, a exemplo de Alcymar Monteiro, Capim com Mel, Elson Vaqueiro, Bonde do Brasil, Novinho da Paraíba, entre outros nomes locais e regionais, como Pegada Top e Ramon Ferraz, Joadson Sela de Aço, Chicote de Couro, Jucirlânio Araújo, Só Xote A, Jota Santos, Rose Mendes, Felipe Estilizado. Arthur Miguel, Netinho Leite. e mais.

A partir do ano em que os eventos passaram a ser ao ar livre, eles passaram a ocorrer na praça José Justino de Oliveira, centro do distrito, onde se pode concentrar uma grande quantidade de pessoas para acompanhar as atrações ora surgidas e apresentadas na localidade, movimentando tida uma região e ainda o comércio em geral.

As bandas ou os cantores tinha oportunidade sempre aos sábados e domingos, quando o evento já iniciava na sexta com o show religioso, depois veio a troca desse último para o domingo, levando os shows culturais para sexta e sábado, vez poe outra ocorrendo apenas no sábado, como foi o caso desse ano.

Sendo assim, em 2024, o evento cultural da festa foi no último sábado 26, com a banda Pra Valer Estilizado de Belo Jardim, com muito forró do momento, piseiro e forró das antigas, num, esquenta para a atração principal, o cantor Geraldinho Lins, que fez um show impecável, numa mistura de ritmos que agradou ao público presente na praça central,, animando ao público do forró ao reggae, até maracatu teve.

Contando com a colaboração do Vereador Claudemir e da Prefeitura de Belo Jardim, Prefeito Gilvandro Estrela, a festa teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Secretário Vitor Maciel, do Governo de Pernambuco e Empetur.






A Informação é da Redação do Blog

As Fotos são do: Blog de Xucuru Imagens

Verão em Pernambuco será mais quente e com pouca chuva, diz Apac


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta terça-feira (29), a previsão climática para o período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. O órgão apontou a possibilidade de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em todo o estado de Pernambuco. De acordo com os modelos climáticos, há uma probabilidade de 75% de ocorrência do fenômeno La Niña em sua fase fraca. Assim, o fenômeno deve impactar o clima no verão de Pernambuco, entre o final de 2024 e início de 2025.

No Oceano Atlântico Tropical, observa-se resfriamento na porção sul e aquecimento na porção norte, condição que desfavorece a formação de chuvas na região Nordeste. Para o verão em Pernambuco, portanto, a expectativa é de volumes de chuva abaixo do normal e temperaturas acima da média histórica em todas as regiões.

Esse período é tradicionalmente seco na Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, e representa o início da pré-estação chuvosa no Sertão. No entanto, a previsão aponta para uma estação de chuvas menos intensa, com pancadas isoladas seguidas de períodos secos, especialmente no Sertão.

A Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil discutiu e consolidou os dados, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas. O encontro aconteceu por videoconferência no último dia 24, e teve ainda a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).


A Foto é de: Júlio Gomes/Arquivo/LeiaJá

terça-feira, 29 de outubro de 2024

96ª Festa de São Manoel da Paciência foi concluída com grande multidão, em Xucuru


Depois de dez noites ininterruptas, com o novenário, na sua 96ª edição, chegou ao fim a tradicional festa de São Manoel da  Paciência, padroeiro de Xucuru, no município de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco, numa grande demostração da fé católica dos fiéis da nova paróquia da diocese de Pesqueira, também no agreste do estado.

Intitulada de festa das comunidades, ou festa dos padroeiros, apesar de ser um evento quase centenário, foi a primeira comemoração, da agora paróquia de São Manoel da Paciência, que após vários anos pertencer à paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Sanharó, tornou-se Área Pastoral Missionária, passando a ter um  novo rumo no catolicismo da região.

Portanto, desde o dia 17 do corrente mês, com a abertura da festividade, contando com  presença do bispo Dom José Luiz, quando ocorreu a dedicação do novo altar, contando grande participação de pessoas de todas localidades que integram a paróquia. Na noite seguinte, ocorreu o início do novenário com participação de vários padres diocesanos, e co-celebração do pároco Jailson José, com dedicações a noiteiros, inclusive tendo a apresentação da banda marcial da EMEI Luíza Leopoldina Lopes.

