RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 24 de março de 2023

Deputado Rodrigo Farias protocola projeto de lei para instituir Tarifa Social da Água em Pernambuco


O deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) protocolou, nesta sexta-feira (24), projeto de lei que pretende instituir a tarifa social de água em Pernambuco para usuários da Compesa. A proposta tem como objetivo beneficiar a população de baixa renda do estado inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

De acordo com o texto da matéria, o beneficiário da tarifa social da água deve estar inscrito no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. A família precisa consumir até 10 m³ de água e 80 kWh de energia elétrica por mês – média dos seis meses anteriores à concessão do benefício.

A partir desse critério, o propósito é o de garantir, por meio de lei, o alcance à água por parte da população, “um bem básico para a sobrevivência, um direito constitucional de todos os brasileiros e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas]”, explicou Rodrigo.

“Vivemos em um país muito desigual e que teve essa desigualdade bastante aumentada nos últimos quatro anos. E a água é um bem essencial para a vida. Então, a criação da tarifa social da água é essencial para que a população de baixa renda de Pernambuco tenha acesso à água potável para ter uma melhor qualidade de vida”, disse o deputado.

O parlamentar lembrou ainda que a Compesa conta uma tarifa mínima a ser paga, “mas com critérios subjetivos”. O projeto então ampliaria possibilidades ao incluir as pessoas inscritas no CadÚnico - atualmente, são cerca de 70 mil famílias beneficiárias da tarifa mínima, que pagam R$ 9,44 por mês, de acordo com avaliação da Compesa. 

“Em Pernambuco, os inscritos no CadÚnico são mais de duas milhões de famílias. O projeto de lei visa democratizar o acesso à tarifa mínima ao criar lei específica, que hoje não existe, e colocar como critério a inscrição no CadÚnico”, detalhou Rodrigo.

Após a publicação, o texto vai seguir para as comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e depois passará pelos procedimentos legais e regimentais da Casa para ir à votação.

Fotografia: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More