RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

COLUNA! Pernambuco unido contra o fechamento de agências bancárias no interior

Quem informa é o Blog do Magno Martins -

A notícia já quase passa despercebida na leitura diária dos jornais e sites. Assaltantes explodem agência bancária em cidade do interior. Aconteceu na madrugada de ontem, mais uma vez, em Pernambuco. Em Moreilândia, no Sertão. Bandidos fortemente armados invadiram o município e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco. Pelo menos duas pessoas foram feitas reféns durante a ação. Não bastasse o trauma de passar por uma situação do tipo, os cidadãos de Moreilândia, assim como muitos outros pernambucanos, ainda têm de arcar com os prejuízos do fechamento de agências bancárias no interior.

Sem ter onde sacar seu dinheiro para comprar o remédio ou pagar o mercadinho, o aposentado é o maior prejudicado porque tem de se deslocar até a cidade mais próxima para ter acesso a um banco. E muitos, infelizmente, têm sido vítimas de outra modalidade de assalto praticada por quadrilhas que estão se especializando em roubar velhinhos. Quem também é bastante penalizado é o comércio do município onde a agência é fechada. Qualquer serviço bancário tem que ser realizado a quilômetros de distância. Trava qualquer negócio e dificulta a logística de qualquer empresário.

Alia-se a isso o principal problema: a demora dos bancos – sejam públicos ou privados – em reabrir as agências danificadas por criminosos. Para fugir à responsabilidade, eles alegam de tudo: falta de dinheiro, problemas técnicos e operacionais. Isso quando os lucros de instituições como Banco do Brasil, por exemplo, só aumentam no comparativo com os anos anteriores. No final das contas quem paga é o povo.

Mas há uma luz no final do túnel. A problemática tem unido políticos de todas as colorações e bandeiras na busca de um objetivo comum. Do governador Paulo Câmara ao senador Fernando Bezerra Coelho, passando por deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Também pudera: a pauta está na ordem do dia, é urgente e precisa de união e força política para andar. Não tem outra saída a não ser pressionar, aqui e em Brasília, instituições como o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e outros bancos. É uma grande oportunidade de se usar a política para o bem. Isso, claro, aliado ao reforço na segurança do interior. Só assim o povo pernambucano vai parar de penar.

IPUBI – Na contramão do fechamento de agências, Ipubi ganhou um novo estabelecimento do Banco do Brasil semana passada. A luta foi grande, mas o povo saiu ganhando graças à articulação do prefeito Chico Siqueira, do deputado federal Fernando Monteiro e do próprio governador Paulo Câmara. “Essa é uma vitória do povo de Ipubi”, comemorou Fernando. Que o exemplo do município do Araripe se replique em todo o estado.

TRABALHO – Fernando Monteiro, inclusive, tem desprendido esforços para conseguir a reabertura de outras agências bancárias. O parlamentar, junto com o prefeito Arquimedes Valença, luta para devolver à Buíque uma agência do Banco do Brasil. O deputado já conseguiu uma unidade da Caixa Econômica Federal para Panelas, onde atua em parceria com a prefeita Joelma Duarte Campos e com o ex-prefeito Sérgio Miranda. O parlamentar também garantiu duas unidades do INSS, uma para Panelas e outra para Itamaracá, esta em articulação com o prefeito Tato.

PROJETO DE LEI – Em outra frente, o também deputado federal Severino Ninho trabalha para tornar lei um projeto que determina prazo para a reabertura de bancos danificados por vandalismos e explosões. O socialista foi relator da matéria de número 5.280/16. O relatório apresentado por Ninho, e aprovado, por unanimidade, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, determina que, sempre que o prazo de abertura for superior a 15 dias, o banco é obrigado a dispor de serviço provisório que ofereça, no mínimo, saque, depósito, pagamento e recebimento de salário.

COBRANÇA – Ontem, dois deputados estaduais também engrossam o coro pela reabertura de agências. Odacy Amorim e Rodrigo Novaes foram duros, durante debate no programa de Aldo Vilela, na Rádio CBN, quando questionados sobre o tema. Odacy chamou atenção para o sofrimento dos sertanejos, enquanto Rodrigo lembrou a viagem que fez à Brasília para uma reunião com o presidente do BB, Paulo Caffarelli, para cobrar a reabertura de agências. De acordo com o parlamentar, esta é a realidade das cidades de Terra Nova, Itaíba, Afrânio, Dormentes, Águas Belas, Orocó, Serrita e Jatobá.

Fotografia: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More