Padres conhecidos da comunidade estiveram participando, a exemplo de José Gomes (Nilson), sacerdote militante na localidade por mais de dez anos, além de Alex Amorim, filho da terra. ordenado há pouco mais de um ano, administrador pastoral Santa Terezinha, em Mutuca de Pesqueira, também Cesar de Fazenda Nova, Alan Sobral de Belo Jardim, Alexandro de Serra do Vento, Benevaldo do Seminário São José, entre outros de Arcoverde e mais. 

Durante a festividade, teve o funcionamento da barraca da quermesse, para ajudar na arrecadação para suprimento das despesas do evento, ainda funcionou o plantão do dízimo para homenagear e atrair novos dizimistas. No último dia do novenário, ocorreu o tradicional leilão de prendas e animais, com muita diversão. 

No domingo 27, o dia da festa, pela manhã teve batizados, à tarde teve a procissão com a imagem de São Manoel, saindo em frente da matriz e indo até ao sítio Bulandeira, para o quarto encontro dos padroeiros, os fiéis de todas as comunidades da paróquia com as bandeiras de seus respectivos padroeiros para seguir em procissão com São Manoel por várias ruas de Xucuru, acompanhada pela banda marcial de Sanharó, encerrando em frente à matriz, com a missa solene de complemento da 96ª festa de São Manoel, co-celebrada pelo Padre Adilson Simões da terra da misericórdia de Arcoverde. Ainda teve a passagem do Santíssimo entre os fiéis. Após a missa, teve o complemento do leilão. Todas as missas foram transmitidas ao vivo pelo facebook e youtube da paróquia através da pascom.

A Informação é da Redação do Blog

A Foto é da: Paróquia São Manoel

PT precisa fazer uma "avaliação profunda" após eleições, diz ministro Alexandre Padilha


O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, defendeu nesta segunda-feira (28/10) que o PT precisa fazer uma “avaliação profunda” após as eleições municipais deste ano.

Padilha esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta manhã, com quem fez uma análise sobre a disputa eleitoral e discutiu as prioridades do governo para a volta das atividades no Congresso Nacional.

“Enquanto filiado ao PT, deputado federal pelo PT, tenho certeza absoluta que o PT vai, tem que fazer, uma avaliação profunda desse debate das eleições municipais”, disse Padilha a jornalistas na porta do Palácio da Alvorada. Ele também minimizou o impacto da disputa nas eleições de 2026.

“Se tivesse (impacto), o presidente Lula nunca teria sido eleito, nem o PT teria sido o partido que, desde 1989, ganha ou vai para o segundo turno em todas as eleições presidenciais. O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais mas, na minha avaliação, ainda não saiu do ‘Z4’ em que entrou em 2016”, emendou o ministro, em referência aos quatro últimos colocados no Campeonato Brasileiro.

Melhor diálogo com a classe média
Além de Padilha, Lula também recebeu a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que apresentou ao presidente um balanço do desempenho do partido. A legenda considera que, além das 252 prefeituras que conquistou, também participou de 1.100 vitórias como parte da coligação vencedora. Gleisi avisou ainda a Lula que a Executiva Nacional do PT realiza uma reunião nesta tarde para avaliar o desempenho nas urnas.

Para o ministro, a legenda tem que melhorar o diálogo com a classe média. “Acho que o PT tem debate a fazer com segmentos dos trabalhadores e trabalhadoras que ganham de dois até 10 salários mínimos que, por algum motivo, na disputa municipal, não estão se sentindo representados”, avaliou.

Sobre o cenário geral das eleições, Padilha argumentou que houve um impacto muito grande na máquina pública na disputa, como evidencia o alto índice de reeleição. Ele também atribuiu esse investimento ao governo federal, que repassou R$ 67 bilhões diretamente aos cofres dos municípios, e à liberação de emendas parlamentares.

“Teve um tsunami de reeleição no país, teve 82% a taxa de reeleição do país. É a maior taxa da história. O que tinha chegado mais próximo disso foi durante a pandemia, 20 pontos percentuais a menos, em torno de 63%, 64% em 2020 durante a pandemia, que era uma situação muito específica”, declarou o ministro.


