RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PARABÉNS BELO JARDIM, 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Quem informa é o Blog Se Liga Belo Jardim -

Do Capim ao Jardim: o espaço que hoje compreende o território de BJ, foi povoado ainda quando o Brasil era Império. Uma fazenda de gado de nome Fazenda do Capim  onde atualmente é o Bairro da Lagoa. A fazenda de criação de gado, onde o mesmo depois de adulto era levado para os engenhos da capital para servir de força motriz na engrenagem para moer a cana. 

Com o advento das revoluções na capital muitos rebelados fugindo das tropas do governo adentraram pelo interior e se alojaram nos arredores desta fazenda, criando assim um pequena Vila, mais tarde tornou -se Povoado e depois distrito de Brejo, onde aqui residiam os principais líderes políticos de Brejo. 

Nessa época a feira livre era destaque como uma das mais importantes do interior, dando aceleramento no processo de desenvolvimento que foi coroado com a chegada da Ferrovia em 1906, a partir da Estação de trem o comércio desenvolveu-se e BJ tornou -se principal centro de escoamento da produção. 

Por essa época já tínhamos nossa terra já tinha sido batizada de Belo Jardim, pelo Frei CASSIANO DE COMACHIO, também éramos destaque na produção de frutas, fator que contribuiu para que a primeira fábrica fosse inaugurada, A fábrica Mariola de propriedade de JORGE Aleixo e Pedro Moura Junior, tendo sido sua esposa a precursora na arte dos doces. 

Mais tarde veio a CAIBI e mais tardar A fábrica Moura dando a BJ alcunha de Cidade com vocação industrial. Passado o período dos coronéis BJ passa a vivenciar disputas políticas acirradas entre grupos políticos como os de Júlio Alves e Arnaldo Maciel, estes colocando BJ num novo patamar de desenvolvimento. A década de 1960 trouxe novos atores políticos: Cintra e Zé Mendonça, estes protagonizaram grandes disputas políticas elevando BJ entre as cidades mais importantes de PE. 

Do ponto de vista cultural, temos temos uma tradição musical que nos caracterizou como terra dos músicos, some a isso uma das maiores expressões culturais da nossa gente, isto é, a festa das Marocas, patrimônio histórico imaterial de PE. Além de uma vasta história política e cultural, temos uma posição geográfica privilegiada. Rios e cachoeiras que, apesar de poluídos, já foram cartão postal dessa terra. Mas o mais importante são a gente que forma nossa gente. Parabéns Belo Jardim.

Texto: Cibele Santos

Fotografia: Reprodução Photo Lab

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More