RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 8 de março de 2023

Mulheres ocupam 80% das vagas em empresa do Polo de Confecções do Agreste: 'Ser líder, enquanto mulher, é um verdadeiro desafio'


A força feminina no Polo de confecções do Agreste de Pernambuco já é conhecida não só no Estado, mas em todo o país e até fora dele. Foram as mulheres costureiras e empreendedoras que lideraram historicamente a transformação de cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Em uma das maiores fábricas da região, a empresa Rota do Mar, a força feminina está presente em todos os setores e prevalece na gestão. Dos 28 cargos de liderança, 23 são ocupados por mulheres (82%) e os demais (13%) por homens. Elas ocupam cargos de presidência, direção, gerência, subgerência e coordenação. A empresa hoje conta com 380 colaboradores, dos quais 170 são mulheres.

Ana Carolina de Lima é uma das funcionárias da empresa. Ela trabalha como coordenadora de check- list/corte e diz que a mulher pode e deve ser tudo o que quiser, que tudo depende do valor que damos aos nossos esforços e sonhos.

Quem também faz parte da equipe é Marta Ramos, sócia-fundadora e presidenta da empresa. A fabrica de confecções existe há mais de duas décadas. Ela diz que ter a maioria feminina na liderança do negócio é motivo de orgulho e uma conquista feita a partir de um olhar atento para a potência que tem a mulher feminina do Agreste de Pernambuco.

Desafios no mercado brasileiro
Os desafios em busca da equidade de gênero em geral ainda são enormes. O relatório Women in Business 2022, da consultoria Grant Thornton, revela que 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres. Apesar do avanço ao longo dos últimos anos, as mulheres ainda não desfrutam da justa representatividade do seu desempenho no mercado.

Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, não é diferente, segundo dados do Relatório Anual de informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Caruaru tem aproximadamente 77 mil trabalhadores no mercado formal de trabalho, no setor público e privado. Desse total, 55% das vagas são ocupadas por trabalhadores do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

Diante da grande disparidade dos números entre homens e mulheres no mercado formal, muitas caruaruenses optam em abrir o próprio negócio na cidade para assim ganhar seu devido espaço, ofertando também possibilidades a outras mulheres. Foi isso que fez Jessica Mosely torres da Silva, de 32 anos.

Há cinco anos, a caruaruense trabalha com moda plus size. A ideia de empreender nesse nicho de negócio surgiu da necessidade de encontrar uma variedade de peças em tamanho maior para o público na capital do Agreste. A empreendedora se sente feliz e realizada com a loja, mas sabe que no dia a dia, como mulher, ela precisa lidar com várias dificuldades.

Fotografia: Inailson Gomes

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More