A Foto é de:Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Mercado eleva previsão da inflação de 4,5% para 4,55%


O mercado financeiro elevou as projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação oficial do país. De acordo com a estimativa do Boletim Focus desta segunda-feira (28), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), a previsão passou de 4,5% para 4,55% este ano, ultrapassando o teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
 
Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,99% para 4%. Já para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.
 
A estimativa para 2024 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. Definida pelo CMN, a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
 
A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua e, assim, o CMN não precisará mais definir uma meta de inflação a cada ano. 
 
O colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
 
Em setembro, puxado principalmente pela conta de energia elétrica das residências, a inflação no país foi de 0,44% após o IPCA ter registrado deflação de 0,02% em agosto. De acordo com o IBGE, em 12 meses o IPCA acumula 4,42%.
 
Juros básicos
 
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o colegiado elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos, na reunião que ocorreu no mês passado.
 
A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.
 
Na próxima reunião do Copom, marcada para os dias 5 e 6 de novembro, os analistas já aguardam um novo aumento da taxa básica. Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano.
 
Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Para 2026 e 2027, a previsão é que ela seja reduzida, novamente, para 9,5% ao ano e 9% ao ano, respectivamente.
  
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
 
Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
 
Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
 
PIB e câmbio
 
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 3,05% para 3,08%. No segundo trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB - a soma dos bens e serviços produzidos no país) surpreendeu e subiu 1,4% em comparação com o primeiro trimestre.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%.
 
Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 1,93%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro estima expansão do PIB também em 2%, para os dois anos.
 
Em 2023, também superando as projeções, a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o IBGE. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.
 
A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,45 para o fim deste ano. No fim de 2025, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,40.


A Foto é de: Marcello Casal Jr

Eleição marca vitória para grupo de Raquel Lyra, mas reafirma resiliência do PSB no estado


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), conseguiu sanar algumas das dúvidas em relação à sua capacidade de articulação política nestas eleições. Após quase dois anos na gestão estadual, a tucana chegou ao pleito municipal de 2024 com participação intensa nas campanhas de aliados e o resultado não decepcionou: com Lyra, o PSDB se consolidou como o partido com o maior número de prefeituras no estado, saindo de cinco para 32 gestões.

Esse salto, porém, em muito se deve ao fato da madrinha política possuir, atualmente, a estrutura do governo à disposição dos postulantes. É o que explica a doutora e cientista política Priscila Lapa, entrevistada pelo LeiaJá para repercutir o peso do segundo turno na dicotomia PSB x PSDB.

“Havia uma ideia de que, como ela não pontuava muito bem na série histórica, poderia não emprestar popularidade e não ser a madrinha ideal, mas isso foi superado”, diz a cientista. “Porém, eu destacaria também a importância do voto de estrutura. Quando a governadora vai para um reduto eleitoral e faz um gesto de apoio a determinado candidato, ela leva a estrutura do governo com ela. Leva secretários, a possibilidade de nomeações, investimentos, obras”, contra-argumenta, destacando que o voto de estrutura é “determinante” para o desempenho do partido.

O protagonismo do PSDB foi, inclusive, uma promessa de Lyra durante a pré-campanha de Daniel Coelho (Cidadania) a prefeito do Recife. No primeiro turno, chegou a haver empate entre os partidos adversários. Porém, com a vitória de Ramos em Paulista, no segundo turno desse domingo (27), o PSDB disparou como o grande vencedor da disputa.

João Campos vs. Raquel Lyra
Por outro lado, os tucanos também lidam com uma rápida recuperação do PSB em Pernambuco. A derrota estadual em 2022 não foi suficiente para abrir distância entre os dois partidos. Mesmo sem estar à frente do estado, os socialistas emplacaram 31 prefeituras no pleito recente.

Com a reeleição no Recife, maior colégio eleitoral do estado, o prefeito João Campos (PSB) se consolidou como a maior liderança de esquerda na região Nordeste. Assim, a derrota de Daniel Coelho nas urnas do Recife foi rapidamente associada ao capital político de Raquel Lyra numa eventual disputa contra Campos, que é cotado para o governo em 2026.

No entanto, Priscila Lapa explica como as eleições deste ano se saíram equilibradas para esses dois cabos eleitorais. “Habilidade política, capacidade de liderar um grupo político e fazer negociações, os dois têm. O que acho que vai desequilibrar mais esta disputa é o cenário nacional de 2026. A gente precisa olhar como os partidos se organizarão, e aí, sim, entender como a conjuntura nacional interfere na correlação de forças no âmbito estadual”, explica a especialista.

