RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Conselho Nacional de Educação aprova Novo Campus da UFRPE para Belo Jardim

Quem informa é o BJ1 -

Falta pouco para o sonho de ter uma Universidade Federal em Belo Jardim, no agreste de Pernambuco, se tornar realidade. Isso porque o Conselho Nacional de Educação aprovou por unanimidade o credenciamento da Unidade Acadêmica de Belo Jardim da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UNABJ). A decisão do CNE será publicada no Diário oficial da União desta quarta-feira(31). O próximo passo será a homologação do novo campus com a assinatura do ministro da Educação, Mendonça Filho. “Inicialmente serão ofertados os cursos de engenharias química, de controle e automação industrial, da computação e hídrica, contando com cerca de 1.600 estudantes”, destacou o ministro Mendonça Filho.

Os cursos terão duas entradas anuais com 40 vagas por semestre letivo, resultando em 80 vagas anuais por Curso. A carga horária dos cursos de engenharia deverá ser de 3.915, distribuídas em 5 anos, ou seja, 10 períodos. A ideia é que até a conclusão do novo prédio, que vai funcionar em terreno cedido pelo Instituto Federal de Pernambuco, a UNABJ funcione em instalações provisórias.

A definição de implantação do novo campus da UFRPE é uma das marcas da programação do centenário da instituição, com a implantação do Polo de engenharia e Inovação tecnológica.

A região no entorno de Belo Jardim abrange uma população estimada em 952.091 habitantes e engloba as cidades de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Pesqueira, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Bom Conselho, Garanhuns e Arcoverde. Essa região é constituída por Indústrias de transformações / Indústrias químicas / Agroindústria / Serviços / Atividade têxtil / Pecuária, entre outras. Em Belo Jardim, além de diversas empresas, está instalada a maior planta de produção de baterias da América Latina (Acumuladores Moura), que possui um parque tecnológico que agrega em seu contexto um instituto de pesquisa, e que demanda profissionais de nível superior nas áreas de engenharia, que ainda não são atendidas pelas universidades públicas da região, além de se considerar, no entorno da cidade, uma alta demanda por profissionais nessas áreas.

“Temos garantido investimentos para manter os campi da rede técnica e superior de ensino no interior do estado”, destacou o ministro lembrando que ainda em dezembro de 2017 inaugurou o Campus da UFRPE de Serra Talhada e neste mês de janeiro assinou Ordens de serviços para a construção de três blocos do curso de medicina no campus Caruaru da UFPE. Ainda em 2017 o ministro Mendonça Filho autorizou o novo campus da Universidade de Salgueiro e toca a todo vapor a obra  da primeira fase do campus da UFRPE do Cabo de Santo Agostinho.


Fotografias: Divulgação/MEC

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More