RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Eleições 2018: caminhões são carregados com urnas eletrônicas para o 2º turno em PE

A informação vem do G1 PE -

Os caminhões que vão fazer o transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições em Pernambuco, que acontece no domingo (28), foram carregados nesta quinta-feira (25). A partir da sexta-feira (26), os 23 mil equipamentos são encaminhados para os locais de votação em todo o estado.

Em Pernambuco, há 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e alguns equipamentos são mantidos como reserva para substituição, caso algum problema técnico impeça a utilização da urna.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno podem comparecer no segundo turno, mesmo que não tenham justificado o voto. Em Pernambuco, como Paulo Câmara (PSB) foi reeleito no 1º turno, a votação é apenas para presidente.

Após serem carregadas com as informações do 2º turno, as urnas que ficaram armazenadas no depósito do bairro da Iputinga, na Zona Norte do Recife, foram colocadas nos caminhões de carga. Os veículos passam a noite no Parque de Exposições do Cordeiro, com apoio da Polícia Militar. Às 8h da sexta-feira (26) os veículos seguem em direção aos locais de votação.

Tanto as urnas, quanto as portas do caminhão estão lacradas. A expectativa do Tribunal Regional Eleitora (TRE-PE) é concluir 75% das entregas na sexta (26) e os outros 25% no sábado (27).

O secretario de Tecnologia da Informação do TRE, George Maciel, ressalta que não há riscos de haver fraude com urnas que contabilizem votos anteriores ao pelito, conforme afirmava fake news divulgada na internet. A notícia falsa foi desmentida pelo G1.

“As urnas foram devidamente programadas para apenas funcionar no domingo da eleição. Antes do início da eleição, que começa às 8h, essas urnas passam pelo processo de chamado zerésima, em que gera um documento impresso mostrando que não tem nenhum voto”, explica o secretário.

No dia 17 de outubro, as urnas foram submetidas a um procedimento de preparação, que consiste na inserção de todos os dados necessários para o pleito: informações e fotos dos candidatos, além de partidos e coligações, programas de votação e relação dos eleitores de cada seção eleitoral.

Imagem: Marlon Costa/Pernambuco Press

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More