“Sem dúvidas, os dois estão numa situação de acirramento, que não é confortável, mas ambos em condições de liderarem projetos políticos igualmente exitosos”, acrescentou.

Perfis diferentes
A cientista política destaca, ainda, que a diferença entre os perfis de governabilidade de Raquel e João têm refletido na comunicação com o eleitorado. Enquanto João Campos, que é o prefeito mais jovem da história do Recife, consegue passar maior “jovialidade” ao se comunicar, Raquel Lyra, que também é uma governadora jovem, pode ser lida de forma mais rígida.

“Apesar de as pessoas falarem muito do jeito mais ‘duro’ de Raquel, principalmente quando comparada com ele, os dois têm muita capacidade de articulação política”, comenta. No entanto, João não é apenas um político com alta popularidade, “ele parece ter entendido o jogo político 4.0, da era digital, da era de se comunicar, no formato de montar secretariado, no ritmo de entregas. É um conjunto de fatores”, acrescenta Lapa.

Nova esquerda
O perfil mais leve e com uma nova postura midiática está por trás, ainda, da renovação do PSB com a saída do governo. Segundo Lapa, a expectativa era de que os socialistas tivessem um baixo desempenho após a quebra da hegemonia da legenda.

“O PSB pode não ter sido numericamente superior ao partido da governadora, mas está muito longe de ser um partido pouco competitivo. Pelo contrário, foi um partido que reafirmou sua capacidade menos de dois anos depois de ser derrotado expressivamente no governo estadual. Isso não é à toa e nem uma coincidência histórica, é uma construção política que tem como líder o prefeito do Recife, João Campos”, avalia.

Ao concluir a avaliação, Priscila Lapa fala em uma “nova esquerda” a partir de Campos: “A imensa popularidade dele e a construção de uma liderança que vai além dos limites da cidade do Recife, foi, sim, importante para mostrar que o PSB passou por um processo de reconstrução pela via de um político que se mostra antenado com os novos tempos e demandas do eleitor, com o novo formato de comunicação política. Todos são ingredientes que o projetam, sim, como uma liderança de uma nova esquerda”.


A Foto é de: Reprodução

sábado, 26 de outubro de 2024

Representantes de países latino-americanos visitarão comunidades rurais do semiárido pernambucano


Entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro, Pernambuco e Paraíba receberão um intercâmbio internacional focado em soluções climáticas no Semiárido brasileiro. A iniciativa contará com a participação de 11 representantes de El Salvador, Guatemala e Colômbia, incluindo jovens, mulheres e agricultores envolvidos em projetos apoiados pela agência de cooperação internacional Terre des Hommes Schweiz. O objetivo da iniciativa é promover a troca de experiências sobre práticas de adaptação climática e justiça ambiental entre diferentes países latino-americanos.

Os intercambistas serão recebidos no Recife, capital pernambucana, de onde visitarão comunidades rurais no interior do estado para conhecer diversas experiências. No Sertão do Pajeú, conhecerão sistemas de produção conectados às feiras agroecológicas.

Na região do Agreste, o grupo poderá conferir tecnologias sociais de convivência com o semiárido, como as cisternas e os sistemas de reuso de águas cinzas. A programação também inclui uma vivência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) para compreender o processo de luta pela terra dos campesinos no Brasil. Na sequência, a comitiva segue para o Polo da Borborema, na Paraíba, para vivenciar iniciativas que promovem o empoderamento econômico de agricultores, a exemplo do Fundo Rotativo Solidário.

As experiências observadas no intercâmbio servirão de referência tanto para representantes do Brasil quanto de outros países. Cada prática identificada será discutida em detalhes, visando eliminar dúvidas e gerar informações que possam ser replicadas nas regiões de origem dos participantes.

A proposta do intercâmbio é destacar o semiárido brasileiro como um exemplo global de resiliência. Carlos Magno Morais, coordenador de mobilização social do Centro Sabiá e representante da Plataforma Semiáridos América Latina no Brasil, reforça que “as comunidades do semiárido, que historicamente enfrentam secas extremas, acumulam um conhecimento valioso que pode ser compartilhado com outros biomas ao redor do mundo. Este intercâmbio reforça a importância de colocar o semiárido no centro das discussões climáticas globais”.

