O Brasil se tornou o país com as pessoas mais velhas do mundo após a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, com 116 anos, ter se tornado pessoa mais velha do mundo e o brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, ter garantido o primeiro lugar no ranking masculino. Os dados são mantidos pela entidade LongeviQuest.
Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado.
Quem é a mulher mais velha do mundo
Inah Canabarro Lucas nasceu em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, no dia 8 de junho de 1908. Embora ela tenha alegado ter nascido em 27 de maio de 1908, pesquisas descobriram que ela provavelmente nasceu 11 dias depois. Quando criança, ela era tão magra que muitas pessoas não achavam que ela sobreviveria à infância.
Em 25 de janeiro de 2021, aos 112 anos, ela recebeu sua primeira dose da vacina contra a Covid-19, tornando-a uma das pessoas mais velhas a receber a imunização. Em outubro de 2022, a freira contraiu Covid enquanto estava hospitalizada, mas conseguiu se recuperar da doença em novembro, tornando-se a sobrevivente mais velha da doença. Ela credita sua longevidade a Deus.
Inah Canabarro Lucas se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado.
O ranking da LongeviQuest aponta que, dentre os cinco homens mais velhos do mundo, três são brasileiros:
- João Marinho Neto – 112 anos – brasileiro
- Josino Levino Ferreira – 111 anos – brasileiro
- Ken Weeks – 111 anos – australiano
- Hilario Orozco Lemus – 111 anos – mexicano
- Primo Olivieri – 110 anos – brasileiro
Quem é o homem mais velho do mundo
João Marinho Neto é o último homem nascido em 1912 ainda vivo. Ele nasceu em Maranguape, Ceará, no dia 5 de outubro, em uma família de fazendeiros.
Desde os quatro anos de idade, João ajudava seu pai na lavoura. Eles cuidavam do gado, colhiam frutas de árvores de juazeiro e chegaram a criar um gancho improvisado com os galhos para proteger os frutos.
Segundo os filhos, “foi com muito trabalho que João construiu uma vida financeiramente estável, acumulando bens como terras e casas”.
João Marinho Neto tem seis filhos vivos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
A Foto é de: Reprodução
0 comentários:
Postar um comentário