RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

HC do Recife abre 10 leitos para vítimas de Covid-19 de Manaus e FAB leva material para hospital de campanha


Dez leitos para pacientes do Amazonas com Covid-19 foram abertos, nesta sexta (15), no Hospital das Clínicas (HC), ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife. Da capital pernambucana, saiu um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com equipamentos para um hospital de campanha na capital amazonense.

As medidas foram adotadas devido ao colapso no sistema de saúde em Manaus devido à falta de oxigênio. A cidade registrou recorde de internações pela doença.

Nesta sexta-feira (15), a Justiça Federal determinou que a União transfira, imediatamente, todos os pacientes da rede pública que possam morrer por causa da falta de oxigênio.

De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia o HC, uma força-tarefa foi montada para distribuir os leitos, que já estão disponíveis, e reorganizar as equipes.

Ainda não há previsão para a chegada dos pacientes, que ficarão internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária.

"Nosso hospital está preparado para receber esses pacientes. Temos uma equipe multiprofissional altamente qualificada, além de infraestrutura física, equipamentos e insumos de qualidade", disse o superintendente do hospital, Luiz Alberto Mattos, em pronunciamento transmitido à imprensa.

O HC informou que os pacientes com coronavírus internados no Recife poderão conversar com os parentes virtualmente, já que não podem receber visitas devido ao risco de contágio. Não há previsão de chegada de pacientes de Manaus do Recife, segundo o Hospital das Clínicas.

Governo do estado
Ainda nesta sexta, o governo de Pernambuco se colocou à disposição para ajudar no enfrentamento da crise. O estado informou que está à disposição do governo do Amazonas "para apoio no enfrentamento da crise sanitária que o estado vem passando". Atualmente, Pernambuco tem 82% ocupação de leitos de UTI.

No Twitter, o governador Paulo Câmara (PSB) disse que falou com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). "Coloquei o estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses, nesse momento tão difícil. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia", disse.

Até o início da tarde, o governo pernambucano não havia recebido retorno da administração estadual do Amazonas, segundo nota enviada pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco.

Hospital de Campanha
Por meio de nota, a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Nordeste informou que enviou um módulo do hospital de campanha para servir de instalação ambulatorial no Amazonas e cilindros de oxigênio a serem utilizados nessa unidade.

Ainda segundo o comunicado, uma equipe de militares técnicos também se deslocou para Manaus, com o objetivo de apoiar a montagem da estrutura.

A Força Aérea Brasileira informou que módulos de hospital de campanha estão sendo transportados do Recife e do Rio de Janeiro em direção a Manaus. São utilizadas aeronaves tipo KC-390.

As duas estruturas serão montadas no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz para ampliar a capacidade de atendimento. A previsão é de que esse hospital tenha a sua capacidade aumentadas em 57 leitos.

Reprodução de Imagem:  Hospital das Clínicas/Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More