Morais também ressalta que “a justiça climática deve ser uma prioridade”. As populações do semiárido contribuíram pouco para as emissões de carbono, mas estão entre as mais afetadas pelas mudanças climáticas. Esse intercâmbio fortalece a troca de saberes e soluções que podem promover justiça e resiliência em escala global.

O evento é organizado pelo Centro Sabiá e pela Plataforma Semiáridos América Latina, com o apoio de Terre des Hommes Schweiz, em parceria com a AS-PTA e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.


A Foto é de: Ronald Santos/divulgação

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de novembro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (25/10), que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, em razão da melhora das condições de geração de energia no país. Em outubro, a bandeira vigente foi a vermelha patamar 2, que é o grau mais elevado na estrutura tarifária, que aumenta quando há menos água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Segundo a agência, com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores”, informou a Aneel.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.

Horário de verão
As medidas adotadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para preservar os reservatórios dispensaram a necessidade de adoção do horário de verão neste ano de 2024. No entanto, não estão descartadas avaliações futuras, inclusive para 2025. Essas medidas também ajudaram o país a retornar mais rápido que o previsto para a bandeira amarela.

Entre as medidas adotadas este ano, destacam-se a preservação de recursos na bacia do Rio Paraná (UHE Jupiá e Porto Primavera) e a maximização dos recursos termelétricos de disponibilidade de potência para o período seco. Também foi minimizado o despacho das usinas do Norte do Brasil, de modo a utilizá-las no final do período seco, em especial na hidrelétrica de Belo Monte (PA).

Outros fatores que contribuíram para a redução da bandeira tarifária no penúltimo mês do ano foram a integração da usina termelétrica Porto do Sergipe (GNL) na malha de gasodutos da região Nordeste e a antecipação da entrada em operação da UTE Termopernambuco (leilão de capacidade de 2021, com entrega prevista para 2026).

Sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela agência reguladora em 2015. Ele é um mecanismo que indica aos consumidores a situação dos custos da geração de energia no Brasil e considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que o sistema de bandeiras “se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”.

A agência afirma que, com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica segue fundamental. A orientação é para que a população utilize a energia de forma consciente, sem desperdícios.


A Foto é de: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eleito para o quinto mandato consecutivo, Claudemir foi campeão novamente nas urnas de Xucuru


Liderança não é fácil de se conseguir, principalmente no meio político, onde há concorrência de todas as formas possíveis, mas com garra, dedicação e confiança em Deus, se chega ao objetivo almejado, em busca de contribuir com o desenvolvimento da comunidade.

Em Xucuru, distrito  de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, temos um exemplo a conferir, ele é o Vereador Claudemir Paulino da Silva - o Claudemir de Xucuru - que, depois de muita luta, conseguiu c ser um parlamentar para ajudar o povo de Xucuru, ele não mede esforços, para ver a terra que escolheu para viver e formar sua família, ter melhores dias, contando com o apoio do governo municipal.

Desde 1996, Claudemir de Xucuru vem se candidatando ao cargo de Vereador de Belo Jardim, representando o distrito de Xucuru, vindo a assumir uma cadeira mo legislativo municipal em 2002, quando era suplente, ficando três meses no mandato, levando a localidade a ter três representantes, temporariamente. Veio 2004, e Xucuru ficou sem vereador, pelo fato da diminuição na quantidade de vagas na câmara municipal.

Veio o ano de 2008, Claudemir conseguiu sua primeira eleição, sendo o único a se eleger por Xucuru, apesar de outros nomes da localidade terem disputado naquela ocasião, quando a região do distrito voltou a ter representação, após ter ficado sem, depois de mais de trinta anos, sempre com dois vereadores eleitos pelo lugar.

De lá pra cá, Claudemir não perdeu mais uma disputa, para ajudar o desenvolvimento de Xucuru, e em 2021 teve a companhia de outro Xucuruense na câmara, assim o lugar voltou a ter dois representantes, depois de vinte anos. Já em 2020, mesmo tendo uma concorrência direta, Claudemir foi o campeão de votos nas urnas de Xucuru, incluindo as urnas do Sítio Palha, e do Sítio Fundão que agrega a do Sítio Fundão, repetindo o feito em 2024, no último dia 06, sendo novamente o campeão de votos, pela segunda vez consecutiva, com 1.164 votos, numa diferença de 707 votos sobre o segundo colocado, o que garantiu-lhe o quinto mandato seguido, levando-o a ser, outra vez, o único representante de Xucuru, no poder legislativo de Belo Jardim.

A Informação é da Redação do Blog

A Foto é de: Arquivo pessoal

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Caminhão com 504 botijões de gás roubados é recuperado pela Polícia Militar, em Belo Jardim


Um caminhão de carga com 504 botijões de gás roubados na Serra do Tará, em Venturosa, foi recuperado pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) nesta quarta-feira (23). 

O veículo foi encontrado por agentes do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), abandonado na região de Lagoa da Chave, no município de Belo Jardim. 

A carga foi recuperada pela equipe da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Pesqueira. Após os botijões serem recuperados, a Polícia Civil foi acionada e fez a contagem dos materiais, que estão sendo devolvidos aos proprietários.

A Polícia Civil vai conduzir uma investigação para identificar os responsáveis pelo roubo, esclarecer todos os detalhes do crime e levar os culpados à justiça.

Em setembro ,foram registrados 25 crimes de roubos de cargas em Pernambuco, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). Além disso, o mês de setembro de 2024 registrou 3.463 casos de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs).


A Foto é de: Reprodução

Número de casos de dengue aumenta mais de 300% em Pernambuco


Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, com dados que coletados entre 31/12/2023 e o último sábado (19). No período, são 29.842 casos prováveis de dengue em Pernambuco, um aumento de 338,5% em relação ao mesmo recorte em 2023.

Até o momento, 11.401 casos de dengue foram confirmados, em Pernambuco, sendo 191 casos graves e 15 óbitos confirmados (11 por dengue e 4 por Chikungunya). Outros 48 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 30 seguem em investigação.

Confira os dados apontados no boletim dessa semana:

52 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue

69 localidades apresentam incidência média

64 municípios aparecem com alta incidência de casos

Outras arboviroses
Chikungunya: foram notificados 4.762 casos prováveis, com 1.484 casos confirmados

Zika: foram notificados 255 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.

Oropuche
Pernambuco atualizou para 166 casos confirmados da Febre do Oropouche. O vírus foi identificado em pacientes dos municípios de: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Pombos, Recife, Bom Jardim, Limoeiro, Machados, Água Preta, Catende, Gameleira, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Maraial, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Barra da Guabiraba, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Aliança, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba.


Foto é do: Pixabay

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Irmão caçula do cantor Jucirlânio Araújo passa por cirurgias, mas se recupera bem


O autismo está cada vez mais presente em crianças no mundo todo, já é público e notório nas diversas camadas da sociedade civil. É um assunto cada vez mais presente na atualidade, seja na escola, ou no convívio social, do dia a dia.

Em Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, alguns casos de crianças autistas são percebidos e detectados através de acompanhamentos médicos, para um melhor desenvolvimento cognitivo e afetivo delas.

Uma dessas crianças diagnosticadas com essa situação de autismo, é o Júlio Kellisson, o irmão caçula do cantor Jucirlânio Araújo, que tem 6 anos e foi detectado o autismo nele, passando a ter um carinho ainda maior por ele.

Júlio é muito bem cuidado por sua mãe, a senhora Cícera Aparecida, e muito amado pelo seu pai Zequinha da lotação. também por seus irmãos, Jucirlânio e Kemerson, e por todos da sua família, em especial sua avó materna Cerila.

Após avaliação médica, Júlio precisou passar por cirurgias urgentes das amígdalas, conhecida como tonsilectomia e da adenóide ou adenoidectomia, procedimentos frequentes, realizados por otorrinos. As principais indicações para cirurgias são: Roncos,, respiração oral (boca aberta com frequência) e amigdalites de repetição.


O procedimento ocorreu no hospital da Unimed em Caruaru, Júlio se comportou, muito bem durante as cirurgias, o mesmo já teve alta e se recupera bem.  A equipe da unidade médica ficou bastante satisfeita com o comportamento de Júlio. A família dele está muito feliz pela recuperação e ao mesmo tempo agradece a todos que oraram pela sua saúde.

A Informação é da Redação do Blog

As Fotos são de: Arquivo familiar

Crescimento econômico vai depender de uma série de variáveis, indica Haddad


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, respondeu, nesta terça-feira (22/10), às avaliações negativas de agências e investidores que percebem um crescimento econômico insustentável no Brasil para 2025, devido ao uso intenso de estímulos fiscais desde o início do governo atual. Para o chefe da Pasta, as críticas não possuem embasamento, mas admitiu que o crescimento do PIB ainda depende de uma “série de variáveis”.

“Não é verdade que o Brasil está crescendo com o estímulo fiscal. O déficit do ano passado, em função do pagamento do calote do governo anterior, é três vezes superior ao programado para este ano, segundo o mercado. E não obstante, a economia deste ano está crescendo mais do que cresceu o ano passado”, disse o ministro, que participa de um encontro de representantes das 20 principais economias do mundo, em Washington, EUA.

Nesta terça-feira, Haddad teve uma reunião bilateral com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e ainda deve se reunir com representantes da agência de crédito Fitch Ratings, que recentemente publicou uma nota com críticas à condução da política fiscal do Brasil. Mais cedo, também foi convidado para uma reunião, com Galípolo, pelo Conselho Econômico da Casa Branca.

O ministro da Fazenda ainda comentou sobre a revisão para 3% do crescimento econômico do Brasil para 2024, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele acredita que a elevação da expectativa demonstra que a economia segue em ritmo de crescimento, com inflação “relativamente controlada”.

“É sinal de que nós temos um potencial de crescimento sustentável, que não é uma coisa que vai acontecer este ano e daqui a pouco para. Nós estamos com toda a condição de continuar crescendo”, avalia Haddad.

Mesmo com sinalizações mais fortes recentemente de possíveis cortes na despesa da União, o ministro preferiu não adiantar novas medidas, que devem ser discutidas quando retornar ao Brasil. “Tenho reuniões agendadas tanto com os demais ministérios, quanto com o Presidente da República. Então nós temos um caminho a percorrer”, pontuou.


A Foto é de: Diogo Zacarias/MF

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Festa do padroeiro de Xucuru completa quase cem anos e vai até dia 27 desse mês


Uma tradição quase centenária, a festa de São Manoel da Paciência, padroeiro de Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, completa a sua 96ª edição, neste ano de 2024, sempre reunindo centenas de fiéis no novenário que antecede o dia principal da festividade católica, sendo essa, a primeira festa na nova paróquia da diocese de Pesqueira.

Como de costume, a festa do glorioso mártir São Manoel da Paciência, é realizada nos últimos dias do mês de outubro, coincidindo com o último final de semana do mês referido. Portanto, desde o dia 17 está ocorrendo o evento, tendo a abertura com a dedicação ao novo altar, tendo a celebração do Bispo Diocesano, Dom José Luiz Ferreira Sales.

Na sexta dia 18, teve início o novenário, com presença de padres convidados, presenças de comunidades e noiteiros homenageados, abrilhantando ainda mais o evento, que conta com a barraca da quermesse e o plantão do dízimo. No sábado 26, haverá o esperado leilão de prendas e animais. No domingo 27, é dia da festa, encerrando a conhecida festa das comunidades, haverá o 4º encontro dos padroeiros, na comunidade da Bulandeira, vindo em procissão do Sítio Palha, as imagens dos santos da paróquia, para o encontro com São Manoel. seguindo em procissão até à igreja matriz, onde haverá a missa solene, com presença do Padre Adilson Simões da terra da misericórdia de Arcoverde.

Como dito acima, é a primeira festa da paróquia São Manoel da Paciência, recém-criada pela Diocese de Pesqueira, comandada pelo pároco padre Jailson José, e com presenças de vários padres convidados, a exemplo de José Gomes (Nilson), que atuou na comunidade por mais de dez anos, pela paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Sanharó, também o César de Fazenda Nova, celebrante em outras ocasiões, além do filho da terra Alex Amorim, atualmente na Área Pastoral Santa Teresinha, em Mutuca, entre outros.

A Informação é da Redação do Blog

A Foto é da: Paróquia São Manoel

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More